As empresas listadas na bolsa são instituições de grande porte que abriram capital e realizam a venda de suas ações. Atualmente existem aproximadamente 328 empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3), um valor muito abaixo de outros países como Estados Unidos, que possui cerca de 5 mil empresas listadas.
Ainda assim, o cenário para a compra de ações é favorável. Segundo dados do Google Trends em 2020, o termo “comprar ações” está em alta no Brasil, registrando um aumento de até 750% no volume de buscas por termos relacionados, como “comprar ações da Oi”. Logo, vemos que muitas pessoas estão interessadas no mercado de ações e consequentemente, nas empresas de capital aberto.
Se por um lado há grande interesse em investir nestas empresas de capital aberto, por outro existe uma infinidade de desafios a serem enfrentados estrategicamente por elas – a começar pela comunicação. Para além de compartilhar apenas informações sobre faturamento, essas instituições também precisam lidar com posicionamento da marca, aumento de vendas, relação com investidores etc. Trata-se, por assim dizer, da necessidade de um plano diversificado de comunicação.
Por isso separamos algumas dicas importantes para potencializar o sucesso no marketing de empresas listadas na bolsa.
Talvez a maior aliada na comunicação de empresas de capital aberto seja a imprensa. Tanto para informar grandes acontecimentos da companhia, como para posicionar-se, atrair investidores e agregar valor.
Isso pode ser feito de algumas formas, como o envio de releases para jornalistas, relacionamento com a mídia, participação em eventos e em programas de grande audiência.
A presença online é um requisito básico para qualquer empresa que deseja se manter no mercado. Quando falamos das companhias de capital aberto, esta presença deve ser ainda mais ativa.
São infinitas as possibilidades de estratégias dentro das plataformas digitais, então destacamos as principais:
Os investidores estão cada vez mais atentos ao mercado e além disso, de acordo com as instruções 561 e 547 dispostas na CVM, há a obrigatoriedade da divulgação de fatos relevantes ao público.
Para suprir estas instruções e beneficiar a comunicação da empresa, o divulgador de notícias é uma ótima opção. Isso porque é capaz de distribuir conteúdos corporativos em centenas de portais, trazendo mais visibilidade para a empresa, e a longo prazo contribui inclusive para o SEO, complementando a estratégia de marketing digital.
As empresas de capital aberto enfrentam peculiaridades na comunicação, uma vez que precisam noticiar diferentes informações para públicos distintos. Além disso, a comunicação neste segmento tem influência indireta no valor de mercado das empresas. Assim, é necessário cautela. Contudo, algumas ações podem potencializar as estratégias de marketing, conforme salientamos no decorrer do texto.
O DINO é um divulgador de notícias online com publicação de conteúdos corporativos em grandes portais como Terra, Agência O Globo e Agência Estado. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.