Frases curtas funcionam melhor do que frases longas. Esta regra de redação ensinada na escola permanece válida e deve ser usada por empresas que publicam conteúdo em canais próprios ou via newswire. Em linhas gerais, isso se resume a uma orientação: quebre as frases com pontos — e não apenas com vírgulas.
O livro “Everybody Writes”, da americana Ann Handley, explica que, quando lemos, o nosso cérebro procura identificar ideias centrais. Nossa cabeça, então, usa mais os pontos do que as vírgulas para processar a informação. Quanto mais longa a frase, mais o cérebro precisa postergar essa tarefa. O trabalho mental se torna maior, portanto.
Sites especializados em gramática enfatizam a orientação das frases curtas. Num post intitulado “Dica de redação: faça frases mais curtas”, o site Dicas & Exercícios esclarece:
“Frase extensa demais pode deixar as ideias confusas, prejudicando a compreensão. Períodos enxutos colaboram para a objetividade, pois, quanto mais se distende, mais a frase ramifica-se, deixando a ideia sem conclusão.”
Essa orientação não vem apenas de redatores da língua portuguesa. No inglês, é a mesma coisa. O site americano Copyblogger, bastante popular em marketing digital, vai na mesma linha. Ele afirma que nenhuma lição de redação para a web fica completa se não trouxer a declaração “use frases curtas”.
O Yoast é um plugin de WordPress que existe para otimizar textos para SEO. Muito adotado por redatores, ele avalia automaticamente textos escritos para blog posts. Uma das análises diz respeito ao tamanho das frases. Em sua página de recomendações de redação, ele chega a quantificar o tamanho ideal das frases: cerca de 20 palavras.
“Decidimos usar uma regra de ouro em nosso plugin: você não deve ter muitas frases com mais de 20 palavras. É verdade que uma frase muito complexa, com 18 palavras, pode ser mais difícil de ler do que uma frase mais simples, com 22 palavras. Além disso, você deve usar o bom senso ao otimizar seu texto. Mas, em geral, o uso de frases mais curtas ajuda a transmitir sua mensagem, especialmente online.”
Atenção: não fique com esse limite de 20 palavras na cabeça. É apenas uma referência. Tanto que o Yoast não proíbe frases maiores do que isso. Ele apenas recomenda que elas não dominem o texto.
“A cantora americana Taylor Swift avisou aos seus fãs que vem ao Brasil, por meio das redes sociais, confirmando que a data de 18 de julho de 2020 já está reservada para uma apresentação em São Paulo, no Allianz Parque, mas um detalhe chamou a atenção: o nome da cidade está escrito como ‘Soa Paulo’.”
Foram 55 palavras numa sequência que não está incorreta, mas está difícil de assimilar. Você precisa diminuir o ritmo de leitura para compreender. Ou talvez tenha de reler o texto. Ficaria muito melhor redigir o mesmo texto em frases curtas:
“A cantora americana Taylor Swift avisou aos seus fãs que vem ao Brasil. Por meio das redes sociais, confirmou que a data de 18 de julho de 2020 já está reservada para uma apresentação em São Paulo, no Allianz Parque. Um detalhe chamou a atenção: o nome da cidade está escrito como ‘Soa Paulo’.”
O próprio Copyblogger fica alheio a um número limite de palavras por frase. Em vez disso, ele recomenda adotar o hábito de enxugar o texto. Como dizia Carlos Drummond de Andrade, “escrever é a arte de cortar palavras”. Nessa linha, o Copyblogger sugere:
“Se a frase tiver 100 palavras, reescreva para deixá-la com 50. Repita o exercício para, então, reduzi-la a dez palavras”.
Um dos truques para isso é preferir a voz ativa à voz passiva. O site americano faz comparações nesse sentido, que adaptamos para o português:
• “Dorothy ofendeu o garçom” é melhor do que “o garçom foi ofendido por Dorothy”.
• “O rinoceronte destruiu a abóbora” é melhor do que “a abóbora foi destruída pelo rinoceronte”.
• “O furacão destruiu a Flórida” é melhor do que “a Flórida foi destruída pelo furacão”.
Frases curtas funcionam melhor para textos por uma questão não apenas de estilo, mas também científica. O cérebro humano processa melhor textos que estejam organizados por diversas frases quebradas por pontos — e não apenas por vírgulas. Uma boa referência são frases com cerca de 20 palavras, mas esse limite é apenas uma referência. Está longe de ser uma regra.