Comunicar não é nada menos que transmitir uma mensagem entre emissor e receptor. E é por conta destes dois polos que devemos ser claros e objetivos com toda mensagem à ser transmitida – ela sempre passa por um processo de interpretação, assimilação e individualidade do receptor – que nem sempre associa a mensagem à real intenção do emissor, abrindo espaço para possíveis desentendimentos.
No cunho jornalístico, a imagem tornou-se essencial para complementar e traduzir signos aos olhos do leitor. Além de atribuir sentido ao produto jornalístico, a uma notícia por exemplo, a imagem prende a atenção do leitor e, de certo modo, ilustra o que está sendo informado e prende a atenção de que está lendo, levando-o a uma melhor dissociação do texto, imagem e resultando numa absorção maior da informação.
Um grande exemplo de que a informação textual difundida a uma boa comunicação visual traz ótimos “resultados” é o infográfico. Segundo Rodrigo Caixeta, em artigo para o site da ABI – Associação Brasileira de Imprensa sobre o infográfico: “É uma forma de representar informações técnicas como números, mecanismos e/ou estatísticas, que devem ser sobretudo atrativos e transmitidos ao leitor em pouco tempo e espaço. (…) Segundo pesquisas, a primeira coisa que se lê num jornal são os títulos, seguidos pelos infográficos, que, muitas vezes, são a única coisa consultada na matéria”
Principalmente na era digital, o momento em que vivemos é de consumo frenético, interruptível e não sequencial da informação. Nós consumimos conteúdos excessivamente todo dia, seja no Facebook com um feed interminável, no Whatsapp em que estabelecemos contato com quase todas as pessoas do nosso ciclo social, ou até mesmo no twitter onde são disseminados, segundo um infográfico, 347,222 tweets em um minuto.
O que isso quer dizer?
Isso significa que o BuzzFeed é um grande benchmark de “content marketing” e de como se fazer jornalismo nos dias de hoje. Uma notícia sem conteúdo visual impactante e saturada de informação textual já não é mais absorvida e tampouco fixada na mente de seus leitores e isso é preocupante para uma marca ou veículo de comunicação.
Assim como o Instagram e o Pinterest são plataformas globais em que a imagem é a grande protagonista e serve de fato para alguns fotojornalistas ou amadores, construírem seu portfólio e ganharem a devida visibilidade pelo seu trabalho.
Agora você já sabe que a imagem é essencial para uma notícia. Entretanto é preciso utilizar as imagens de forma correta, caso contrário, ela pode somar prejuízos ao seu conteúdo. Aqui vai algumas dicas na hora de selecionar a imagem ideal para ilustrar seu texto:
Direitos autorais
Em casos de imagens utilizadas de pessoas sem autorização ou as produzidas por profissionais (fotógrafos e designers), você terá violado os direitos de imagem e direitos autorais. São dois problemas diferentes, mas com impactos altamente negativos que podem levar a processos judiciais. Então, cuidado com sua escolha, mesmo que tenha dificuldade para seleção da ideal para o seu texto.
Seu retrato na notícia
Muitos conteúdos jornalísticos no formato de artigo vêm com imagens do próprio autor. Talvez não seja interessante utilizar uma fotografia do responsável pelo artigo, mesmo que seja de ótima qualidade. O ideal mesmo é que você opte por outra que esteja relacionada com o assunto do texto.
Imagem é complemento
Cuidado com imagens que não são relacionadas com o assunto (as genéricas). Identifique em seu texto o foco e opte por uma que faça ligação a ele. Ela precisa estar em harmonia com o texto. A imagem também é texto e, por isso, ela deve trazer informações semelhantes ao conteúdo para não confundir e, em alguns casos, até ter interpretação equivocada pelo leitor.
E por fim, aqui estão alguns bancos de imagens gratuitos para você desfrutar na hora de criar sua notícia: