Existem muitos livros que tratam de redação. Se você fizer uma busca no Google, encontrará títulos especialmente voltados para redação do Enem. Eles podem ser úteis, uma vez que apresentam o bê-á-bá da escrita, mas talvez não sejam suficientemente amplos para quem pretende escrever posts e artigos para empresas.
Por isso, selecionamos quatro livros para quem busca aprender a escrever corretamente. Todos têm link para compra na Amazon, mas podem ser encontrados em outras livrarias virtuais — e possivelmente em lojas físicas também.
A primeira recomendação é o “Redação na prática: Um guia que faz a diferença na hora de escrever bem”, de Sandra Helena Terciotti e Eleomar Rosetti Ricino.
Trata-se de um livro que se concentra nos aspectos básicos — e críticos — da redação, como objetividade, clareza, coerência e coesão. Aborda também os principais elementos da gramática, como concordância, regência, regras ortográficas, acentuação, pontuação e outros itens que frequentemente geram dúvidas entre redatores.
A segunda recomendação é o livro “Redação Descomplicada”, de Carlos Pimentel, que defende a ideia de que escrever não é uma questão de talento. Escrever se aprende, segundo ele.
O livro aborda a produção de diferentes tipos de textos, como relatórios, emails, cartas ou mesmo gêneros literários. Há, ainda, exercícios no final de cada capítulo.
OBS: As duas recomendações finais são complementares aos livros básicos. Ambas são estrangeiras e não têm tradução. Precisam ser lidas em inglês — e isso pode ser uma barreira.
“The Elements of Style” foi escrito por William Strunk Jr. em 1918 e revisado em 1935. A obra apresenta pelo menos dez regras da boa redação, como expressar uma ideia em cada parágrafo, preferir a voz ativa à passiva e evitar frases longas, entre outras.
“Everybody Writes”, de Ann Handley, ensina o passo a passo de uma produção consistente de texto, a partir da organização e simplificação das ideias. Embora uma parte do livro diga respeito a regras gramaticais da língua inglesa, a maioria dos capítulos aborda a estrutura de redação. Portanto, os conceitos são aplicáveis ao português.
Um alerta importante: não são exatamente os livros focados em redação que ensinam a escrever, mas a leitura diária de variados estilos. Procure ler de tudo: romances, biografias, notícias, revistas, histórias em quadrinhos e o que mais lhe for útil ou prazeroso.
Durante a leitura, procure observar a forma como o redator usou as palavras para empregar determinadas artimanhas em seu texto. É desse exercício contínuo que vem o aprimoramento de sua redação.
Livros nacionais como “Redação na Prática” e “Redação Descomplicada” são boas opções para se aprender o básico da redação. Opções estrangeiras, como “The Elements of Style” e “Everybody Writes” complementam bem esses dois livros. Um bom redator, porém, cria o hábito de ler um pouco de tudo em sua vida — e de observar os estilos.