Credibilidade
A credibilidade é um dos atributos mais fundamentais de uma empresa, sendo a maneira como o público enxerga a sua marca. Ou seja, que percepção as pessoas possuem sobre o seu negócio.
É confiável e transparente? Tem bons valores? Perguntas como essa são importantes para entender se sua credibilidade está ou não satisfatória, ou se você precisa elaborar um planejamento com estratégias mais específicas para melhorá-la.
A partir dessas informações, você provavelmente entenderá se seu público engajado está de acordo com os ideais apresentados pela sua empresa, principalmente nas famigeradas redes sociais.
Por serem tidas como uma das principais formas de comunicação e interação com o público, construir uma presença positiva nas mídias é essencial para garantir uma boa credibilidade de marca.
As mídias tradicionais, como televisões, rádios e jornais não perderam seu valor, mas é importante frisar o quão transformador foi o surgimento das redes sociais para a comunicação de modo geral e principalmente no relacionamento entre marca e público.
Antigamente, o relacionamento entre empresas e consumidores era mais unidirecional, onde somente as marcas transmitiam suas campanhas e conteúdos através de anúncios, propagandas de TV, entre outros. Agora, tornou-se direto e pessoal, possibilitando ao público questionar toda e qualquer ação vinda das marcas.
As redes sociais tornaram-se tão importantes, que são responsáveis pela maior parte do tráfego orgânico direcionado para as empresas. Através dele, você atrai leads mais qualificados, aumenta sua visibilidade, amplia o SEO, e ainda é a forma mais simples de investimento a longo prazo.
A formalidade é importante, mas valorizar o diálogo é mais ainda. O público busca sempre por marcas humanizadas, aquelas que priorizam um atendimento acolhedor e empático, conteúdos relevantes e autênticos, transparência e verdade na comunicação, campanhas humanitárias, entre outros.
As redes sociais permitem que você converse diretamente com seu público e que ofereça suporte para os clientes em tempo integral. Desta forma, você gere a reputação da sua marca de maneira direta e estabelece um relacionamento forte e duradouro com seu público.
Cada rede social possui suas próprias características, e dentro delas é possível gerar conteúdo orgânico, compartilhando fotos, vídeos, etc, sobre a sua marca.
Seja Instagram, Facebook ou Linkedin, você pode fazer uso de todas as plataformas que julgar fazer sentido dentro do seu nicho de negócio para atrair pessoas com diferentes perfis e perspectivas.
As redes sociais possibilitam que você personalize e torne o atendimento ao cliente o mais eficiente, individual e humanizado possível, mostrando a ele que você se preocupa com sua satisfação e bem-estar.
Um bom exemplo disso é o Itaú. A empresa monitora as menções sobre sua marca no Twitter, e, quando há insatisfação, respondem publicamente e encaminham o atendimento para a dm.
Como resultado, além de evitar uma situação de crise mais enfatizada, ainda controla com sucesso a reputação da marca, mostrando ser uma empresa disposta a resolver os problemas dos seus clientes colocando-os como prioridade.
Construir credibilidade de marca não é baseado em imediatismo, e sim em esforços e constância que mostrarão resultados a longo prazo. Por isso, as redes sociais desempenham um papel fundamental no auxílio dessa tarefa: é através dela a maneira mais rápida de consumo e informações sobre a sua empresa.
Se preocupe sempre em manter seus perfis ativos e alinhados com os valores da sua marca, assim, as pessoas entenderão que vale a pena acompanhar seus conteúdos de forma orgânica.
Busque sempre ter paciência e persistência que os resultados irão aparecer gradativamente.