Segundo o biólogo Charles Darwin, autor da Teoria da Seleção Natural, os organismos mais bem adaptados ao meio têm mais chances de sobreviverem do que os menos adaptados. Podemos dizer que este estudo de Darwin, sobre as espécies, é semelhante ao jornalismo na era digital. Calma! Não se assuste com a comparação. Mas se você parar para pensar, com a chegada da internet os veículos de comunicação como jornal impresso, revista, TV e rádio tiveram que se adaptar ao meio, ou seja, a internet para poder sobreviver.
Em “Seleção Natural”, os seres vivos sofrem de mutações genéticas. Persistindo com a analogia, no jornalismo estas “mutações genéticas” são os avanços tecnológicos. Assim, veio a internet que sacudiu o mercado de comunicação, em especial, o jornalismo, que precisou se adaptar a esta realidade ou perderia em lucro e público.
Até arriscaram a dizer que, alguns deles, como o jornal impresso, deixariam de existir. Isso não aconteceu, mas devemos concordar que sua tiragem diminuiu. Por outro lado, grandes portais de notícia surgiram com a era digital.
A convergência das mídias trouxe o Webjornalismo – conhecido pela prática de jornalismo em plataforma digital, novos formatos e muita interatividade. E, veja: cativou o público permitindo uma gama gigantesca de ferramentas e possibilidades para um modelo de negócio mais acessível ao consumidor conectado. Se por um lado a versão impressa de um jornal limitava o leitor ao texto e fotografia, com a internet o consumidor de notícia pela web ganhou outros recursos que vão além do texto e imagem. Ou seja, o recurso multimídia, que alinha texto, imagem, podcast (áudio), vídeo, infográficos dinâmicos, entre outros.
Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo entre outros jornais que nasceram como versão impressa, estão adaptados à web e possuem grande audiência. A Folha, por exemplo, começou apenas a reprodução estática da versão impressa. Logo mais tarde, ela e tantos outros investiram no formato mais dinâmico, como conhecemos hoje; por outro lado, portais como o Brasil 247, e Brasil Post surgiram com a chegada da internet e toda a avançada tecnologia à disposição.
Se você tiver interesse em conhecer outros portais de notícias no Brasil e no mundo, o site Guia de Mídia traz uma lista de todos os veículos de comunicação online. O Guia reúne rádios, revistas e portais de notícias. Com ele, você pode identificar novas oportunidades para divulgação do seu conteúdo pela web.