O valor da imagem nas publicações online

Por DINO 15 de junho de 2016
O valor da imagem nas publicações online

Se “uma imagem vale mais que mil palavras”, uma ideal para uma publicação online vale outras mil. Certamente você já deve ter ouvido ou lido a primeira frase em algum lugar. E, se você trabalha com comunicação, tenho certeza que conhece a frase e sabe das diversas importâncias dela no conteúdo que produz. 

Não é comum ver problemas relacionados a imagens, mas quando acontece pode ser um problema para o seu conteúdo, isso quando não lhe trouxer outros problemas, como por exemplo, a utilização dela  sem autorização do autor ou em casos que apresentam pessoas sem que elas tenham autorizado. É neste sentido que pensamos em elaborar um conteúdo que abordasse, de forma simples, um pouco mais do que é certo ou não na escolha de uma imagem para conteúdos divulgados à imprensa. Vejamos:

Primeiro, antes de tudo mesmo, é válido lembrar que estamos produzindo um conteúdo para divulgação à imprensa. E sabendo disso, é que, em seguida temos que lembrar que estamos lidando com a reputação do nosso cliente, então assim como devemos ter cuidado com o conteúdo (ler e revisar), com a seleção da imagem não é diferente. Então, a primeira dica é: revise-a também!

 
dino divulgador de notícias

Muitos conteúdos jornalísticos no formato de artigo vêm com imagens do próprio autor. Talvez não seja interessante utilizar uma fotografia do responsável pelo artigo, mesmo que seja de ótima qualidade. O ideal mesmo é que você opte por outra que esteja relacionada com o assunto do texto.

Em casos de imagens utilizadas de pessoas sem autorização ou as produzidas por profissionais (fotógrafos e designers), você terá violado os direitos de imagem e direitos autorais. São dois problemas diferentes, mas com impactos altamente negativos que podem levar a processos judiciais. Então, cuidado com sua escolha, mesmo que tenha dificuldade para seleção da ideal para o seu texto.

Cuidado com imagens que não são relacionadas com o assunto (as genéricas). Identifique em seu texto o foco e opte por uma que faça ligação a ele. Ela precisa estar em harmonia com o texto. A imagem também é texto e, por isso, ela deve trazer informações semelhantes ao conteúdo para não confundir e, em alguns casos, até ter interpretação equivocada pelo leitor.

Bom senso e estratégia são fundamentais para a união eficaz de texto e imagem para publicações online. Existe uma infinidade de bancos de imagens gratuitos, como o MorgueFile, de diversos gêneros e segmentos. Lembre-se que ela chama muito atenção, portanto, deve ter o mesmo peso que o conteúdo textual, para que nem ela e nem o texto tenham pesos distintos.

E você, conhece algum outro banco de imagens gratuito? Compartilhe conosco nos comentários!

Quer saber mais como fazer suas publicações decolarem? Baixe grátis o ebook “Ferramentas Infalíveis para seu Power Release Decolar” e descubra como é fácil melhorar seus resultados.

Conteúdo