Notícia na Reputação de Marca: como mensurar o impacto

Por Gabriel Andrade 31 de maio de 2023
Notícia na Reputação de Marca: como mensurar o impacto

Mensurar o impacto de uma notícia é algo indispensável em uma estratégia eficaz de gestão de reputação de marca

A reputação de uma marca é um ativo valioso que pode ser construído ao longo de anos, mas também pode ser afetado por uma única notícia negativa. Por isso, é fundamental para as empresas compreenderem o impacto da divulgação de informações na mídia, a fim de tomarem medidas estratégicas. A forma como a companhia é percebida pelo público pode influenciar diretamente sua credibilidade, confiança e até mesmo seu desempenho financeiro.

Neste artigo, serão discutidas estratégias eficazes para mensurar a repercussão de uma notícia na reputação de uma marca, permitindo que as empresas estejam preparadas para lidar com qualquer situação e tomar decisões embasadas para preservar e fortalecer sua imagem perante o mercado.

Monitore as menções da marca

O primeiro passo para mensurar o efeito de uma notícia é monitorar as menções da marca nos meios de comunicação, redes sociais e outras plataformas relevantes. Existem várias ferramentas disponíveis que podem ajudar nesse processo, como o Comunique-se 360 e o Knewin Monitoring, por exemplo. O monitoramento é essencial para mensurar o impacto de uma notícia na reputação de uma empresa. Ele proporciona consciência da situação, permitindo que as organizações estejam cientes de como estão sendo mencionadas e discutidas.

Do mesmo modo, ajuda a reagir rapidamente a crises, identificar tendências e padrões ao longo do tempo, além de avaliar o sentimento do público e tomar medidas estratégicas para proteger e fortalecer a reputação da marca. Com o monitoramento adequado, as companhias podem agir de forma pró-ativa, lidar com situações negativas de maneira eficaz e tomar medidas fundamentadas para preservar sua imagem no mercado.

Analise o sentimento das menções

Antes de mais nada, não basta apenas monitorar as menções da marca. É preciso observar também o sentimento associado a essas menções. As ferramentas de monitoramento mencionadas anteriormente podem ajudar nesse aspecto, fornecendo análises das menções.

Dessa forma, torna-se possível identificar se as notícias são positivas, neutras ou negativas em relação à sua marca. Uma análise de sentimento mais detalhada permite compreender a percepção do público, identificar tendências e problemas emergentes, além de avaliar o impacto emocional das publicações.

Essa avaliação orienta tomadas de decisão estratégicas, auxiliando na implementação de ações corretivas, fortalecimento da imagem e conquista — ou reconquista — da confiança dos consumidores. Ao compreender o sentimento das menções, as organizações podem agir de forma proativa, mitigar danos à reputação e trabalhar para preservar uma percepção positiva no mercado.

Calcule o alcance e o engajamento

Além de analisar o sentimento, é importante calcular o alcance e o engajamento gerados por uma publicação. O alcance refere-se ao número de pessoas que foram expostas à notícia, enquanto o engajamento mede o grau de interação e compartilhamento nas redes sociais. Essas métricas também podem ser obtidas por meio das plataformas de monitoramento de imprensa e mídias sociais, como já citado neste artigo.

Ao calcular o alcance e o engajamento, é possível ter uma ideia mais direta do resultado que uma notícia teve em termos de visibilidade e disseminação. Os dados podem ajudar a identificar tendências, comparar com métricas anteriores e com concorrentes, fornecendo uma compreensão mais abrangente do impacto da publicação na reputação da marca, o que possibilita tomar decisões informadas para gerenciar sua imagem de forma eficaz.

Acompanhe as mudanças de percepção

Uma notícia negativa pode afetar a percepção dos consumidores em relação a uma marca. É importante que as empresas acompanhem as mudanças de percepção antes e depois da divulgação. Para isso, podem ser realizadas pesquisas de opinião, entrevistas com consumidores e análises de feedback.

Ao comparar os dados coletados antes e depois da publicação, é possível identificar se houve uma mudança significativa na percepção da marca e se essa mudança está diretamente relacionada à notícia em questão. Essa análise permite que as organizações compreendam o efeito específico da ação na percepção dos consumidores, auxiliando-as na tomada de decisões e no desenvolvimento de estratégias adequadas para gerenciar a reputação.

Utilize pesquisas de mercado e análises de concorrência

Além das estratégias mencionadas anteriormente, é recomendável utilizar pesquisas de mercado e análises de concorrência para obter uma visão mais abrangente do impacto de uma notícia na imagem da marca. As pesquisas de mercado podem ajudar a identificar tendências, percepções do consumidor — como falado no tópico anterior —, e comparar a reputação da companhia com seus concorrentes.

Já as análises de concorrência fornecem um contexto para entender como a notícia afeta outras empresas do mesmo setor e permite identificar tendências e padrões. Ao observar como os concorrentes lidaram com situações similares, é possível aprender com suas experiências e desenvolver estratégias mais eficazes para gerenciar sua própria imagem. Além disso, a análise da concorrência revela oportunidades de diferenciação, permitindo que a marca se destaque positivamente no mercado.

Outro ponto é que também ajuda a estabelecer benchmarks e promove um aprendizado contínuo, permitindo que a empresa identifique áreas de melhoria e adote as melhores práticas de gestão de reputação.

Conclusão

Mensurar o impacto de uma notícia na imagem de uma marca requer uma abordagem abrangente que combine o monitoramento de menções, a análise do sentimento, o cálculo do alcance e do engajamento, o acompanhamento das mudanças de percepção e o uso de pesquisas de mercado e análises de concorrência.

Essas estratégias e métricas fornecem insights valiosos para as empresas entenderem como uma publicação afeta sua reputação e auxiliam na tomada de decisões para gerenciar e proteger a imagem. Lembre-se que deve ser um trabalho contínuo. Estar preparado para enfrentar e responder às notícias negativas é essencial para manter a confiança e a lealdade dos consumidores.