Quando se pensa em comunicação corporativa e mídia, o trabalho de assessoria de imprensa vêm logo à mente. Em seguida, o formato deste trabalho: textual. Divulgação de release – comunicados direcionados à imprensa – é uma prática que ainda traz bons resultados para quem opta por esta estratégia de comunicação. Porém, será que só o texto é suficiente nos dias de hoje? A resposta é: não.
Tratando-se de comunicação no âmbito digital, outra linguagem também se faz indispensável – a visual. Se o velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” ainda circula por aí, não é errado dar uma versão mais atualizada a ele e afirmar que “uma imagem vale tanto quanto mil palavras”.
É com esta breve reflexão que chegamos ao ponto deste texto: como usar da fotografia para melhorar o seu release e deixá-lo ainda mais informativo e, consequentemente, completo?
Durante a produção ou a escolha de sua foto, tenha em mente algumas perguntas:
Se você respondeu ‘sim’ para todas as perguntas, então parabéns, a sua foto jornalística tem tudo o que precisa para completar o release e chamar a atenção dos jornalistas. Se respondeu ‘não’ para alguma ou para todas as perguntas, então sua foto pode melhorar. Confira abaixo algumas dicas da nossa redação para te ajudar com isso.
Diferente da fotografia comum, a foto jornalística tem o dever de trazer uma informação na linguagem fotográfica, relacionada à pauta. Ela não deve buscar apenas ser poética ou meramente estética, mas sim informativa, carregando a mesma quantidade de conteúdo que a matéria em si. Também deve-se lembrar de inserir os créditos na imagem sempre que possível, citando o nome do fotógrafo ou do banco de imagens.
Alguns exemplos interessantes:
Se não for possível produzir sua própria foto, você pode encontrar boas imagens nestes locais:
A fotografia certa é uma importante aliada para a construção de um release de sucesso. Quanto mais as linguagens escrita e visual se complementarem, melhor será o teor informativo do texto e, com isso, as chances do release se tornar uma notícia de destaque em grandes portais de comunicação.