Como otimizar campanhas da rede de pesquisa no Google Ads

Por DINO 30 de março de 2021
Como otimizar campanhas da rede de pesquisa no Google Ads

A concorrência para vender produtos e serviços na internet é gigantesca, fazendo com que as marcas invistam cada vez mais em marketing digital, procurando se destacar.

A busca por conversões e vendas leva os profissionais de marketing a buscarem campanhas mais assertivas, que possam gerar resultados positivos para os negócios. Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente é o Google Ads, afinal, o Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo. Então, faz todo o sentido anunciar no lugar em que as pessoas estão aptas a buscar informações.

O que é o Google Ads?

O Google Ads permite fazer anúncios de serviços ou produtos, possibilitando a criação de campanhas com diversos objetivos, entregando para um público específico escolhido previamente. Além disso, apresenta uma plataforma muito rica de análise, com dados e métricas importantes para mensurar os resultados.

Dicas para otimizar anúncios da rede de pesquisa do Google

Não há nada mais frustrante do que investir em anúncios pagos e não obter o resultado desejado. Por isso, existem diversas formas de configurar o seu anúncio de maneira otimizada, para alcançar resultados positivos e as tão sonhadas conversões. Confira algumas dicas a seguir.

Otimize as palavras-chave

Pesquise quais as melhores palavras-chave para usar em seu anúncio. De acordo com Guilherme da Luz, Especialista de SEO para marcas globais como Microsoft, Wondershare, entre outras, a pesquisa é importante para qualquer criação de campanha.

Na própria plataforma do Google Ads existe um relatório dos termos de pesquisa utilizados pelos usuários para chegar ao seu website ou produto. Após o início do anúncio, visualize o relatório para verificar o custo e conversão de cada palavra-chave.

Desative os termos que apresentam maior custo, porém baixa conversão. Explore variações dos termos que convertem em mais acessos, para aumentar ainda mais a chance de conversões.

 
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Não inclua o nome dos concorrentes em seus termos de pesquisa

Uma prática antes muito realizada para atrair os clientes de determinada empresa concorrente, hoje não é mais permitida, e impede a veiculação dos anúncios.

O Google decidiu desvincular o nome dos concorrentes em anúncios pagos, após uma ação cominatória enviada por uma empresa que notou que outras companhias usavam seu nome como palavra-chave nas campanhas.

Crie textos diferentes para o mesmo grupo de anúncios

Ao criar um grupo de anúncios, faça variações do texto para avaliar a forma que a mensagem chega ao seu potencial cliente. Assim, com diversos anúncios falando do mesmo produto ou serviço, ainda que de formas diferentes, você consegue medir qual deles tem maior relevância para seu público.

Um grupo de anúncios pode ter textos diferentes para diversos públicos, conforme a localização do usuário ou termo de busca utilizado. Isso pode trazer resultados eficientes, pois você personaliza o conteúdo, além de trazer mais clareza na hora de verificar o anúncio mais rentável.

Aproveite as extensões disponíveis no Google Ads

O Google Ads possui extensões, ou seja, recursos que podem tornar os anúncios mais informativos e atrativos para seu público-alvo. Opções como adicionar o endereço da empresa para que apareça no mapa, adicionar botões para ligar para a empresa direto do mecanismo de busca, além de captar comentários e depoimentos de clientes sobre seu serviço ou produto, estão presentes no Google e podem ajudar a trazer resultados positivos em suas campanhas.

Faça alterações no mesmo anúncio

Após acompanhar os resultados do anúncio, faça alterações de descrição, palavras-chave e outros aspectos para potencializar o alcance e conversão de seu anúncio, além de comparar o que está trazendo mais resultado.

O segredo da otimização dos anúncios do Google é sempre estar fazendo testes e verificando se as práticas trazem mais sucesso e conversões.

Analise os dados fornecidos e acompanhe suas campanhas

A plataforma oferece análises detalhadas para que você saiba como seu site está sendo visto, qual o perfil do usuário, quais páginas ele visita e qual o caminho que ele faz até a conversão. Analisar os dados fornecidos é a chave para o sucesso de suas campanhas.

É ali que se encontram todas as informações onde você pode verificar qual tipo de mensagem trouxe mais conversões, quais os termos mais buscados e que mais converteram. Esses dados são muito importantes para entender como seu público se comporta diante dos anúncios, além de ver se as campanhas estão sendo realmente relevantes.

Acompanhar o andamento das campanhas permite monitorar métricas como impressões (quantas vezes seu anúncio foi visto), cliques, taxa de conversão, além do custo por palavra-chave e conversão.

Conclusão

Para superar a concorrência em qualquer setor é preciso aparecer nas primeiras posições do Google quando seu cliente está buscando a sua solução. Exibir anúncios da marca no Google Ads, a começar pela rede de pesquisa, é um passo importante para encontrar seu público-alvo, e potencializar a geração de leads, vendas, entre outros objetivos.

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