O marketing digital se tornou um dos principais aliados de todo empreendedor que deseja alcançar sucesso em seu negócio. Acontece que, dentre tantas estratégias possíveis, a mensuração de resultados se torna um desafio, especialmente se o profissional responsável não atuar com Business Intelligence ou área correlata.
A tarefa ainda ganha um grau de dificuldade a mais quando entram em cena os indicadores qualitativos, como por exemplo, autoridade no mercado. Para esses, o cliente necessita de um entendimento mais aprofundado sobre o produto ou serviço prestado para que enxergue valor nas entregas.
O DINO, como maior agência de distribuição de notícias corporativas, entende a importância de que os clientes consigam analisar os indicativos de resultados por conta própria. Por isso, é disponibilizada uma página com um relatório detalhado englobando indicadores quantitativos e qualitativos, a fim de que seja possível acompanhar o desempenho da estratégia adotada.
Vale lembrar que o investimento no serviço de distribuição de notícias requer paciência, afinal, como as publicações ficam disponíveis por tempo indeterminado nas plataformas, o real impacto só pode ser medido com precisão a longo prazo. Seguindo a lógica, quanto mais notícias publicadas a marca tiver, melhor serão os resultados do serviço adquirido.
Cada distribuição adquirida na plataforma vem acompanhada com um clipping automático. Ao logar em sua conta no DINO, o cliente tem acesso ao relatório detalhado.
• Overview: são reunidas as informações mais relevantes de cada aba. O cliente tem uma visão geral de dados envolvendo a distribuição, tráfego, acesso por região e o mailing.
• Distribuições: são apresentados todos os veículos contemplados pela distribuição. Aqui se encontram as estimativas de audiência e page views, com base nos dados específicos de cada portal onde a notícia foi publicada.
• Tráfego: nessa aba encontram-se informações relativas à repercussão da distribuição realizada. É possível checar as visualizações (número de leituras), impressões (sugestões de leitura para visitantes do site), número de acessos em desktop e dispositivos móveis, histórico de page views, page views por Estado, page views por região. Com todos esses dados é possível fazer um direcionamento mais assertivo das próximas distribuições.
• Mailing: Além de garantir a publicação em veículos parceiros, as notícias são enviadas para a base de jornalistas do DINO. É importante salientar que a distribuição é feita para jornalistas que se interessam pela editoria na qual a notícia se enquadra, o que aumenta as chances de acolhimento por parte deles. Nessa seção é possível analisar o perfil dos jornalistas que receberam a sugestão de pauta, bem como em quais assuntos eles mais se interessam.
Os serviços do DINO podem ser incluídos em diferentes estratégias. Cada cliente possui um objetivo e, para alcançá-lo, adotará uma conduta específica quanto a produção e direcionamento da notícia.
A pessoa que busca visibilidade deverá pensar em possibilidades de divulgação dos links das notícias nas redes sociais, de forma orgânica e também por impulsionamento. Além disso, pode patrocinar a notícia em plataformas de native ads como o Taboola . O alcance que será atingido, somado ao potencial de audiência oferecido pelos sites em que a distribuição ocorreu, aumentarão os resultados nesse quesito.
No que diz respeito a conquistar mídia espontânea e ter mais alcance, é importante atentar-se à qualidade da notícia produzida. Geralmente, quanto mais atrativo e de interesse geral for o tema, melhor será o desempenho nesses dois pontos. Focar na escrita de matérias de alto desempenho é imprescindível para alcançar esses objetivos.
Para conquistar autoridade e utilizar a distribuição de notícias como prova social, recomendamos a criação do bloco “na mídia” em seu site. Com isso, os visitantes que acessarem essa página terão contato com a presença da marca na mídia, atribuindo o prestígio dos portais em que o conteúdo foi publicado à sua marca. Divulgar para a sua base de contatos por e-mail e outros canais da empresa também é indispensável para que eles aumentem a percepção de valor acerca do seu produto/serviço.
Ao investir em estratégias de marketing é importante ter em mente que, além dos potenciais ganhos envolvidos, o esforço para atingi-los é proporcional. A definição de objetivos e a mensuração bem-feita dos resultados são imprescindíveis para o sucesso. Aplicando as dicas acima, sem dúvidas, o desempenho da utilização do DINO em suas estratégias será melhor.