Digital PR: novo modelo de comunicação que veio para somar

Por DINO 6 de setembro de 2016
Digital PR: novo modelo de comunicação que veio para somar

Public relations ou relações públicas, o Digital PR na comunicação está abrindo um novo caminho para a divulgação de conteúdo via web

Se ainda existe uma preocupação na área de jornalismo dentro do imenso campo da comunicação é sobre o seu futuro. Com a convergência das mídias, momento em que surge e evolui tecnologicamente a internet, o jornalismo passa a ser campo de estudo do que fornecer estudo àqueles que iniciam a carreira. Por quê? Pois deixa de ser apenas uma plataforma única possibilitando (com a internet) a reprodução da comunicação de diferentes maneiras.

Com esta realidade, a internet passa a ser a plataforma principal ou mais utilizada para difundir ideias e transmitir informação. Ela é, até mesmo, utilizada para emplacar uma matéria em um veículo impresso – trabalho das assessorias de imprensa, produzindo textos – releases e enviando-os para mailings de imprensa (contatos de jornalistas de diversos veículos de comunicação) geralmente com plataformas que distribuem em massa.

E é a partir deste campo dentro da comunicação, o de envio de conteúdo à imprensa, praticado por assessores de imprensa e relações públicas, que a área vem ganhando discussões sobre seu futuro – preocupando alguns e trazendo otimismo a outros. Então, a questão: temos mesmo que nos preocupar ou a evolução tecnológica dentro da comunicação está trazendo outros caminhos e possibilidades que possam somar às tradicionais? Talvez um pouco de otimismo nos ajude a pensar e “reinventar” o jornalismo.

 
dino divulgador de notícias

Esta discussão, quando falamos do importante trabalho das assessorias de imprensa, vem justamente quando  surge esta “reinvenção” da área, ou estratégias que vêm para somar às atuais. Como é o caso do serviço de Digital PR, termo que vem de public relations ou relações públicas, que está abrindo um novo caminho para a divulgação de conteúdo via web, sem fechar os caminhos tradicionais explorados desde 1906 quando os surgiu a assessoria de imprensa.

Uma vez que a internet é um dos principais meios de comunicação, o assessor precisava encontrar mais alternativas para somar em seu trabalho, facilitando e otimizando o processo na obtenção de novos resultados, mas sem deixar de continuar investindo na divulgação espontânea, ou seja, a sugestão de conteúdo negociada com o jornalista e que vira notícia no impresso, na TV, no rádio ou mesmo em portais.

Esta nova alternativa de publicação de conteúdo no modelo Digital PR, que traz publicação garantida e possibilidade de engajar melhor o conteúdo por meio de recursos de SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo, sempre visando o melhor resultado nos buscadores web, já é oferecida pelo DINO – Divulgador de Notícias Online, como única empresa no Brasil a oferecer serviços que inovam e elevam os resultados das agências e assessorias de comunicação e empreendedores que investem em visibilidade online.

Devemos ser mais otimistas e não pessimistas com o futuro da comunicação. Entender e aceitar o que está a caminho para agregar às transformações da área, que por sua vez exige de nós adaptação é o caminho para saber explorar o novo e encontrar novas soluções. Digital PR, por exemplo, vem para somar, construir autoridade, difundir ideias e explorar marketing de conteúdo de empresas que buscam alcançar boa reputação online. Parece pouco, mas este novo modelo de publicação de conteúdo online, o Digital PR, ainda é novo e tem muito a ser discutido e explorado, e vai trazer muitos benefícios para quem investir em divulgação de notícias online.

Assessoria de Imprensa