A assessoria de imprensa é uma das atividades de comunicação corporativa que tem como principal função desenvolver o relacionamento de uma empresa, marca ou pessoa com a imprensa. Em linhas gerais, é ela que vai fazer a ponte entre o cliente e a mídia – grandes jornais, revistas, sites, rádios e emissoras de TV.
O assessor de imprensa tem como principal objetivo alcançar esses veículos com credibilidade. Este trabalho depende principalmente do relacionamento entre profissionais da comunicação. Desenvolvendo diversas estratégias, o assessorado (cliente do assessor de imprensa) vai alcançar uma visibilidade positiva e de confiança junto à seu público-alvo, fortalecendo sua imagem.
O assessor de imprensa geralmente tem formação em jornalismo e conta como principais objetivos:
– Criar notícias que sejam de interesse da mídia;
– Construir a imagem do assessorado na mídia;
– Contato com veículos de comunicação;
– Publicações na mídia;
– Mídia Training;
Estratégias complementares para assessores de imprensa – Veja como o DINO pode garantir suas publicações – peça uma demo gratuita
– Não é difícil encontrar no mercado de comunicação profissionais que se referem a assessoria como relações públicas, geralmente com a sigla RP ou Public Relations (PR), em inglês. Entretanto, por mais que sejam parecidas, as atividades são distintas. De acordo com o o site americano Everything PR, existem algumas diferenças evidentes.Segundo o portal citado acima, relações públicas se refere “a ação de se conectar e se comunicar por meio de variados tipos de relacionamentos que uma empresa pode formar com o público. Esses públicos podem incluir empregados, clientes, concorrentes, entidades governamentais, investidores, instituições de caridade, fornecedores e mídia”.
– Ainda de acordo com o site, assessorias de imprensa “podem ser descritas como a interação da empresa com editores, repórteres e jornalistas. A mídia pode ser jornal, rádio, televisão ou internet. O objetivo é comunicar mensagens noticiosas relevantes, histórias ou informações pelos canais de mídia adequados. Dependendo da quantidade de informação que precisa ser controlada, uma empresa pode precisar de uma única pessoa para executar o trabalho ou de um time maior. Esse trabalho pode ser feito internamente ou por agências terceiras”.
Atualmente o maior veículo de comunicação é a internet. Você com certeza utilizou algum mecanismo de busca, como por exemplo, o Google, para chegar até esse post.
É muito provável que ao fazer sua busca sobre assessoria de imprensa, você clicou nos primeiros resultados encontrados e caso não tenha gostado do que viu, buscou no resto da página – dificilmente passando da primeira.
Você já parou para pensar na quantidade de pessoas que pode atingir estando na primeira página do Google?
A assessoria de imprensa também pode trabalhar esse tipo de estratégia. Por meio de técnicas de SEO e conteúdo, como por exemplo, backlinks, guestposts e ferramentas complementares, ela melhora a posição de seus assessorados, trabalhando sua visibilidade.
O DINO também pode ser usado como ferramenta complementar para assessorias de imprensa. O software garante a publicação, divulgando sua notícia de forma simples e rápida em mais de 30 portais todos os meses.
Como Gustavo Mota, citou em seu texto da SEMRUSH, uma das maiores ferramentas de SEO do mundo: ‘’Esta tática tem gerado bons resultados, como foi o caso da Empresa de Intercâmbios Descubra o Mundo, que enviou notícias relevantes sobre seu ramo de atuação para o DINO e conseguiu publicações em até 40 blogs e portais diferentes, como a Revista Exame, o Portal Terra, a Agência Globo, os blogs Mundo do Marketing e Comunique-se, entre muitos outros.’’ CEO da We Do Logos.
Por isso, é importante que o assessor saiba alinhar suas estratégias às necessidades dos clientes utilizando os canais mais adequados para alcançar seus resultados.
Agora que você já sabe o que é uma assessoria de imprensa e o que ela faz, que tal saber mais sobre o assunto? Confira aqui nosso material ‘’Ebook – Guia DINO para Assessores de Imprensa’’.