Hoje, o consumidor tem acesso à milhares de informações por minuto. Por isso, é importante gerar conteúdo de qualidade. É por meio dele que a sua marca se consolida como autoridade no assunto, além de conquistar espaço no âmbito digital.
Um conteúdo de qualidade é fundamental para atração do consumidor. Além disso, é com ele que a posição do site nos resultados de busca pode ser melhorado. Isso porque o Google utiliza técnicas de SEO e otimização para otimizar os resultados.
Até nas redes sociais, é comum observar conteúdos rasos, que não agregam conhecimento. Seja qual for a plataforma, tenha em mente que gerar conteúdo de qualidade tem sempre o mesmo princípio: agregar conhecimento à quem lê. Este pode ser uma pessoa ou até mesmo empresa.
A linguagem é o carro chefe do conteúdo. Primordialmente, a leitura precisa ser fluída. Quem lê precisa entender na primeira vez em que passa os olhos pelas palavras.
Para isso, é importante conhecer o público-alvo com quem se fala. No ambiente corporativos, há termos técnicos que não precisam ser explicados. Já para estudantes de uma certa área, é importante descomplicar palavras usadas no cotidiano do profissional.
Sobretudo, não importa a área: erros de português não podem e não devem ser cometidos. As regras gramaticais da língua devem ser respeitadas. Em caso de dúvidas, utilize mecanismos de buscas, dicionários ou consulte colegas com entendimento em português.
A internet possui de tudo. Ainda mais era da informação, onde somos bombardeados com noticias a cada segundo. O que diferencia um conteúdo do outro, além da qualidade, é a forma em como ele é tratado.
Pense em quem você deseja impactar com as informações. Como aquele público-alvo gostaria de ser impactado de forma diferente? O que chamaria a atenção dele sobre determinado assunto?
Definitivamente, é preciso ter grande entendimento sobre o assunto. Assim, é possível ter diferentes frentes de abordagem de um assunto de interesse do público-alvo.
Use assuntos do cotidiano que, para a sua marca ou empresa, parecem ser fáceis, mas que para os clientes, podem ser complexos. Mostre o seu produto por um olhar diferente. Exercite a criatividade na forma de conteúdo!
Entre os pilares para gerar conteúdo de qualidade, está semear o conhecimento. Compartilhe informações que você considere importante. Algumas vezes, a troca de experiências pode transformar o conteúdo em algo de extrema qualidade para quem lê.
Busque trazer cases pessoais, profissionais ou até mesmo da sua empresa. Apenas certifique-se de que essas informações podem ser divulgadas.
Inclusive, é por meio desse pilar que redes sociais como o LinkedIn rivalizaram tão amplamente. A troca de experiências e percepções tornaram-se parte de algo que as pessoas querem participar cada vez mais.
Acompanhe a repercussão junto ao público leitor, leia os comentários e responda as dúvidas. O engajamento é uma das coisas mais buscadas por produtores de conteúdo.
Quanto mais o seu leitor sentir que pode – e é bem recebido- em discursões sobre o tema, mais será fácil surgir novas ideias para novos temas. Esses feedbacks também podem auxiliar em insights para novas ideias para gerar conteúdo de qualidade.
Por fim, lembre-se que essas dicas são úteis para obter sucesso na criação de posts, textos e releases porém é essencial ter um conteúdo interessante.
Não tente apenas vender uma ideia ou negócio, mas sim fornecer conteúdo relevante para o público. Quanto maior a sua relevância, maiores chances de obter um melhor tráfego para seu conteúdo.
***Esse post foi escrito em 10 de outubro de 2013 e vem sendo atualizado desde então