Como produzir fotos atrativas para o seu release

Por DINO 24 de março de 2020
Como produzir fotos atrativas para o seu release

Quando se pensa em comunicação corporativa e mídia, o trabalho de assessoria de imprensa vêm logo à mente. Em seguida, o formato deste trabalho: textual. Divulgação de release – comunicados direcionados à imprensa – é uma prática que ainda traz bons resultados para quem opta por esta estratégia de comunicação. Porém, será que só o texto é suficiente nos dias de hoje? A resposta é: não.

Tratando-se de comunicação no âmbito digital, outra linguagem também se faz indispensável – a visual. Se o velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” ainda circula por aí, não é errado dar uma versão mais atualizada a ele e afirmar que “uma imagem vale tanto quanto mil palavras”.

É com esta breve reflexão que chegamos ao ponto deste texto: como usar da fotografia para melhorar o seu release e deixá-lo ainda mais informativo e, consequentemente, completo?

O que uma boa foto jornalística precisa ter

Durante a produção ou a escolha de sua foto, tenha em mente algumas perguntas:

• A imagem está em orientação de paisagem (horizontal)?
  • A imagem tem relação com o tema abordado no texto?
  • A imagem complementa o assunto do texto?
  • A imagem traduz o assunto do texto?
  • A imagem condiz com a temporalidade do tema?
  • A imagem tem uma resolução adequada?

Se você respondeu ‘sim’ para todas as perguntas, então parabéns, a sua foto jornalística tem tudo o que precisa para completar o release e chamar a atenção dos jornalistas. Se respondeu ‘não’ para alguma ou para todas as perguntas, então sua foto pode melhorar. Confira abaixo algumas dicas da nossa redação para te ajudar com isso.

O que uma foto para release não deve ter

• Retrato de uma pessoa que não represente a notícia;
  • Imagens sensacionalistas ou vulgares;
  • Imagens posadas ou artificiais;
  • Imagem de propaganda;
  • Logotipo de empresa exclusivamente, ou que ocupe a maior parte da imagem;
  • Marca d’água de banco de imagens ou assinatura de fotógrafo diretamente na imagem.

Boas práticas para produzir fotos jornalísticas de sucesso

Diferente da fotografia comum, a foto jornalística tem o dever de trazer uma informação na linguagem fotográfica, relacionada à pauta. Ela não deve buscar apenas ser poética ou meramente estética, mas sim informativa, carregando a mesma quantidade de conteúdo que a matéria em si. Também deve-se lembrar de inserir os créditos na imagem sempre que possível, citando o nome do fotógrafo ou do banco de imagens.

Alguns exemplos interessantes:

1. Matéria sobre agropecuária: usar foto genérica relacionada com o tema, para que todos que a vejam entendam rapidamente sobre o que se trata;
  2. Matéria sobre o mercado de odontologia: usar foto de um dentista trabalhando no dia a dia, atendendo pacientes no consultório;
  3. Matéria sobre a declaração de uma figura pública: neste caso faz sentido utilizar uma foto de retrato, já que a própria personalidade é a notícia. Mas vale ressaltar: em último caso, usa-se o retrato da pessoa olhando diretamente para a câmera. O ideal é que ela esteja realizando alguma ação. Por exemplo, falando em público.

Onde buscar fotos jornalísticas de qualidade?

Se não for possível produzir sua própria foto, você pode encontrar boas imagens nestes locais:

• Banco de imagens do Google: lembre-se de selecionar as imagens com o filtro ferramentas > direitos de uso > marcadas para reutilização.
  • Bancos de imagem gratuitos: a exemplo do Pexels e Pixabay.
  • Bancos de imagem pagos: a exemplo do Shutterstock e Envato.
  • Imagens livres de grandes veículos: como o Folha Press.
  • Fotógrafos freelancers da sua região: que podem ser encontrados facilmente em grupos do Facebook como este.
  • Banco de imagem governamental: como o Agência Brasília.

A fotografia certa é uma importante aliada para a construção de um release de sucesso. Quanto mais as linguagens escrita e visual se complementarem, melhor será o teor informativo do texto e, com isso, as chances do release se tornar uma notícia de destaque em grandes portais de comunicação.

O DINO é um divulgador de notícias online que auxilia o trabalho na assessoria de imprensa, garantindo a publicação de textos jornalísticos em grandes portais. Clique e fale conosco pelo chat.