Uma newsletter é um formato de e-mail marketing que tem o objetivo de informar com recorrência de envio. Esse e-mail não tem o objetivo de levar uma oferta ou vender um produto, mas sim abordar diversos assuntos que sejam de interesse da persona.
Construir um relacionamento mais sólido e pessoal com o público tem diversos benefícios, como ganho de confiança e credibilidade para a marca. Por isso, levar conteúdos que sejam de interesse e informem o público-alvo pode ser um bom meio de reforçar esse laço.
Um excelente canal de comunicação direta com o seu público é a newsletter, uma publicação online enviada por e-mail que atrai a atenção, gera engajamento e oportunidades de negócio. Ela costuma ter uma linguagem mais leve, impulsionando os leitores para outros canais da marca, como as redes sociais ou o blog dentro do site.
É por essas características e outras, que apresentaremos ao longo do nosso post, que você não pode deixar de conhecer a importância da newsletter para a sua empresa.
Os e-mails podem deixar o seu público-alvo mais interessados, levando-os para a decisão de compra. Inclusive, a newsletter pode ser usada em todas as etapas do funil de vendas de qualquer segmento ou nicho.
A taxa de abertura de e-mails autorizados para recebimento gira em torno de 90%, ou seja, a eficácia da newsletter é muito maior do que a maioria das estratégias de marketing e comunicação mais utilizadas no mercado.
Entretanto, segundo um estudo do comunicólogo Neil Patel, existem mais de 269 bilhões de e-mails enviados diariamente, gerando uma competição grande. Com isso, os servidores de e-mail realizam um filtro automático identificando possíveis “spans”.
Muitas empresas confundem os dois conceitos, mas aqui vamos deixar bem definida a diferença entre essas duas estratégias de marketing: mala direta digital é aquela página de ofertas que você envia ao seu cliente, a qual também deve ser enviada somente para pessoas que aceitaram o recebimento.
Já a newsletter é como um pequeno jornal digital, onde você envia conteúdo relevante para o seu destinatário, podendo ser inserido algum tipo de publicidade, mas respeitando a proporção 80 – 20 (80% conteúdo de qualidade, 20% publicidade).
O objetivo da newsletter é gerar valor para o seu público, visando a criação de um vínculo de longo prazo, que trará credibilidade e confiança para a sua empresa. As oportunidades de negócio obtidas por meio da newsletter são consequências do bom relacionamento entre a sua marca e os públicos com os quais ela se relaciona.
A vantagem principal é a manutenção dos relacionamentos da sua empresa com a rede de contatos que ela tem, fomentando negócios por meio do conteúdo produzido e compartilhado.
O baixo custo da implementação de uma estratégia como a newsletter é outra vantagem, pois você se comunica com as pessoas que constroem a sua marca, de forma ágil e sem investir muito do seu orçamento.
Um estudo da Hubspot disse que empresas que publicam mais de 16 posts no blog por mês têm quase 3.5 vezes maior tráfego do que empresas que publicam entre zero a quatro textos mensais.
Isso porque a publicação de conteúdos no blog ajuda na estratégia de SEO, auxiliando os mecanismos de busca e, consequentemente, trazendo mais usuários por meio de pesquisas.
Mas o que isso tem a ver com a construção de uma newsletter? A construção desse e-mail pode conter os melhores conteúdos do blog, novos materiais ricos, ebook, infográficos, cases ou tudo que possa interessas a pessoa que irá receber o conteúdo.
Por isso, é importante ter dentro da estratégia de comunicação a produção de materiais de marketing de conteúdo. Você também pode incluir links de matérias em portais noticiosos na qual a sua marca foi usada como especialista ou fonte de uma informação valiosa.
Você pode criar diversos indicadores para medir a eficácia da sua newsletter, mas entre eles certamente estarão o número de aberturas de e-mail e o número de interações das pessoas com os seus conteúdos (cliques em links, preenchimento de formulários, entre outras).
Algumas ferramentas de disparo de e-mails calculam a seguinte métrica: a relação entre o número de e-mails enviados e a quantidade que foi aberta. Segundo um relatório realizado pela empresa Campaing Monitor, essa média pode ficar em 17.8%, mas o número irá depender do engajamento da base.
Finalizando nossa conversa, lembre-se que uma estratégia de comunicação baseada no envio de newsletters não se trata de chegar ao maior número de pessoas, mas sim de se chegar às pessoas certas, aquelas que realmente farão a diferença para o seu negócio.
A newsletter é uma grande ferramenta do Marketing de Conteúdo.
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**Esse texto foi publicado em 7 de outubro de 2014 e vem sendo atualizado desde então.