Quais são os problemas mais comuns na falta de planejamento das assessorias de imprensa?

Por Jaqueline Sobreira 22 de junho de 2023
Quais são os problemas mais comuns na falta de planejamento das assessorias de imprensa?

O trabalho de uma assessoria de imprensa consiste em organizar a comunicação e divulgação de uma marca, produtos ou serviços por meio de uma relação próxima entre jornalistas, veículos e a própria empresa. Para que os processos funcionem, o planejamento faz toda diferença. 

Falta de comunicação, buracos no clipping, escolher os veículos que não tem relação com o mercado da sua empresa, serem pegos de surpresa por uma crise e até expor os porta-vozes em entrevistas. Quando o trabalho de assessoria de imprensa não é bem planejado e estruturado para garantir os melhores resultados, é comum ter que lidar com esse tipo de problema no seu dia a dia. 

Desde a primeira reunião de briefing, passando pela definição da estratégia e até chegar à execução do planejamento, as assessorias de imprensa têm a responsabilidade de zelar pela imagem dos seus clientes, mantendo uma boa relação com os veículos de comunicação, sem deixar de lado seu posicionamento e objetivos de mercado. 

Para garantir que tudo seja feito de forma clara e efetiva, entender os objetivos e organizar a demanda é fundamental. A seguir, separamos os problemas mais comuns causados pela falta de planejamento das assessorias de imprensa. Acompanhe! 

1- Estratégia de distribuição pouco ou nada eficiente

Mesmo com todas as informações sobre o cliente, sem planejar onde encontrar oportunidades e em quais veículos trabalhar a divulgação, há riscos de entregar resultados abaixo do esperado.

Imagine uma situação em que a empresa atua no segmento de tecnologia, mais especificamente em e-sports. No entanto, a assessoria não fez um estudo de mercado para definir os melhores canais on e off-line para a divulgação. Existe a chance de disparar releases e mais releases para a editoria de esportes ou outra qualquer, com poucas chances de divulgação. 

Sem planejamento, não há estratégia. 

Analisar as editorias, jornalistas e veículos com antecedência evita o problema, pois possibilita que a assessoria pense em pautas especiais para cada situação ou momento, o que torna o trabalho muito mais qualitativo do que quantitativo, potencializando os resultados.  

2- Dificuldades no monitoramento e no clipping

Planejar também é otimizar o tempo. Caso contrário, a assessoria de imprensa pode encontrar problemas na hora de fazer o monitoramento e o clipping com agilidade, qualidade e eficiência. 

Afinal, qual é a periodicidade desse processo de levantamento e análise de dados? Existe algum termo ou palavra específica que não pode faltar? Lembrou de colocar os nomes dos concorrentes no monitoramento para benchmarking.

Todas essas dúvidas e direcionamentos surgem quando ao planejar a estratégia de assessoria de imprensa, estabelecendo um ponto de partida e os objetivos que devem ser alcançados. Lembre-se que esses processos possuem KPIs ou indicadores-chave de performance específicos e, sem planejamento, eles simplesmente não existem. 

3- Boas oportunidades de divugalção perdidas

Esse é um ponto é bem importante. Além das divulgações cotidianas e programas, o planejamento de assessoria de imprensa ajuda a entender as oportunidades que aparecem somente uma vez ao longo do ano e evita que a equipe seja pega de surpresa. 

Existem eventos de diferentes segmentos e mercados que são anuais, bienais e até os que acontecem de quatro em quatro anos. Há também o lançamento de um novo programa de televisão, coluna ou caderno em veículos de comunicação. 

O planejamento é importante para garantir que o seu porta-voz esteja preparado caso um telejornal procure um especialistas para ser a fonte durante uma entrevista para uma matéria jornalística que é de interesse público.

Sem essa visão a longo prazo, a assessoria de imprensa não estará preparada quando essas oportunidades surgirem. Podem acreditar, você vai querer estar pronto para elas.

4- Releases, follow up e processos sem objetivo

Toda a estratégia de divulgação, da reunião de pauta até o follow up, faz parte do planejamento de assessoria de imprensa. Sem isso, a equipe estará sujeita às demandas do cliente que podem vir de forma desorganizada ou simplesmente não aparecer. 

Como especialistas, é essencial se posicionar e dar cadência a esse processo de divulgação de informações. Os releases precisam de objetivo, contexto e um motivo para comunicar o jornalista. Assim como o follow up e a troca com jornalistas deve acontecer de forma programada e planejada. 

Experimente ligar para uma redação em uma sexta-feira no final do dia e ver o que acontece? Dificilmente terá qualquer resposta, pois todos estão envolvivos no “pescoção”. 

Não corra esse risco. Quando a estratégia e o planejamento andam juntos, fica muito mais fácil de mostrar o valor do trabalho e da experiência, o que nos leva ao próximo tópico.

5- Não mostrar o valor do trabalho para o cliente

Como o cliente pode acompanhar a evolução do trabalho de assessoria de imprensa sem um planejamento claro com todo o desenvolvimento, execução e objetivos estabelecidos? Esse é um dos problemas mais graves de não planejar o trabalho de assessoria de imprensa é a falta de clareza nos processos, o que torna tudo muito menos profissional.

Quando a assessoria de imprensa tem um planejamento claro e explicativo mostra segurança e transparência na execução, deixando seu cliente mais tranquilo sobre onde você pretende chegar e o que será necessário para cumprir essa jornada. 

Inclusive, fica até mais fácil de demandar qualquer mudança no budget, aumentando o investimento. 

Dica extra: falta de gerenciamento de crise!

O planejamento é a essência do gerenciamento de crise de uma marca. Com ele, é possível prever os diferentes cenários e entender como se preparar para cada um deles. 

Essa visão e aprendizagem ajuda a agir de forma mais rápida e efetiva quando a empresa se deparar com uma possível crise de imagem. Sem planejamento, a assessoria de imprensa não tem qualquer informação para trabalhar, o que pode gerar consequências irreversíveis, até a falência do negócio.

Todos esses problemas impactam no desempenho e nos resultados

Esses são apenas problemas que podem ser causados pela falta de planejamento de assessoria de imprensa. Portanto, ao definir sua estratégia, crie esse passo a passo, mesmo que em um cenário a curto prazo, para evitar cada um deles. 

Não permita que a falta de organização influencie no desempenho da sua empresa. Ofereça um atendimento de qualidade para o seu cliente, apresentando diferentes contextos, cenários e, claro, melhores resultados. 

Assessoria de Imprensa