Ferramentas essenciais às assessorias de imprensa

Por DINO 31 de outubro de 2022
Ferramentas essenciais às assessorias de imprensa

As ferramentas (tanto softwares quanto canais) podem ajudar a aumentar a visibilidade nos diferentes tipos de mídias 

Uma assessoria de imprensa de destaque não necessariamente é aquela que produz mais textos, mas sim a que torna relevante uma marca. Para atingir tal objetivo é necessário, além de conhecimento do mercado e de expertise, ter ferramentas que permitam o desenvolvimento de suas atividades. Afinal, a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos empregados. Junte bons profissionais com boas ferramentas e as chances de sucesso aumentam exponencialmente.

E quando falamos de ferramentas, não são somente softwares, mas também canais que podem ser aderidos como forma de impulsionar os resultados na assessoria de imprensa.

Press Release

Essa é uma das mais — senão a mais — difundida ferramenta. Press releases (Comunicados à Imprensa, em bom português), ou apenas releases (para os íntimos), são textos curtos e objetivos que informam aos veículos de comunicação um acontecimento ou fato. 

Algumas pessoas tentam banalizar o release como um texto que qualquer um pode fazer e que basta fazer uma propaganda de determinada empresa e enviar aos jornalistas. 

Mas, assim como muitas das coisas simples da vida, ela requer conhecimento sobre forma, linguagem e, sobretudo, acerca do assunto/tema. O bom assessor é aquele que reconhece o valor de um texto que fisga o leitor até o ponto final, além de entender as necessidades e facilitar o trabalho do jornalista.

Redes Sociais

As redes sociais são usadas por quase 80% dos brasileiros (totalizando 171,5 milhões de usuários ativos). Muitas pessoas da atual geração de usuários das mídias sociais, onde quer que vão, possuem o hábito de checar com frequência status, compartilhamentos, imagens, textos de amigos, colegas, personalidades e temas que façam parte do seu estilo de vida. E nisso foi enxergada uma oportunidade há anos atrás, quando o marketing de influenciadores foi criado.

Para o assessor de imprensa, usar esses mecanismos para veicular notícias (desde que integradas em um forte plano estratégico) é uma ótima forma de informar e formar um público interessado. Ter uma rede social com constância e qualidade, além de, se possível, trabalhar com influenciadores digitais, pode ser uma boa ferramenta para aumentar a visibilidade online e também impulsionar as publicações na imprensa.

SEO

A Otimização dos Mecanismos de Busca (Search Engine Optmization, do original em inglês) é, sem dúvida, fundamental para o crescimento no digital. O trabalho de “SEO” tem por objetivo principal otimizar páginas (ou até mesmo sites inteiros) para serem compreendidos de melhor forma pelos mecanismos de busca. Isso, consequentemente, melhora também o posicionamento desses sites nas páginas de resultados mostrando a relevância e confiabilidade destes no assunto buscado. 

A grande sacada para as assessorias é justamente a questão da relevância, do ser encontrável, estar presente onde o leitor procura. Afinal, quantos de nós pesquisam mais do que as três primeiras páginas de resultados? E quantos escolhem apenas os primeiros resultados? Pois então, devemos sempre aproveitar tudo o que agrega valor. Preparamos um ebook especial para te ajudar a aplicar SEO em suas notícias. Para acessar, basta clicar aqui e baixar gratuitamente.

Clipping

O clipping não precisa ser somente uma forma de medição para o cliente, mas uma ferramenta estratégica para conhecer o mercado, a marca e a concorrência. Por meio do que é dito pelos outros sobre algo ou alguém, é possível delinear uma posição de mercado e alguma necessidade de mudança de tática (ou mesmo de estratégia) no modo de lidar do cliente com a imprensa e a opinião pública.

O clipping pode ser tanto de portais e blogs, quanto das redes sociais. Eles podem ser realizados de forma manual, dentro dos mecanismos de busca ou dentro das plataformas sociais. Quanto às assessorias que possuem uma grande demanda de clipping, é interessante contratar uma ferramenta que realize esse serviço para ganhar tempo.

Press Kit

Essa ferramenta é um “bote salva-vidas” para quem precisa conhecer bem sobre um assunto e não tem tempo para fazer uma pesquisa detalhada. O Press Kit – Kit para a imprensa – é aquela pasta que possui informações que variam de acordo com cada caso, podendo envolver histórico detalhado, clipping, press release, biografia e material para a imprensa (entre imagens, vídeos e aspas). 

Essas ferramentas, aliadas à vontade de fazer bem-feito, escrevendo sempre o melhor texto e fazendo o levantamento mais completo, trabalham para que você e o seu cliente saiam sempre ganhando. 

Conclusão

Para ter bons resultados numa assessoria de imprensa, além de ter ferramentas e canais que ajudam a chegar até o objetivo traçado no planejamento estratégico, é preciso, acima de tudo, escrever textos de qualidade. Claro que as ferramentas ajudam e até otimizam os números alcançados, mas antes dela é preciso ter a base. A boa escrita, aliada às ferramentas adequadas, pode ser uma forma de conquistar espaço na mídia.

Assessoria de Imprensa