Comunicação corporativa: o que é e como começar?

Por DINO 7 de dezembro de 2021
Comunicação corporativa: o que é e como começar?

O ambiente corporativo é repleto de desafios e, como bons comunicadores, precisamos driblar todos os obstáculos em prol de um bom relacionamento com todos os stakeholders

Precisamos dialogar com todo esse público – clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores etc -, a fim de fortalecer a imagem da empresa. Nesse diálogo teremos a aplicação da tão famosa comunicação corporativa

O que é comunicação corporativa?

Comunicação corporativa são ações que tem como objetivo impactar os públicos de interesse da empresa. São as estratégias que você, enquanto corporação, utilizará para ter uma comunicação efetiva com os stakeholders.

Acredito que agora você deve estar se perguntando: “Como posso aplicar a comunicação corporativa de maneira efetiva?”. Separamos algumas dicas que podem te ajudar!

1. Saia da zona de conforto

Sabemos que no ambiente corporativo, o porte e segmento da empresa podem ser fatores impeditivos para implementar algumas ideias, mas isso não significa que o seu setor deva parar no tempo e deixar de pensar em formas mais viáveis de inovar.

Saia da zona de conforto, pense fora da caixinha, abra caminhos para a inovação de processos. Essas atitudes podem te ajudar a aproximar mais do seu público e melhorar a comunicação como um todo. Afinal, ser criativo é se apegar ao novo, aprimorando e desenvolvendo novas técnicas.

2. Se preocupe com a visão do outro

Em 2019, o Reclame Aqui fez um levantamento onde foi identificado que 94% dos consumidores não compram de empresas com má reputação. A imagem que a empresa passa (interna e externamente) é importante para o seu crescimento no mercado, é preciso considerar que não cuidar da imagem e permitir que ela seja arranhada de forma contínua – seja com erros operacionais ou eventos negativos – podem impactar na sua reputação.

Reputação

Quando o consumidor tem contato com a marca e define a imagem dela para ele, toda a sua experiência foi analisada (atendimento, produto, preço etc). A reputação é a soma de várias imagens que, ao longo do tempo, os públicos da empresa (seja consumidor, colaborador, investidor ou parceiro) têm em relação à marca.

A reputação também é mensurada pelo conjunto de percepções do público sobre as ações da instituição e se o que ela promete, realmente é entregue. Basicamente, a imagem e a reputação devem andar juntas e serem complementares. Quando estamos com esses dois conceitos alinhados, é possível definir novas estratégias.

Então, se preocupe sempre com o que pensam sobre a empresa. Faça pesquisas, monitore seus resultados e sempre busque melhorias para atender o seu público.

3. Seja amigo do planejamento

O planejamento tem como base a identificação do objetivo e das metas da empresa, realizando uma cuidadosa análise do mercado e estabelecendo indicadores de desempenho para que as ações e decisões sejam tomadas de forma mais precisa. Assim é possível encurtar a distância entre a situação atual do empreendimento e a visão de futuro que temos para o negócio.

Ao desenvolver o plano estratégico, nós criamos um guia que vai direcionar a empresa ao sucesso, reduzindo as incertezas e maximizando os esforços para que os objetivos sejam atingidos com o máximo de qualidade e no menor espaço de tempo possível.

Além disso, o planejamento irá te ajudar a elaborar uma comunicação estratégica e efetiva com todos os seus públicos, desde marketing digital até assessoria de imprensa (nenhuma área escapará).

4. Crie personas

Todas as ações de comunicação da sua empresa devem ser baseadas em perfis de pessoas, seja colaborador, cliente, parceiro etc.

A comunicação será diferente com cada um dos públicos – stakeholders -, por isso, criar personas vai ajudar bastante nesse processo.

Além disso, conte com a ajuda do seu time – completo -, afinal, cada um lida com um público específico e poderá trazer muitos insights na criação das personas ideais.

5. Tom de voz, não deixe de definir o seu

Já sabemos que você lida com públicos diferentes, certo? Mas o tom de voz da sua marca deve ser o mesmo – para todos eles.

O tom de voz vai definir a postura da sua empresa e como ela se comunicará com todos os stakeholders. Mesmo que nas redes sociais você trate de uma forma mais informal e na newsletter mais formal, o tom de voz é o mesmo.

Faça um benchmarking de como as empresas se comunicam e, a partir disso, busque definir o seu.

A comunicação corporativa é uma junção de características e passos que você deve implantar na sua empresa. Criatividade, competitividade, carisma, versatilidade, planejamento, adaptação, mudanças, cuidados com a imagem e reputação, enfim, são itens que ajudam a fortalecer o que a corporação precisa passar para todos os seus públicos, mantendo a sua excelência enquanto marca.

Conteúdo produzido por Jeisa Santos
Conteúdo Marketing