Escrever bons releases requer muito mais técnica e qualidade de informação do que quantidade. Utilize SEO, bons títulos e estrutura no corpo do texto
É preciso ter estratégia para escrever bons releases. Resumidamente, a ideia de um release é que ele contenha uma informação ou notícia. Esse material é divulgado publicamente e encaminhado para os meios de comunicação.
Como os jornalistas recebem milhares de informações por dia, ter um release de destaque traz mais chances de obter melhores resultados. É exatamente por isso que esse tipo de material deve ter estratégias sólidas em sua escrita e divulgação.
O título é a porta de entrada para um material. Primeiramente, ele precisa ser claro, objetivo e dizer sobre o assunto do texto.
Despertar o interesse do jornalista ou do leitor é o primeiro passo. Para isso, exercite a criatividade da escrita. Tente fazer com que o seu título seja envolvente como um texto de um anúncio publicitário ou a chamada de uma notícia.
Atente-se também ao tamanho: o título poderá conter até 170 caracteres. Entretanto, só terá um bom indexamento de SEO se possuir até 70.
Eventualmente, leia releases de outras marcas e empresas. Possuir conhecimento pode exercitar a criatividade e render novas ideias para a escrita.
Não é necessário falar sobre a importância do SEO. É por meio dessa estratégia que a indexação acontece, trazendo resultados melhores conforme o objetivo de marca.
Selecione uma palavra chave que seja a síntese do assunto. Os mecanismos de busca dão maior prioridade para as palavras do título, portanto, pense de forma estratégica na hora de escolhe-lo.
Não esqueça também de repetir essa palavra-chave, de modo estratégica, algumas vezes ao longo do seu release. Selecione lugares como: linha fina, um dos subtítulos ou resumos e no texto.
Uma das dicas que poucos assessores seguem para escrever bons releases é a utilização de imagens. Estamos vivendo uma era mais visual, por isso, imagens podem ajudar na ilustração da pauta.
Todavia, é possível utilizar o recurso utilizando SEO. Isso por meio do atributo ALT e Tittle. O ALT é a descrição que os buscadores utilizam para ajudar a definir o conteúdo da imagem e para indexá-la. É também o que aumenta o seu posicionamento no momento da busca por imagens.
Quando o navegador por algum motivo não carrega a imagem, o atributo ALT é exibido em seu lugar. Na hora de escolher o ALT, procure não descrever o que é a imagem em si. Neste caso, utilize a palavra-chave determinada no início do texto.
O title é a descrição que aparece quando o mouse passa por cima da imagem. Ele é essencial para a otimização da imagem, busque usar textos relacionados com o texto criado para o atributo ALT, mas não use textos idênticos.
Após entender sobre título, SEO e atributo ALT, é preciso atentar-se ao principal: o corpo de texto. Para escrever bons releases, o conteúdo merece atenção especial.
Um texto bem construído e conciso nas informações tende a atrair o leitor até o final da leitura. O primeiro passo é informar a data e estado de abrangência do release.
Deste modo, o jornalista conseguirá entender sobre qual região aquela informação é válida. Na hora de escrever o texto, mencione fatos interessantes, mas busque a objetividade, não use muitos adjetivos.
No primeiro parágrafo, elabore e esclareça as principais informações do seu release. Explique as questões que ainda não ficaram claras ou diretas. Poupe tempo e vá direto ao assunto.
Utilize o segundo parágrafo para desenvolver e contextualizar o release. Se necessário, forneça informações complementares, como pesquisas, citações e dados para dar veracidade ao conteúdo.
Caso haja necessidade, utilize mais parágrafos para contextualização do release. Não existem regras sobre o tamanho, contanto que as informações sejam necessárias para o material.
Nos parágrafos finais forneça uma breve descrição da empresa ou da pessoa que está sendo divulgada e utilize links externos se possível. Os links serão otimizados com técnicas de SEO que aumentam o ranking do site.
Por fim, revise o texto no corretor ortográfico, e se possível, peça que outra pessoa leia e revise o texto antes de publicá-lo.
*** Esse conteúdo foi postado em 5 de julho de 2013 e vem sendo atualizado desde então.