A mensuração de resultados em comunicação sempre gera acalorados debates, em que uns defendem a total possibilidade da medição enquanto outros dizem que, por ser uma atividade subjetiva, não há como mensurar os concretos retornos dessas ações.
A verdade é que todo investimento precisa gerar resultados e precisa ter seu desempenho devidamente medido. E a assessoria de imprensa faz parte desse investimento. Nesse sentido, é, sim, possível mensurar esses resultados, contudo, eles costumam ser um pouco diferentes dos que se está acostumado em outras áreas.
O assessor de imprensa deve prestar contas a seus clientes sobre quais atividades foram realizadas e que tipo de vantagens foram efetivamente obtidas a partir daquelas ações. Partindo desse pressuposto, podemos listar algumas das métricas mais importantes para os assessores de imprensa. Quer saber quais são e o que elas significam? Então confira agora mesmo nosso artigo:
As menções à marca — ou aos principais representantes da marca — são uma boa maneira de medir os resultados do trabalho do assessor de imprensa. A partir de um release, quantas matérias foram veiculadas mencionando o nome da empresa ou de seus executivos, por exemplo?
Deve-se perguntar, por exemplo, se as menções feitas à empresa ou a seus executivos foram positivas ou negativas, procurando, claro, entender os motivos dessa reação, observando que tipo de sentimento as menções despertaram no público.
Faz parte, aqui, questionar a importância dos veículos de comunicação. As mídias que divulgaram notícias a respeito da empresa são relevantes? Qual seu nível de importância no meio jornalístico? E nos meios especializados?
Em uma coletiva de imprensa promovida pela organização, observe qual a relevância dos jornalistas que estiveram presentes. Eram nomes conhecidos no mercado? Eram jovens profissionais? Qual sua reputação no meio jornalístico?
A partir da veiculação de uma notícia na mídia, confira como se deu o tráfego no site: aumentou, diminuiu ou continuou igual? Depois, com esses dados nas mãos, parta para a análise sobre as eventuais alterações: são sinais positivos ou negativos?
Cheque a taxa de compartilhamentos de uma notícia sobre a empresa nas redes sociais: foi um movimento representativo? Qual foi o alcance desses compartilhamentos? O que fazer para alavancar essa divulgação?
Para essa mesma notícia que se espalhou nas redes sociais, confira quantos comentários foram feitos e qual a percepção do público em geral em relação à notícia: foi boa ou ruim?
Muitas empresas geram negócios a partir de matérias veiculadas em jornais, revelando alguma inovação. Se sua empresa conquistou essa matéria de capa, meça qual foi o volume de negócios gerados a partir dela e quantos outros veículos de comunicação entraram em contato para saber mais a respeito.
Como você pode perceber, existem diversas métricas que se aplicam ao trabalho dos assessores de imprensa e que podem — e devem — ser utilizadas para demonstrar os resultados de um trabalho bem feito a seus clientes. Contudo, é importante frisar que essas métricas só serão relevantes se estiverem alinhadas ao planejamento estratégico de comunicação do cliente e aos objetivos determinados para cada ação. Portanto, não se esqueça de planejar tudo com muita cautela, estabelecendo, para cada uma delas, objetivos, metas e métricas realistas.
Agora que você já está preparado para mensurar os resultados de suas atividades como assessor de imprensa, que tal compartilhar nosso conteúdo com seus colegas de profissão? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e divida seus questionamentos conosco!