Relacionamento com a imprensa: dicas e ferramentas para emplacar pautas

Por Gabriel Andrade 14 de abril de 2022
Relacionamento com a imprensa: dicas e ferramentas para emplacar pautas

O bom relacionamento com a imprensa é fundamental para emplacar conteúdos em grandes veículos. Veja neste artigo dicas valiosas para fortalecer a relação entre assessores de imprensa e jornalistas de redação

A publicação na imprensa é o objetivo principal de muitos profissionais que atuam com assessoria de comunicação. Afinal, estar em evidência nos grandes veículos é uma excelente maneira de construir reputação, fortalecendo uma imagem positiva de acordo com as publicações alcançadas.

Todavia, nem sempre é fácil emplacar um conteúdo na mídia. Além de levar ao jornalista um conteúdo de qualidade e relevância, também é preciso ter um bom relacionamento — que envolve diversos fatores, como a pauta de acordo com a editoria do jornalista; o contato no canal de preferência do profissional, sem follow up excessivo.

O fato é que o bom relacionamento entre jornalistas de redação e assessores de imprensa é fundamental para o desempenho da função de ambos. E foi pensando nessa conjuntura que o Comunique-se realizou um estudo, em 2021, reunindo as melhores práticas para se relacionar com a imprensa. O principal objetivo do material é ajudar a manter essa relação saudável e produtiva, a fim de ajudar as assessorias a potencializarem os resultados. Os principais insights do material serão destrinchados neste artigo.

Quando mandar a pauta para o jornalista

A primeira etapa para emplacar uma pauta na imprensa é saber para qual jornalista o conteúdo será enviado. A escolha se dará de acordo com os assuntos cobertos pelo profissional e também o veículo de atuação. De acordo com dados do estudo do Comunique-se, o envio de release é o meio preferido de relacionamento de imprensa. E o envio do material deve ser feito de forma estratégica.

Segundo dados retirados da Plataforma Comunique-se, o melhor horário para enviar o release é às 11h, tendo uma média de abertura dos e-mails de 44%. Em relação ao dia, não há tanta diferença entre segunda a sexta-feira. Já no sábado e domingo a taxa de abertura cai para 0,84%. Ou seja, o recomendado é enviar nos dias úteis, às 11h.

Como atrair a atenção do jornalista

Não basta enviar o release no melhor dia e horário para o jornalista se o conteúdo não chamar a atenção. Afinal, o jornalista recebe, diariamente, dezenas de sugestões de pauta. É necessário se destacar para conseguir emplacar uma pauta. Portanto, capriche no assunto do e-mail, pois é o primeiro contato do jornalista com o seu material. Ele deve ser simples e objetivo.

Dados da Plataforma Comunique-se mostram que os assuntos curtos possuem uma taxa de abertura maior. O ideal é que o título do e-mail tenha entre 41 a 60 caracteres. De acordo com o estudo, 23% dos jornalistas que participaram consideram que o assunto do e-mail é um fator primordial para aproveitar – ou não – a pauta.

Boas práticas no follow up

O follow up é uma das principais táticas usadas por assessorias de imprensa na hora de emplacar um conteúdo na mídia. Entretanto, também é um assunto polêmico, pois o excesso da prática pode causar desgaste na relação entre assessores e jornalistas de redação. Isso porque o profissional que atua na redação tem uma rotina muito “puxada”. Por isso, uma boa prática é criar um relacionamento com o jornalista, para saber a preferência de horários para realizar contatos.

Segundo 35,1% dos respondentes do estudo, o melhor horário para realizar o follow up é entre 9h e 11h e entre 15h e 17h. Em relação ao dia, segue a mesma linha do envio de pautas: em dias úteis — jamais nos finais de semana.

Tenha uma relação de transparência

Os jornalistas de redação que participaram do estudo classificaram as ações de assessores de imprensa que mais incomodam. O que mais desagrada é garantir que a pauta é exclusiva, quando não é, com 12,87%, em seguida vem insistir sobre uma pauta que já foi descartada, com 12,55% e a terceira foi enviar releases de assuntos diferentes da editoria que o jornalista cobre, com 10,84%.

Extra: ferramentas para auxiliar na demanda

Como vimos neste artigo, para emplacar uma pauta na mídia é necessário adotar boas práticas para conseguir concluir a “missão” com êxito. E, dependendo da demanda do assessor, pode ser que haja diferentes perfis de clientes e pautas para serem enviadas para a imprensa. Por isso, neste caso, é interessante ter algumas “cartas na manga” para auxiliar a otimizar esse trabalho.

Comunique-se 360

O Comunique-se 360 é uma plataforma de comunicação e marketing que facilita a vida do assessor de imprensa. Com alta tecnologia e uma abordagem para multipúblicos, o software se propõe a conectar as marcas aos seus stakeholders.

As plataformas são grandes aliadas e contribuem diretamente com a otimização do tempo e o aumento da produtividade. Afinal de contas, alguns processos exigem muito tempo. Logo, torna-se inviável alocar tanto esforço para algumas tarefas, ainda mais quando pensamos em assessorias de imprensa que em geral possuem mais de um cliente, por exemplo.

Dino

Outra ”carta na manga” para otimizar o trabalho de assessoria de imprensa é contratar uma agência de notícias, como o Dino. É um caminho mais fácil para conseguir emplacar pautas em grandes veículos que sejam parceiros da agência. Funciona da seguinte forma: o cliente contrata um pacote do Dino e tem publicação garantida nos portais que estejam dentro do circuito de publicação escolhido.

No entanto, da mesma forma que a publicação seguindo os passos deste artigo, é necessário levar uma notícia de interesse público, com um conteúdo relevante e de qualidade.

Impulsionar o relacionamento com a imprensa é importante para gerar visibilidade na mídia e conquistar publicações espontâneas; ou até mesmo por meio da contratação de uma agência de notícias. Para assessores de imprensa, algumas ferramentas são indispensáveis para ampliar os resultados.

Assessoria de Imprensa Blog