A prática de SEO é muito conhecida entre as áreas de comunicação. Pensando nisso, criamos um guia de SEO com boas práticas e facilitar o cotidiano de profissionais
As práticas de SEO podem parecer simples na teoria. Todavia, sabemos que os algoritmos do Google são cada vez mais complexos. Com isso, é preciso cada vez mais incorporar estratégias para conseguir bom ranqueamento orgânico no buscador.
Se antes encher um texto de palavras-chaves e inserir qualquer tipo de backlink no conteúdo funcionava, hoje a realidade é outra. O Google, cada vez mais, leva em consideração a qualidade do conteúdo. Visando sempre a experiência dos usuários.
Estar no topo das páginas de pesquisa é um alvo de quase toda empresa. Isso porque é nos primeiros resultados que os usuários tendem a clicar, segundo um estudo da empresa americana Backlinko
A taxa de cliques de um site na primeira posição dos motores de buscas chegam a atingir 27,6% em média Ou seja, estar no topo da primeira página é realmente importante quando falamos de resultados. Esse usuário que tende a clicar nos primeiros resultados, além de conhecer o site, ainda pode se tornar um potencial cliente.
E, com o SEO bem realizado, isso ocorre de modo orgânico. Ou seja, sem que haja investimento em ADS para tal feito.
Do lado do Google, os algoritmos buscam sempre oferecer as melhores informações de acordo com o que foi buscado. Isso garante que o usuário sempre busque respostas dentro do buscador.
No mesmo estudo da Backlinko, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques. De acordo com o gráfico realizado pela empresa, é possível entender qual a relação de cliques com a posição da página.
Fonte: Backlinko
Sim. Existe uma prática conhecida como “black hat”. A técnica consiste em burlar regras para conseguir melhorar conteúdos nos motores de busca, sem que o Google reconheça.
O nome foi uma inspiração de filmes clássicos de western, onde os vilões eram caracterizados pelo uso de chapéu preto.
A prática, segundo Neil Patel, pode até render bons resultados iniciais, mas é um “barato que sai caro”, visto que em algum momento o Google irá notar a prática e penalizar.
Algumas das práticas que são consideradas black hat:
Inclusive, a atualização do Google de 2021, chamada Core Web Vitals, derrubou grande parte de sites que vendiam backlinks de qualidade duvidosa.
Brian Dean, especialista em SEO do Backlinko, em uma ampla análise dos motores de busca, afirmou que existem mais duzentos fatores de classificação avaliados pelos algoritmos.
A primeira falácia a ser desmentida, é que a idade do domínio de um site impacta no rankeamento. Isso foi desmentido por John Mueller, Analista de Tendências para Webmaster Sênior do Google.
Fonte: Backlinko
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Com os fenômenos dos reels, tiktok e youtube, cada vez mais conteúdos em vídeo ganham espaço na audiência. E esse tipo de multimídia pode ser benéfica para leitura do leitor, complementando o assunto. Além de ajudar no SEO, como citamos acima.
Inclusive, essa tendência já é percebida por profissionais de marketing. 78% alega que o uso de vídeos ajudou no crescimento das vendas.
O áudio também vem sendo explorado pelos podcasts e ganhou espaço nos usuários da internet.
Neil Patel, amplamente conhecido como especialista em SEO e Marketing, afirma que a melhor forma de incluir vídeos em um blog é incorporando. Em razão de que o usuário não precisa sair do seu site para assistir o conteúdo.
A única ressalva é que é preciso que o escritor deve ficar de olho se o vídeo não viola os termos do youtube. Uma vez que o vídeo for suspenso por quebra de regras, ele fica ilegível na página.
Quando uma marca conquista visibilidade e credibilidade online, automaticamente, as pessoas começa a buscar o blog da marca por entender que ela possui domínio no que fala.
Juntamente, o número de acessos aumenta. Decorrente disso, o google começa a entender que aquele site é relevante, dando “pontos extras” para o domínio.
A prática é conhecida como off page, e leva em consideração fatores externos relacionados à página.
Um estudo da empresa de soluções americana Ahrefs analisou criteriosamente cerca de mais de um bilhão de páginas. Destas, 66.31% não tinham backlinks ao longo dos conteúdos. Apenas 26,29% delas possuíam mais de três backlinks de sites diferentes.
Como sabemos, os backlinks são um dos principais critérios avaliados pelos motores de busca. E quanto mais backlinks qualificados e relevantes, melhor o algoritmo classifica uma página.
Nesse mesmo estudo, a Ahref chega à conclusão por meio de dados de que páginas com backlinks relevantes, ou seja, de páginas de grande autoridade, têm maiores chances de obter maior tráfego orgânico. Isso porque, como já falamos, o algoritmo bloqueia hyperlinks ruins.
É por isso que diversas assessorias de imprensa e marcas incluem o Dino como parte da estratégia. Com backlinks relevantes por meio de notícias em grandes portais, é possível melhorar cada vez mais o tráfego orgânico do site.
A estratégia com a Agência de Notícias Dino ainda ajuda em fatores importantes como: credibilidade, visibilidade online, relevância e a possibilidade de alcançar clientes em potencial.
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Não existe uma receita básica para melhorar o SEO de um site. Na realidade, é preciso incorporar uma série de ações em conjunto com o desenvolvedor do site e o departamento de marketing para que os resultados sejam obtidos gradualmente.