As agências de notícias são empresas jornalísticas especializadas em distribuir e fornecer conteúdo noticioso. Em resumo, elas não redistribuem o material diretamente para os leitores e consumidores diretos, mas sim para clientes (jornais, revistas, rádios, televisões etc). Funciona como um ‘’jornal para jornalistas’’.
Estes clientes normalmente pagam uma quantia fixa (mensal, semestral, anual…) para ter o direito de acessar as agências de notícias e reproduzir o conteúdo que elas oferecem.
História das agências de notícias
A Agência Havas foi a primeira do ramo, fundada por Charles-Louis Havas em 1935. Sua sede era em Paris e ela distribuía as principais informações e notícias do exterior por telegrama para os jornais — que pagavam uma taxa pelo serviço. Hoje a agência é chamada por Agência France-Presse (AFP).
Alguns anos depois, dois funcionários da Havas fundaram mais duas agências rivais. A a Wolffs Telegraphisches Bureau foi a primeira, que foi fundada em 1849 por Bernhard Wolff. Em seguida veio a Reuters, em 1951, fundada por Paul Reuter.
A Reuters é uma das principais agências do mundo e mantém o mesmo nome até hoje. A Wolffs mudou para Deutsche Presse-Agentur e é uma das mais importantes agências de notícias da Alemanha e da Europa.
Nos Estados Unidos, a primeira agência foi a Associated Press, que foi fundada em 1984 por necessidade da Guerra Civil Americana, quando os jornalistas se juntaram para formar a empresa. Muitos profissionais de imprensa se tornaram correspondentes da guerra e forneciam conteúdos em nome da agência direto do campo de guerra. A Associated Press se firmou no mercado e foi a única agência de notícias dos Estados Unidos por mais de 50 anos.
Tipos de Agência
Existem dois tipos de agência: comerciais e cooperativas. As agências comerciais vendem os serviços e obtém lucro, já as cooperativas são constituídas de órgãos de informação e buscam aumentar o volume de notícias circuladas.
Deste modo, as agências de notícia muitas vezes são consideradas um vendedor atacadista de informação e o que você vê publicado nos jornais, é sempre uma porcentagem muito pequena do volume enorme de informações que as agências têm todos os dias.
Como funciona?
As agências recolhem as informações de seus correspondentes e as transmitem imediatamente para a sua central, de onde enviam para seus assinantes.
Com as novas tecnologias de comunicação, como a Internet, o trabalho das agências de notícias e seus correspondentes foi muito favorecido. Manter uma rede de stringers (colaboradores) nas maiores cidades ficou mais fácil, assim, repassar o conteúdo para os seus assinantes também ficou mais rápido.
Além disso, às agências de notícias permitem fornecer informações sobre países onde eles não têm correspondentes, ou sobre fatos que não têm meios de apurar por si mesmos.
Agência Estado
A agência Estado é uma agência de notícias privada, com mais de 10 mil usuários em sua base. Possui credibilidade e autoridade de um dos maiores grupos de informações do Brasil – o Grupo Estado.
Depois de 20 anos de sua fundação, a agência adquiriu a Broadcast, empresa que transmitia cotações das bolsas nacionais e internacionais para o mercado financeiro. Com a aquisição, a agência passou a fornecer aos clientes do mercado, informações e análises que tinham impacto direto sobre seus negócios.
Hoje, a agência oferece uma linha completa de produtos, nos assuntos: financeiro, político e de agronegócios. Isso tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Agência O Globo
A agência O Globo com mais de 40 anos de experiências, distribui reportagens, infográficos, fotografias, colunas e coberturas especiais dos jornais O Globo, Extra e respectivos sites.
Com o apoio de correspondentes na Europa, América e Ásia e parceiros estratégicos em todo o país, fornece em média 180 notícias de diferentes editorias todo dia .
Sendo um dos maiores acervos de conteúdo do país, a agência O Globo conta com cerca de 20 milhões de imagens exclusivas desde 1930. Além de ter um atendimento de pesquisa pronto para atender demandas editoriais e jornalísticas através de sua pauta fotográfica diária e produtos de mídia.
Para saber como o Dino pode te ajudar a ter a sua notícia publicada nos principais portais do Brasil, clique aqui e solicite contato com nossos especialistas.