Link do follow faz parte de uma estratégia de SEO mais estruturada, principalmente quando falamos de backlinks. Geralmente, a gestão de marketing realiza esse tipo de trabalho com o objetivo de aumentar os resultados online, principalmente em buscadores.
Muitos utilizam o Marketing de conteúdo como principal ferramenta para estratégias de SEO. Todavia, esta deve unir-se ao uso de backlinks, principalmente links do follow e no follow.
Para um bom ranqueamento nos buscadores, é necessário unir as boas práticas de SEO. O próprio Google, confirmou em 2016, que os backlinks são um dos agentes mais importantes para os algoritmos.
Conteúdos em blogs são bem vistos tanto pelos mecanismos de buscas quanto pelos usuários. Mais de 82% dos clientes e usuários da internet gostam e consomem conteúdos relevantes de blogs e sites.
Pense da seguinte forma: dentro dos backlinks, existem os links do follow e no follow. Neste artigo, iremos explicar primeiro.
Para entender de modo básico, pense no seguinte exemplo: para tornar uma leitura mais rica, é de costume que se coloquem hiperlinks no texto. Esses links podem ser no follow ou do follow. Os links do follow atribuem uma boa relação entre o site citado e o site que o usa como citação.
Assim, toda vez que um link do follow é citado em uma página, ele mostra aos buscadores que aquele site é sim confiável e tem autoridade. Isso também resulta em uma boa pontuação para seu site ou blog. A pontuação é conhecida como PageRank.
Os mecanismos de busca e especialistas em SEO conseguem identificar facilmente links do follow de no follow. É possível identificar na HTML do site. Por exemplo, <a href=”https://www.nomedosite.com/” rel=”dofollow”> Link Text </a>.
Já para um link no follow, o exemplo seria o seguinte: <a href=”https://www.nomedosite.com/” rel=”nofollow”> Link Text </a>.
É possível também identificar esses tipos de link por meio de ferramentas como o SemRush, que possui em sua versão paga uma auditoria mais aprofundada.
Como falamos anteriormente, o uso de link building gera uma pontuação tanto para o site que usa o hiperlink quanto para o site de destino. Essa pontuação de otimização é chamada de link juice.
Ou seja, é a parcela de otimização de ranqueamento que cada link transmite ao citar uma página de destino.
É possível utilizar o link juice para melhorar o ranqueamento de um conteúdo que está na segunda ou terceira posição do buscador. Usando um link juice de fontes com autoridade para o Google, automaticamente, essa reputação é repassada também para o seu site.
Pense da seguinte maneira: você utiliza um link em seu conteúdo que tem alto índice de link juice. O Google olha para seu site e entende que, assim como aquele site, você também possui alta relevância e credibilidade. Assim, seu ranqueamento melhora.
Antecipadamente, alguns profissionais podem considerar que link do follow são melhores na estratégia do que o uso dos no follow. Entretanto, essa teoria não está cem por cento correta.
Se usados com uma boa estratégia, tanto os links do follow quanto os no follow podem ajudar no alcance dos objetivos da marca, principalmente no ambiente virtual. Em síntese, links no follow não deixam de ser hiperlinks.
Como já falado anteriormente pelo Google, hiperlinks fazem parte de uma boa estratégia na hora de montar um conteúdo de qualidade. Desse modo, ambas as modalidades de backlinks são importantes para o SEO de um site.
Um estudo realizado pelo Backlinko, mostrou que os links são um fator importante para o posicionamento de um site no Google. Ou seja, o uso estratégico e com qualidade de backlinks são um fator importante para o aumento de tráfego em um site.
Um estudo constatou que 75% dos usuários não continuam suas buscas na segunda ou terceira página do Google. É exatamente por isso que é tão importante estar na primeira página do buscador. E, ao estar na primeira página, o número de tráfego no site aumenta.
Pelo fato do link do follow ser visto como “confiável” e aumentar a qualidade do conteúdo, que por sua vez, melhora a indexação, as chances do tráfego no site aumentam.
As boas práticas de SEO são indispensáveis para empresas que desejam um bom ranqueamento. Pensando nisso, o Dino possui parceiros para que nossos clientes possam construir bons backlinks.
Os backlinks fornecidos pelos parceiros Dinos são do follow e no follow. Isso porque, como já falamos anteriormente, ambos devem ser utilizados dentro da estratégia de marketing a fim de ampliar o alcance, reconhecimento e visibilidade online.
A solução do Dino acontece da seguinte forma: por meio de pautas corporativas e releases, nossos clientes conquistam backlinks de qualidade em portais noticiosos de ampla relevância, bem como em blogs. Além de alcançar o público-alvo que consome aquele tipo de conteúdo, ainda consegue bons links do follow e no follow.
Os links do follow devem fazer parte da estratégia de marketing de empresas que querem ampliar a visibilidade e credibilidade. Entretanto, o uso deste deve ser de modo estratégico, para que a prática não seja vista como errada pelos algoritmos do Google.
Além da melhora de ranqueamento, o link do follow ainda melhora os índices de link juice, tráfego orgânico no site e aumenta as possibilidades de conversões.