Marketing no Metaverso: saiba o que esperar desse relacionamento

Por Jaqueline Sobreira 21 de março de 2022
Marketing no Metaverso: saiba o que esperar desse relacionamento

O marketing no metaverso, uma das novas apostas tecnológicas, pode ser rentável para empreendedores. Entenda como se preparar para o novo ambiente

O mundo moderno trouxe com ele o lançamento contínuo de novas tecnologias. Entre as mais comentadas no último ano, está o metaverso. E é claro que profissionais já se perguntam como o marketing no metaverso irá funcionar e o que devemos esperar

Mesmo que essa tendência ainda esteja em desenvolvimento por especialistas, é importante que comunicadores comecem a se planejar. O novo universo já tem até previsão para se tornar massivo. Essa foi a previsão dada foi entre cinco a dez anos pelo criador do facebook, Mark Zuckerberg.

Atualmente, algumas empresas são convidadas pela marca para realizar pequenas experiências. Estas são chamadas de pílulas pela Meta. 

O que é Metaverso? 

Antes de entender como será o Marketing no Metaverso, é importante entender o que é esse novo espaço virtual. Para explicar esse espaço de forma fácil, iremos usar um exemplo. Você se lembra do Second Life? O jogo que imitava o The Sims, mas que era possível ter uma vida. 

O Second Life era um simulador da vida real. No game, era possível namorar avatares de pessoas reais, ter um trabalho e até uma casa. O Metaverso é mais ou menos isso. É um ambiente virtual tridimensional onde poderemos ter interações por voz e visão “real” através dos óculos 3D. 

No metaverso, o usuário conseguirá ter reuniões, ir a shows, conhecer artistas, conhecer parques virtuais entre muitas outras experiências do “mundo real”. 

O marketing no metaverso: o que esperar? 

A proposta é que a vida aconteça através do metaverso. Com isso, fica a pergunta: como será o marketing no metaverso? 

A intenção é que o usuário esteja dentro do próprio conteúdo, como o próprio Mark Zuckerberg disse. Assim, os conteúdos publicitários deverão considerar essa imersão. Isso dá mais espaço para a criatividade das agências e profissionais. Será importante oferecer soluções diferenciadas do que o cliente já está acostumado. 

Alguns games já começaram a testar. Um exemplo foi a Brahma, que criou um bar dentro do jogo GTA para fazer parte do grupo que estava ali. A intenção inicial da marca não foi vender, mas ser lembrada dentro do game. 

Quando o metaverso estiver de fato pronto, as marcas irão investir seus esforços profissionais e financeiros nesse tipo de visibilidade. Por isso, o empreendedor já deve começar a estudar a plataforma e desenhar “possíveis” campanhas de imersão. 

O marketing no metaverso poderá mudar o cotidiano? 

Como esse ambiente é imersivo, mais do que nunca o marketing no metaverso contará ainda mais com o suporte de uma área em específico: a tecnologia. Como será possível adquirir um produto virtual com moeda real, essa estrutura precisará ser pensada a fim de evitar fraudes. 

O marketing no metaverso deixará a empresa cada vez mais próxima do cliente. Ou seja, o departamento de comunicação precisará investir forças em campanhas imersivas. O cotidiano do profissional de fato irá mudar, sempre pensando na tecnologia. 

O lado bom é que a união dos departamentos de uma empresa será extremamente necessária. Não será possível pensar em comunicação sem ter um especialista em tecnologia. Assim, o profissional deixa de olhar apenas para a sua área de atuação e começa a enxergar o todo com mais afinco. 

O cotidiano poderá mudar com reuniões imersivas, onde os ambientes virtuais serão usados para reuniões corporativas. A moda terá uma forte mudança, já que cada usuário terá o seu avatar e poderá personalizá-lo. 

Como preparar o marketing para o metaverso? 

Como já ressaltamos, o metaverso ainda não saiu do papel. Mas diversas empresas de peso no mercado estão investindo fortemente na tecnologia e em espaços virtuais. Isso nos traz a certeza de que haverá mudança no marketing e na forma de relacionamento com o cliente. 

É importante que o profissional sempre esteja atento aos desdobramentos do metaverso e o que grandes negócios estão fazendo sobre o assunto. Vale iniciar um rascunho de estratégias que o marketing pensaria em realizar com o que se sabe até agora. 

O comunicador deve começar a pensar em campanhas imersivas. Pensar como o público-alvo do negócio reagiria diante da novidade. Qual seria as curiosidades do mesmo dentro do ambiente virtual? Não é necessário desenvolver peças rapidamente, mas começar a pensar o que seria feito na nova rede social. 

Concluindo…

Antes de pensar sobre o marketing no metaverso, é preciso acompanhar de perto como está sendo o desenvolvimento da plataforma. Depois, deve-se fazer um levantamento do que se entende sobre a nova tecnologia até agora. Esse conhecimento será o pilar da estruturação de novas campanhas (sejam elas para o metaverso ou apenas para a imersão na vida real).

Blog