Já dissemos aqui no blog que o Marketing de Conteúdo é hoje uma das estratégias mais eficazes para a divulgação de uma marca, produto ou serviço. E se você já entendeu que precisa investir nisso, saiba também que não existe estratégia de marketing de conteúdo que funcione sem uma buyer persona bem definida por trás.
Não sabe o que é buyer persona? Então esse post é pra você! Entenda o que é e porque você deve criá-la!
O Marketing de conteúdo consiste em criar e divulgar conteúdos relevantes por meio dos múltiplos canais digitais (site, blog e redes sociais), como forma de consolidação, fortalecimento e aumento da visibilidade de uma marca. Nesta estratégia, o conteúdo é o veículo que constrói e alimenta a relação entre a sua empresa e o público-alvo e é através dele, em seus vários formatos (texto, imagens, vídeos, e-books, infográficos, webinars), que sua marca atrai novos visitantes e os cativa, convertendo-os em leads e, posteriormente, em clientes.
Para que essa estratégia realmente dê certo, é preciso criar conteúdo relevante, ou seja, conteúdo que seja interessante e útil para seu público, que ofereça alguma solução de valor a ele. Como fazer isso? Criando buyer personas.
Buyer personas nada mais são do que a personalização do seu público alvo. São personagens fictícios que reune as mais importantes características do seu público-alvo. Elas podem até mesmo ganhar nome e imagem como forma de facilitar a visualização pela equipe de marketing.
“Sandra, 35 anos, casada, empresária, mora em São Paulo, é dona de uma fábrica de roupas recém inaugurada, chefe de uma equipe de 5 funcionários, possui nível superior, vive uma rotina de trabalho corrida e tem como desafio divulgar sua marca. Busca uma solução de marketing completa e que caiba no seu bolso. Já tentou delegar a tarefa para membros da sua equipe, mas sem sucesso.”, eis a persona de uma agência de publicidade, por exemplo. E, apesar de sabermos que a Sandra não existe realmente, ela reúne características (problemas, objetivos, histórico, perfil) comuns ao público visado pela suposta agência. É para a Sandra que a equipe de marketing desenvolverá conteúdo. Captou?
Uma buyer persona é uma ferramenta que orienta todo conteúdo produzido dentro da estratégia, aumentando as chances de ter um material verdadeiramente relevante e específico e que atraia o público ideal. Entenda que conteúdo relevante não é apenas um texto bem escrito, com um layout bonito, mas sim aquele material feito para pessoa certa, no momento certo, que atenda às necessidades reais dessa pessoa.
Não basta saber o que é uma buyer persona para criá-la do jeito certo. Nesta hora, não cabem palpites e “achismos”, é preciso se embasar em metodologias bem definidas para elencar quais são as características, histórico e perfil destas personas. Como fazer isso? Pesquisando e sistematizando os dados colhidos!
Realizar pesquisas de mercado qualitativas e quantitativas é o primeiro passo do plano administrativo de qualquer novo negócio, e essas pesquisas serão muito úteis também nesta fase. Se sua empresa já possui clientes e já está em atuação no mercado, seus próprios clientes são sua melhor fonte de informações. Lance mão de entrevistas, enquetes (use e-mail marketing, redes sociais), analise o comportamento de compra desses clientes, examine as reclamações recorrentes, eleja alguns e entre em contato. Enfim, busque na própria fonte essas informações e foque em saber como seu produto pode ser útil para essas pessoas.
Você também pode realizar pesquisas etnográficas online e presenciais, indo de encontro ao cliente em potencial e conhecendo suas características. Faça isso com um grupo de pessoas e crie suas personas com base nas informações coletadas. Lembre-se que o objetivo da criação de personas é conhecer o perfil de consumo e as necessidades do seu público para produzir conteúdo que o interesse. Cuidado para não criar muitas buyer personas, isso pode gerar confusão ao invés de guiar a equipe. Comece com um, depois expanda para duas ou três personas, no máximo. Vamos começar?
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