Divulgador de notícias: principais dúvidas e como usar para SEO

Por Jaqueline Sobreira 5 de abril de 2022
Divulgador de notícias: principais dúvidas e como usar para SEO

O divulgador de notícias (newswire) é um serviço de disseminação de informações corporativas no formato de matérias jornalísticas. Frequentemente é utilizado por empresas e agências de comunicação. Sua principal característica é a garantia de publicação dos conteúdos em redes de veículos e mídias pré-estabelecidos.

Os principais benefícios deste serviço, a longo prazo, são a construção de autoridade online, melhorias no SEO e aumento de tráfego orgânico. Por isso, assessorias de imprensa e outros profissionais da comunicação passaram a ofertar esta estratégia aos seus clientes.

Saiba mais sobre a história do newswire neste artigo.

Ao mesmo tempo em que a divulgação de notícias se popularizou no Brasil, muitas dúvidas surgiram quanto ao funcionamento. Sendo assim, respondemos neste post as maiores dúvidas sobre newswire. Confira!

Como funciona o divulgador de notícias?

O funcionamento consiste no envio de conteúdo pelo profissional de comunicação (cliente), e a revisão (gramatical e do teor jornalístico). A segunda feita pela equipe de jornalistas que, após aprovar o conteúdo, realiza a publicação nos veículos contratados.

Onde os conteúdos são publicados com um divulgador de notícias?

Cada empresa de newswire tem parceria com determinados sites e portais e isso também dependerá do circuito contratado. Ou seja, pode variar em número e tipo de veículos incluídos na rede de distribuição. No caso do Dino temos parceria com mais de 200 sites, entre eles Terra, IG, Valor Econômico, Agência Estado e Mundo do Marketing.

Divulgador de notícias e assessoria de imprensa são a mesma coisa?

Não, os serviços são complementares. A assessoria de imprensa volta seu trabalho principalmente para o follow up com jornalistas e mídias espontâneas. Enquanto o divulgador de notícias atua na construção de autoridade da marca, alcance por meio de divulgação em grandes veículos e visibilidade.

Inclusive, temos assessorias de imprensa que contratam o Dino para potencializar suas estratégias. Já o divulgador recebe das assessorias conteúdos relevantes, conectados com os principais fatos da atualidade e cujo caráter jornalístico agrega valor à rede de veículos de comunicação que receberão suas matérias.

O Dino é um Divulgador de Notícias?

A resposta dessa pergunta é sim e não. O Dino é mais do que um divulgador de notícias, é uma agência de notícias. Mas o que isso significa? Que, além antes do trabalho de divulgação de notícias, nós realizamos uma curadoria de conteúdo. Isso garante que todos os conteúdos divulgados através de nós tenha a qualidade necessária para se tornar uma notícia relevante. 

Assim, o Dino continua divulgando notícias, mas com processos que garantem a qualidade de cada notícia publicada por nossos clientes. 

Como é feita a revisão dos conteúdos para divulgação de notícias? Existe checagem de fatos?

No Dino, a revisão consiste em 2 pilares:

• Fundamentos Editoriais: os jornalistas revisam elementos básicos da língua portuguesa como ortografia, gramática, pontuação e formatação;

• Insights Editoriais: os jornalistas sugerem, com base em sua ampla experiência, dicas de ajustes para que o texto tenha o melhor resultado possível.

Os jornalistas não realizam a checagem minuciosa de fatos, porém se baseiam nos critérios e linhas editoriais aceitas pelos veículos parceiros para aprovação.

A curadoria dos conteúdos garante a inclusão de links? Pensando em uma estratégia de construção de backlinks

Sim, desde que o site de destino se enquadre nos critérios e linhas editoriais citados acima. Por exemplo, não pode ser um site de apostas, sex shop, entre outros.

No caso de uma errata, como fazer?

Uma vez que o texto foi publicado, não é possível retirá-lo do ar. Então é preciso realizar uma nova publicação com a informação corrigida.

Recomendamos que, antes da publicação, mais de uma pessoa revise as informações apuradas.

Se a empresa tem um blog, por que deveria usar o Dino ao invés de patrocinar o seu próprio conteúdo?

Essas duas ações são coisas diferentes e que se complementam. Patrocinar o conteúdo do seu blog fará com que ele ganhe tráfego rapidamente. Entretanto, isso não garante que o público que acesse seu conteúdo tenha interesse genuíno na informação dada.

Disparar uma notícia pelo Dino, além de atrair tráfego, a longo prazo irá contribuir para a autoridade da marca. Isso porque terá seu nome vinculado a portais de alta credibilidade. Ou seja, você consegue melhorar o SEO com backlinks e ganhar autoridade em uma única ação.

Como o Google encara a indexação do mesmo conteúdo em vários canais? Qual ele privilegia?

O Dino inclui 4 tipos de tags nos conteúdos. Follow e Nofollow para os links inseridos dentro do texto, e Index e NoIndex para o link da matéria em questão.

Para que o Google não penalize o conteúdo depois de publicado, nós utilizamos as tags Follow e Index para os principais portais parceiros. Já o Nofollow e NoIndex para os blogs e demais sites da rede de parceiros.

Como é feita a curadoria dos blogs e sites parceiros em um divulgador de notícias?

Ao se candidatar para ser parceiro do DINO, o veículo passa por um processo de curadoria onde avaliamos seu alcance, credibilidade e se atende a critérios, não podendo conter:

• Excesso de publicidade;

• Conteúdo sexual/erótico/pornográfico, discriminatório etc;

• Promover conteúdo sensacionalista ou fake news;

• Texto opinativo, parcial ou político-partidário.

Quanto custa para publicar textos?

O valor depende do tipo de contratação, que pode ser avulsa ou por contrato.

Clique aqui para acessar os valores e veja o que está incluso em cada circuito.

Conclusão

O divulgador de notícias (newswire) é um complemento de peso para as estratégias de assessoria de imprensa e marketing digital. O objetivo é sempre colher frutos a longo prazo como, por exemplo, a construção de autoridade na mídia. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

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