Fazer a gestão de reputação de marca, lançar um produto ou serviço, aproximar-se dos atuais e potenciais clientes ou até estabelecer-se como autoridade no mercado. Em cada um desses contextos, é fundamental contar com uma estratégia de comunicação bem estruturada com profissionais qualificados. A questão é saber por onde começar.
Em alguns casos, você pode precisar de uma equipe de Relações Públicas. Em outros, uma Assessoria de Imprensa pode ser a melhor opção. Existem cenários em que a Agência de Notícias apresentará a solução para o problema. Entender as diferenças entre elas é o primeiro passo para atingir os objetivos determinados no início da estratégia.
A seguir, vamos explorar cada uma dessas áreas e como seus respectivos profissionais atuam no planejamento de comunicação da sua empresa. Acompanhe!
É uma equipe formada por pessoas que atuam na estratégia de comunicação de uma companhia em parceria com os veículos de imprensa como jornais, revistas, televisão e rádio on e off-line. Por estar constantemente em contato com jornalistas, é importante estar atualizado sobre o que está acontecendo no mercado e a na sociedade. As principais funções são:
A equipe de assessoria de imprensa é responsável por elaborar um planejamento estratégico de comunicação que contemple os veículos que serão trabalhados, a periodicidade da divulgação, oportunidades de entrevistas para os porta-vozes, monitoramento e acompanhamento de tudo o que foi dito e publicado sobre a empresa.
No gerenciamento de crise, é comum os assessores de imprensa trabalharem de duas formas: preditiva e corretiva. A primeira é a estratégia preparada para conter o problema antes que ele aconteça, por meio do monitoramento, análise e respostas rápidas. Neste caso, a assessoria de imprensa possui planos já preparados para reverter a situação.
Se a crise ganhar proporções maiores, a assessoria de imprensa pode atuar de forma corretiva com estratégias que reduzam os danos causados por ela. A equipe também utiliza as informações levantadas ao longo do processo para aprendizagem e planos futuros.
Press releases, pautas casadas e convites para participar de entrevistas ou opinar sobre um determinado assunto durante uma matéria jornalística. A assessoria de imprensa tem um papel fundamental na relação com veículos de comunicação, jornalistas e apresentadores, garantindo assim uma divulgação positiva sobre a marca.
Para isso, existem diversos recursos para encontrar oportunidades de divulgação. Conhecimento e expertise serão fundamentais para conquistar resultados cada vez melhores.
Resumindo, a assessoria de imprensa é essencial para a estratégia de comunicação, sendo responsável por criar e manter uma boa relação entre a empresa e veículos, proporcionando uma imagem positiva e reforçando a reputação do negócio.
A responsabilidade da área de Relações Públicas são similares as de Assessoria de Imprensa, mas atuam em outras frentes na estratégia de comunicação. O objetivo é estabelecer a imagem da companhia diante dos stakeholders, como clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade como um todo. Veja mais detalhes a seguir!
A equipe de profissionais de Relações Públicas são responsáveis por fazer a gestão de reputação de marca, cuidando da imagem e mantendo-se em sintonia com os valores e expectativas dos stakeholders em diferentes âmbitos de mercado.
A equipe de Relações Públicas deve implementar estratégias de comunicação que conectem as áreas de eventos, publicidade, marketing e assessoria de imprensa para promover a empresa, seus serviços e produtos. Ela é responsável não só pela estratégia de comunicação que impactará as pessoas que estão fora da companhia, mas pelas iniciativas internas.
O objetivo é desenvolver campanhas de marketing que mostrem como a empresa cria iniciativas e atua em conformidade com a agenda ambiental, social e de governança. Com a demanda por essas características, tanto do mercado, quanto do público final, essa estratégia tem se tornado cada vez mais importante para impulsionar os resultados.
Organizar eventos corporativos e estabelecer uma comunicação que engaje os colaboradores é uma das qualidades de uma equipe de Relações Públicas. Nesse contexto, a equipe atua diretamente no cuidado e na formação de influenciadores, que defenderão a imagem da empresa onde trabalham.
Outro foco da equipe de Relações Públicas são as pessoas do mercado que se relacionam com a marca que elas representam. Em outras palavras, elas criam estratégias e formas de se aproximar e criar formas de conversar com stakeholders, garantindo que suas expectativas sejam atendidas e as necessidades, ouvidas. Essa relação é fundamental para obter resultados cada vez melhores.
Resumindo, a equipe de Relações Públicas atua de forma integrada na estratégia de comunicação, conectando colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade como um todo com a empresa que estão representando.
As agências de notícias são empresas especializadas em distribuir e fornecer conteúdo noticioso. Em outras palavras, elas não redistribuem o material diretamente para os leitores e consumidores finais, mas para clientes (jornais, revistas, rádios, televisões etc) como forma de mantê-los sobre o que acontece na sociedade e no mercado. É como um “jornal para jornalistas”.
As agências recolhem as informações de seus correspondentes e as transmitem imediatamente para a sua central, de onde enviam para seus assinantes.
Com as novas tecnologias de comunicação, o trabalho das agências de notícias e seus correspondentes foi muito favorecido. Manter uma rede de colaboradores nas maiores cidades ficou mais fácil, assim como repassar o conteúdo para os seus assinantes ficou mais rápido.
Além disso, às agências de notícias permitem fornecer informações sobre países onde eles não têm correspondentes ou sobre fatos que não têm meios de apurar por si mesmos. A empresa atua como uma parceira de jornalistas, assessores de imprensa e profissionais de Relações Públicas.
Fundada em 2012, o Dino é uma Agência de Notícias Corporativas que possibilita a publicação em mais de 500 veículos parceiros. A agência possui três tipos de circuitos de publicação, que variam de acordo com a necessidade dos clientes.
Nossa equipe faz uma análise de qual circuito se encaixa com o perfil do cliente, além de mostrar em quais portais a notícia pode ser veiculada. Todos os conteúdos publicados precisam ser de interesse público e são revisados pela equipe de insights editoriais (que além de ajustar questões de ortografia e gramática, também orientam em relação à linha editorial dos veículos).
Para saber como o Dino pode ajudar sua empresa a obter uma notícia publicada nos principais portais do Brasil, entre em contato com nossos especialistas.