A importância da autoridade de marca

Por Jaqueline Sobreira 7 de novembro de 2022
A importância da autoridade de marca

A autoridade de marca é um conceito que existe há décadas. Ela consiste na confiança das pessoas em relação à sua marca, ícone ou produto. Dessa forma, gerar autoridade de marca não é apenas importante porque você estará impactando seus clientes com um bom atendimento;

Como falamos neste texto, a autoridade de marca é construída, principalmente, pelo departamento de comunicação das empresas.

A importância da autoridade de marca e como aumentá-la

A autoridade de marca é a capacidade que uma marca tem de influenciar e motivar o comportamento das pessoas. Ela pode ser definida como um conjunto de atributos que as tornam admiradas e respeitadas pelo seu público. Além de se tornar referência dentro do nicho em que se está inserida.

O World PR Report de 2020, realizado pelo ICCO (Internacional Comunications Consultancy Organization) realizou uma pesquisa com mais de três mil executivos de agências de comunicação de todo o mundo. Nela, podemos avaliar que a reputação da marca é uma das maiores preocupações de clientes.

No mesmo estudo, o levantamento mostra que as ferramentas mais utilizadas para conquistar a autoridade de marca são o planejamento de ações, gestão das redes sociais e a criatividade.

Todavia, criar autoridade não é uma tarefa fácil. Muitas vezes esse processo envolve mudanças profundas na forma como a organização interage com seus clientes e estratégias para alcançar sucessos reais no mercado.

Primeiro: Pense no que você sabe sobre o cliente

Pense com cuidado sobre o que os clientes querem quando entram em contato com sua marca. Neste momento, vale revisar o seu entendimento sobre a persona ideal para o negócio.

Geralmente, o desenvolvimento da persona é realizado pelo departamento de marketing e comercial, já que está totalmente ligado à vendas.

Depois disso, considerando todas as outras informações necessárias disponíveis sobre os seus clientes e sua concorrência , determine quais são os focos principais dos investimentos da empresa.

Por exemplo: Se for uma empresa financeira dedicada às finanças corporativas segmentadas, então sua principal estratégia deve ser o mercado B2B (business to business). Ou seja, a comunicação deve ser totalmente voltada para empresas e não pessoas físicas.

Segundo: Pense nos conteúdos criados

Tudo começa com saber quem é seu público e exatamente o que eles querem de você. Então, envolve a criação de conteúdo que dê a eles exatamente o que eles querem – e não apenas uma ou duas vezes, mas consistentemente ao longo do tempo.

É neste momento que pensamos em estratégias de marketing de conteúdo e o SEO. Isso se deve ao fato de que os mecanismos de busca e até as redes sociais usam estratégias de SEO para levar o melhor conteúdo para a pesquisa do internauta.

Um estudo da empresa americana Backlinko mostrou que os três primeiros links não pagos recebem cerca de 30% dos cliques. Ou seja, o posicionamento dos conteúdos da sua marca podem alcançar mais pessoas.

Pensando nisso, o conteúdo criado em seu blog e nas redes sociais precisam responder às dúvidas e dores da persona. Esses consumidores do seu conteúdo começarão a se associar à relevância do conteúdo como parte da identidade da sua marca. É esse apego que permite que a confiança e a lealdade cresçam no relacionamento entre consumidor e empresa, levando inclusive à indicação espontânea.

Todavia, o material produzido deve estar relacionado com o seu produto, caso contrário, o Google pode penalizar o seu site, diminuindo o alcance e, respectivamente, a autoridade.

Terceiro: Crie estratégias

Como falamos anteriormente, criar um planejamento é uma das principais preocupações de empresários e agências de comunicação. Isso porque, é por meio do planejamento estratégico que é possível traçar o aumento gradual da reputação e autoridade.

Neste passo, é importante ressaltar que não existe uma fórmula mágica. Cada empresa deve analisar os objetivos do seu negócio e a persona.

Todavia, é possível acrescentar na estratégia:

Divulgação de informações corporativas em portais noticiosos para melhora de backlinks, autoridade de marca e reputação;

Criação de conteúdos em blogs

– Criação de conteúdos para as redes sociais

– Definição de tom de voz para respostas rápidas;

– Possíveis campanhas em mídias pagas e e-mail.

Conclusão:

Quanto mais familiarizados os consumidores estão com a sua marca, mais fácil será para você conquistar novos clientes. Isso significa fazer coisas com as quais seus clientes estejam familiarizados e que tenham êxito naqueles mercados onde você já é conhecido.

A marca é um canal de marketing muito importante e pode ser a fonte de toda a sua estratégia. Ou seja:  investir em uma boa autoridade de marca é essencial.