Não é preciso dizer que vivemos em uma economia altamente competitiva, principalmente dentro dos negócios digitais. Por isso, a credibilidade da marca se tornou um fator-chave, além de um diferencial competitivo para conquistar a confiança do público e alcançar o sucesso.
Neste artigo, vamos explorar estratégias para construir a credibilidade de uma marca e fortalecer o relacionamento com seu público-alvo.
A credibilidade de marca começa com a entrega de conteúdo relevante e de qualidade. Todavia, a entrega dos conteúdos da sua marca também geram grande impacto sobre seu público.
Ter um conteúdo valioso dentro do site, blog e redes sociais faz com que sua persona agregue valor não só ao seu serviço, mas também ao negócio. Um blog que aborda regularmente tópicos relevantes para o nicho em que está inserido ajuda a estabelecer um bom vínculo.
Dentro das redes sociais, onde o usuário recebe uma enxurrada de conteúdo, o diferencial está na qualidade do conteúdo, na forma como ele é abordado e na arte. Ou seja, é necessário ter boas referências dentro ou fora do seu mercado e, sobretudo, um bom profissional de designer.
Um estudo da empresa Edelman, o Trust Barometer de 2020 e dos anos subsequentes aponta que os consumidores preferem marcas que confiam, mesmo se elas não possuem o melhor preço. Os respondentes são de 11 países.
Na pesquisa, ainda há um dado mais importante: 70% afirma que confiar em uma marca é mais importante hoje do que no passado. No Brasil, esse número sobe para 84%.
Outro aspecto a ser ressaltado é que quando um consumidor confia em uma marca, ele tende a indicar aquele serviço para colegas do mesmo segmento.
Entretanto, é preciso relembrar que a construção dessa confiança não é feita de modo instantâneo. Grandes marcas do mercado traçam estratégias, mesmo já possuindo essa confiança para poder mantê-la intacta.
Um bom exemplo de começar é apresentar todas as informações relevantes sobre seus produtos ou serviços de forma clara e objetiva. Ter um FAQ no site, ou até mesmo em vídeos também mostra respeito com o consumidor e é um dos primeiros passos a trilhar.
As provas sociais desempenham um papel fundamental na construção da credibilidade de marca. Ao pedir um feedback para o cliente, mostra que você se importa com a opinião dele e que deseja melhorar os aspectos que o incomodam, caso haja algum.
Valorizar o feedback pode ajudar a obter insights valiosos não só de melhorias contínuas, mas de novos produtos e serviços. E, ressaltamos que é importante dar um retorno aos clientes ao obter qualquer tipo de feedback.
Alguns dos feedbacks podem ser destacados em suas redes sociais, youtube e até mesmo site. Isso porque além do cliente mostrar que serviço realmente funciona, também transfere-se a autoridade dele para a sua empresa.
As etapas do funil de vendas ou a jornada do cliente é o caminho que o consumidor tem até a decisão de compra. Ou seja, a jornada de comunicação precisa ser muito bem definida e sempre revisitada por todos os departamentos da empresa.
É preciso avaliar o tom de voz, design, mensagem coerente e os valores transmitidos. A empresa que mantém uma identidade visual consistente e uma linguagem adequada para a sua persona em todas as interações transmite confiança, construindo uma boa imagem.
Por isso, é preciso educar os clientes antes de vender e construir um marketing de conteúdo sólido. Assim, ele consegue identificar o problema e entender como a sua solução pode auxiliar a dor dele.
O atendimento humanizado e personalizado é capaz de construir conexões duradouras. O termo “humanizado” muitas vezes é empregado no atendimento dentro da área da saúde. Contudo, o uso da empatia pode ser usado em qualquer tipo de atendimento para aproximação com o cliente.
Ao tratar o lead de forma individualizada e demonstrar interesse nas necessidades da marca, é possível criar uma conexão e, assim, estabelecer uma reputação de credibilidade e confiabilidade.
Em um primeiro momento, toda marca vai responder que entrega o que promete. E é aqui que os feedbacks do consumidor podem auxiliar na resposta.
Alinhar as comunicações, principalmente do departamento de marketing, que busca gerar leads para o departamento comercial, pode acabar gerando um ruído. Por isso, é necessário sempre alinhar as expectativas e o discurso.
Buscar alinhar o discurso com todos os departamentos, respeitando as peculiaridades de cada um pode ser benéfico para alinhar as expectativas do cliente. Assim, sua empresa poderá entregar o que promete nas publicidades e reuniões comerciais.
Preze por cumprir prazos, oferecer produtos ou serviços de alta qualidade e manter a transparência em todas as interações.
Ter conteúdos da empresa em portais noticiosos relevantes ajuda na estratégia de credibilidade de marca. Isso por alguns motivos:
Construir e manter a credibilidade de marca é um processo contínuo que requer esforço e dedicação. É preciso construir uma boa estratégia com o uso de outras ferramentas como SEO, planejamento estratégico, redes sociais e outras plataformas que possam agregar valor.