Newswire: a maior do Brasil se junta com a maior do mundo

Por DINO 26 de janeiro de 2022
Newswire: a maior do Brasil se junta com a maior do mundo

Divulgar e publicar textos corporativos na mídia sempre foi uma necessidade de agências de notícias e empresas dos mais diversos ramos. O serviço de newswire foi iniciado justamente para isso: conectar essas informações com o público, de maneira prática e direta.

Em 1837, os primeiros telégrafos chegam no mercado para serem comercializados e se tornarem a primeira opção para a troca de mensagem a longa distância. Durante os séculos, o newswire foi se popularizando e modernizando de várias maneiras, até chegar, em 2012, no Brasil, através do DINO, líder nacional em distribuição de notícias.

Em 9 anos, a agência conquistou clientes e parceiros que o acompanham durante os anos de afirmação como a maior do país, e agora com mais uma novidade: a parceria com a Business Wire, líder global em publicações de textos. Para entender sobre essa parceria internacional, a compreensão sobre o segmento em que essas agências atuam é fundamental.

História da newswire

Desde sua implementação no mercado de comunicação, o newswire foi avançando de várias maneiras. A primeira foi o surgimento de agências focadas nesse serviço, a Associated Press, que foi fundada em 1846 com esse intuito. Mas só em 1906 que o primeiro release foi emitido, por Ivy Lee, considerada a fundadora das relações públicas modernas.

Após essa data, era corriqueiro o nascimento dessas empresas, no qual a primeira concorrente da Associated Press foi fundada, a Reuters. Após isso, foram criadas outras como a PR Newswire e a Business Wire.

Conforme os anos foram se passando, a adaptação dessa distribuição passou pela internet, no qual a Marketwired, do Canadá, implementou em seu surgimento, em 1994. A newswire atraiu muitos investidores, que compram empresas ou agências para implementar esse estilo de negócio.

Um caso desse é a Globe Newswire, que foi lançada pela Nasdaq, mercado de ações com mais de 2800 ações de diferentes empresas. Já em 2012, na newswire chegou ao Brasil pelo DINO. Mais tarde, foram se criando outras agências com esse intuito no país.

Business Wire

Depois da fundação de algumas empresas focadas nessa implementação, surgiu, em 1961, a Business Wire. Com a sua rede NX multipatenteada, a agência consegue atender profissionais de comunicação e de mídia de notícias em todo mundo. Também é uma fonte confiável para organizações que disparam informações, jornalistas, profissionais de investimento e autoridades regulatórias.

A BW pertence à empresa Berkshire Hathaway, companhia que gere e supervisiona um conjunto de empresas subsidiárias. Para publicar, o cliente deve escolher sua região de distribuição e pagar o valor condizente para aquela localidade, seja de dimensão global, nas Américas, Ásia, Europa ou África.

Com o tamanho que a empresa atingiu, seus textos e previsões se tornaram importantes para qualquer agência de notícias. Um levantamento feito por eles, avaliou a relação que uma distribuidora de informações terá com a mídia em 2022, na qual ainda temos incertezas por causa do COVID-19. O sistema virtual ainda é o mais indicado para reuniões, congressos, convenções e festivais.

DINO

Divulgador de notícias, essa é a tradução. Fundado em 2012 a partir do Grupo Comunique-se, referência como o “ponto de encontro da comunicação” no Brasil desde 2001, a empresa despontou como a maior do Brasil, e hoje, com uma base sólida de clientes, se estabelece com qualidade e inovações ano após ano.

Com a publicação de textos noticiosos e informativos, a agência conta com o trunfo da garantia da publicação em diversos veículos de comunicação. Como: Terra, Metrópoles, Agência Estado (grupo Estadão), Agência o Globo (grupo Globo), IG e Mundo do Marketing. Além de diversos blogs e o envio para uma base de mais de 16 mil jornalistas cadastrados no mailling.

O time conta com uma equipe de curadoria para avaliar e sugerir edições que se encaixem dentro da linha editorial, que foi criada a partir da teoria do texto jornalístico e regras que os parceiros estabeleceram. Desta maneira, a qualidade dos textos publicados são sempre asseguradas.

DINO e Business Wire

Como novidade para 2022, a maior distribuidora do Brasil anuncia sua parceria com a maior distribuidora do mundo. Os clientes do Dino poderão escolher circuitos específicos de distribuição em países em todos os continentes, assim como clientes da Business Wire já publicam em veículos no Brasil.

Além da distribuição, o cliente terá a garantia de que a notícia será publicada nas fontes primárias de cada país. E ainda contará com o Relatório de Visibilidade, que fará uma mensuração sobre os resultados obtidos com a veiculação da matéria. São mais de 500 circuitos disponíveis divididos entre editoria, área de segmentação da empresa ou produto, e região, continente, país, estado ou cidade que deseja publicar.

Entre os sites em que a notícia será veiculada, estão a própria Business Wire, Market Watch, Townhall Finance,Yahoo Finance, Boston Herald.com, Acrofan, entre outras. A parceria será de total importância para estratégias internacionais, já que a empresa norte-americana conta com clientes no nível de Coca-Cola, Continental, Fujifilm e Nissan.

A partir do interesse do futuro cliente, basta entrar em contato com a equipe do Dino para escolher um plano, passar pelo processo de envio de texto para aprovação de seus editores ou contratar a produção de conteúdo, que consiste na própria equipe fazer o texto nos parâmetros permitidos e enviar para a aprovação do cliente.

Mercado de newswire e vantagens da parceria

Com a troca de informações cada vez mais inseridas na rotina de todos, evidenciar sua marca é cada vez mais fundamental. Se esse método de publicação já era importante em 1837, imagina-se que em 2022 empresas que não se utilizam de distribuições de notícias fiquem atrás das que fazem uso contínuo.

Dessa forma, toda a implementação de uma equipe que traça planos de marketing deve ser feita para que haja a possibilidade da elaboração de matérias jornalísticas relacionadas com a sua empresa ou marca. A partir dessa estratégia, tanto o Dino, quanto a Business Wire entram em ação para qualificar o conteúdo e publicar em veículos de relevância em todo o mundo.

Para uma empresa ou agência ter planos de expansão internacional, não precisamos ir muito longe, em algum momento, esse é sempre o desejo do CEO, presidente ou quem está à frente dos negócios. Seja para expansão, vendas fora do Brasil ou simplesmente interesse de ser visto além de seu país de negócios, publicações em diversos continentes irão movimentar o mercado de newswire da maneira mais positiva possível.

Essa implementação facilitará processos porque será feito através de uma agência nacional, que fala sua língua e, ao mesmo tempo, também fala a língua de onde suas publicações ganharam um impulsionamento mundial.