Hoje em dia, o comprometimento e motivação dos colaboradores de uma empresa são essenciais. Não se pode subestimar a satisfação dos funcionários, afinal, isso é o que irá influenciar diretamente nos resultados dos processos internos e até mesmo no alcance e fidelização de novos clientes.
Por isso, o endomarketing surgiu como meio para que as empresas criassem estratégias para satisfazer as necessidades dos profissionais, além de construir uma imagem fortalecida e ganhar vantagens competitivas frente à concorrência.
Há uma gama de estratégias feitas para o público interno, como a remodelagem das divisórias para escritório, buscando mais conforto para os funcionários, ou a implementação de benefícios, aumento de salário, organização de campanhas, entre outros.
Pensando nisso, neste post nós iremos explicar sobre todos os benefícios e vantagens do endomarketing. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando. Vamos lá?
O endomarketing influencia essencialmente na motivação dos funcionários. Pois o colaborador sente mais liberdade para a tomada de decisões, além da abertura para ideias e melhorias que eles possam oferecer.
Com campanhas bem elaboradas, os funcionários irão se sentir totalmente satisfeitos e vestir fielmente a camiseta da empresa, tornando o trabalho em equipe mais harmonioso.
O endomarketing tem como principal função solucionar as necessidades dos funcionários. Se eles sentem carência na segurança dentro da empresa, por exemplo, a partir do descobrimento dessa necessidade, a mesma pode incluir novas formas de segurança, como alarmes, controle de acesso biométrico, câmeras de segurança, etc.
Tudo que busca a maior satisfação dos colaboradores e o aumento da motivação é uma ação de endomarketing.
A motivação está diretamente alinhada com a produtividade. Quando os funcionários se sentem mais motivados, automaticamente a produtividade e o desempenho aumentam, garantindo melhores resultados para o seu negócio.
Um estudo realizado pelo especialista Andrew Oswald, da universidade de Warwick, afirmou que empregados felizes são 12% mais produtivos.
Imagine que o analista responsável pela otimização de campanhas patrocinadas não esteja produzindo tão bem como antes. Isso impactará em gastos desnecessários para a empresa.
Quando o colaborador fica satisfeito com o seu trabalho, certamente ele não vai sair da empresa. Ao perceber que estão inseridos em um ambiente que reconhece seu trabalho e que alguém preza pelo seu bem-estar, poucos mostram vontade de deixar a empresa.
Assim, a rotatividade de funcionários diminui, resultando em colaboradores mais experientes e engajados com o negócio.
Por fim, mais uma das vantagens do endomarketing é que, quando a organização se preocupa com a qualidade de trabalho e o bem-estar de seus funcionários, o nível de atividades se ajusta e os processos passam a ser efetuados com mais eficácia.
Além disso, o endomarketing também promove o trabalho em equipe entre os funcionários e gera um clima organizacional muito mais positivo.
Agora que você já entendeu quais são as principais vantagens e benefícios do endomarketing, o que está esperando para aplicar essa estratégia em seu negócio e obter sucesso?
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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.