Como gerar conteúdo de qualidade?

Por Jaqueline Sobreira 22 de junho de 2022
Como gerar conteúdo de qualidade?

Hoje, o consumidor tem acesso à milhares de informações por minuto. Por isso, é importante gerar conteúdo de qualidade. É por meio dele que a sua marca se consolida como autoridade no assunto, além de conquistar espaço no âmbito digital.

Um conteúdo de qualidade é fundamental para atração do consumidor. Além disso, é com ele que a posição do site nos resultados de busca pode ser melhorado. Isso porque o Google utiliza técnicas de SEO e otimização para otimizar os resultados.

Até nas redes sociais, é comum observar conteúdos rasos, que não agregam conhecimento. Seja qual for a plataforma, tenha em mente que gerar conteúdo de qualidade tem sempre o mesmo princípio: agregar conhecimento à quem lê. Este pode ser uma pessoa ou até mesmo empresa.

Facilite a leitura para gerar conteúdo de qualidade

A linguagem é o carro chefe do conteúdo. Primordialmente, a leitura precisa ser fluída. Quem lê precisa entender na primeira vez em que passa os olhos pelas palavras.

Para isso, é importante conhecer o público-alvo com quem se fala. No ambiente corporativos, há termos técnicos que não precisam ser explicados. Já para estudantes de uma certa área, é importante descomplicar palavras usadas no cotidiano do profissional.

Sobretudo, não importa a área: erros de português não podem e não devem ser cometidos. As regras gramaticais da língua devem ser respeitadas. Em caso de dúvidas, utilize mecanismos de buscas, dicionários ou consulte colegas com entendimento em português.

Inove para gerar conteúdo de qualidade

A internet possui de tudo. Ainda mais era da informação, onde somos bombardeados com noticias a cada segundo. O que diferencia um conteúdo do outro, além da qualidade, é a forma em como ele é tratado.

Pense em quem você deseja impactar com as informações. Como aquele público-alvo gostaria de ser impactado de forma diferente? O que chamaria a atenção dele sobre determinado assunto?

Definitivamente, é preciso ter grande entendimento sobre o assunto. Assim, é possível ter diferentes frentes de abordagem de um assunto de interesse do público-alvo.

Use assuntos do cotidiano que, para a sua marca ou empresa, parecem ser fáceis, mas que para os clientes, podem ser complexos. Mostre o seu produto por um olhar diferente. Exercite a criatividade na forma de conteúdo!

dino divulgador de notícias

Semeie conhecimento

Entre os pilares para gerar conteúdo de qualidade, está semear o conhecimento. Compartilhe informações que você considere importante. Algumas vezes, a troca de experiências pode transformar o conteúdo em algo de extrema qualidade para quem lê.

Busque trazer cases pessoais, profissionais ou até mesmo da sua empresa. Apenas certifique-se de que essas informações podem ser divulgadas.

Inclusive, é por meio desse pilar que redes sociais como o LinkedIn rivalizaram tão amplamente. A troca de experiências e percepções tornaram-se parte de algo que as pessoas querem participar cada vez mais.

Dê importância ao feedback

Acompanhe a repercussão junto ao público leitor, leia os comentários e responda as dúvidas.  O engajamento é uma das coisas mais buscadas por produtores de conteúdo.

Quanto mais o seu leitor sentir que pode – e é bem recebido- em discursões sobre o tema, mais será fácil surgir novas ideias para novos temas. Esses feedbacks também podem auxiliar em insights para novas ideias para gerar conteúdo de qualidade.

Conclusão

Por fim, lembre-se que essas dicas são úteis para obter sucesso na criação de posts, textos e releases porém é essencial ter um conteúdo interessante.  

Não tente apenas vender uma ideia ou negócio, mas sim fornecer conteúdo relevante para o público. Quanto maior a sua relevância, maiores chances de obter um melhor tráfego para seu conteúdo.

***Esse post foi escrito em 10 de outubro de 2013 e vem sendo atualizado desde então

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