Backlinks são estratégias utilizadas para a melhora do ranqueamento. Entretanto, a qualidade dos backlinks tem grande importância para os algoritmos do google
A qualidade dos backlinks pode influenciar na avaliação do Google. É por isso que, na internet, especialistas ressaltam a importância da estratégia por trás do SEO. Inclusive, o planejamento com boas práticas é usado por especialistas em comunicação.
É de conhecimento de profissionais da área que os backlinks são bem vistos pelos mecanismos de busca. Ou seja, empresas que buscam aumentar o tráfego de um site buscam constantemente a geração de backlinks.
A qualidade do backlink influência no rankeamento?
Há cerca de 7 anos, em uma conferência online, o analista de de tendências webmaster do Google, John Mueller, disse o seguinte:
“Usamos links como parte de nosso algoritmo, mas também analisamos muitos outros fatores. Portanto, focar apenas em links poderá causar mais problemas para o seu site do que realmente ajudar.”
A fala, sozinha, pode assustar muitas pessoas. Todavia, o que John Mueller quis dizer é que é preciso focar na qualidade dos backlinks quando for usá-los, e não apenas na quantidade.
Segundo o especialista Neil Patel, o Google analisa cerca de 200 fatores na hora de um ranqueamento. E o primeiro deles é: backlinks. Ou seja, esse tipo de link é importante para a estratégia. Mas, mais importante que isso, é preciso focar na origem do backlink para obter melhores resultados.
Em sua análise, enquanto analisa se um conteúdo possui backlinks, os mecanismos de busca também analisam criteriosamente a qualidade. Para exemplificar: O Google pontua mais um conteúdo que possui backlink de sites bem vistos, como os portais noticiosos, do que de diversos links de fontes não confiáveis.
A relação da qualidade do backlink com o seu site
O algoritmo também verifica a segmentação de ambos os sites: do backlink e o do seu site. Se ambos tiverem alguma relação, a pontuação tende a ser maior.
A autoridade da qualidade do backlink pode ser uma das melhores. Entretanto, se os assuntos daquele site não forem entendidos como relacionados com o seu domínio, de nada adiantará. É por isso que é necessário estar atento à segmentação da sua matéria e do site em que sairá o seu conteúdo.
Essa relação e pontuação é chamada de Link Juice. Ele faz parte do PageRank, uma etapa importante que avalia: autoridade de domínio, relação entre os sites, tipos de backlink, entre outros.
Como saber a autoridade de um domínio?
Entre os fatores analisados, citamos que a autoridade do domínio é avaliada pelos algoritmos. A tecnologia estuda cada site, chamado de domínio. Nesta parte, são avaliado, por exemplo, números de acesso, veracidade das informações e tempo de existência de domínio.
Existem algumas formas de analisar a autoridade de um domínio. Por meio da plataforma AHrefs, que é paga e é amplamente utilizada por profissionais da área de marketing e comunicação. Uma alternativa gratuita é o Open Site Explore, uma ferramenta da marca Moz.
Existem profissionais que gostam de utilizar o Google Search Console para esta finalidade. Inicialmente, o GSC é usado para verificação de páginas não indexadas em seu site. Contudo, é possível realizar uma verificação de backlinks recebidos e recusar outros.
Quanto tempo leva para um bom backlink ajudar no ranqueamento?
Um estudo realizado pela Moz diz que a chance de um site crescer sem backlinks é quase nula. Para isso, foram analisados os 50 principais resultados de pesquisa para quase quinze mil palavras-chaves.
Foi observado que 99.2% de todos os sites tinham, no mínimo, um backlink. Em resumo, todos que tinham bons resultados, usavam backlinks. E conforme entendemos neste artigo, provavelmente a origem do backlink desses sites também era boa.
Contudo, todos esses sites entenderam algo importante: após o uso de bons backlinks, é preciso esperar pela obtenção dos resultados. A própria Moz identificou que leva, em média, cerca de dez semanas, ou seja, dois meses e meio, para colher os resultados de backlinks estratégicos.
Já os links de má qualidade demonstram resultados mais rápidos. Para essa observação, foram analisados os sites que aparecem na segunda página dos mecanismos de busca. Ao utilizarem um backlink ruim, os resultados são percebidos em oito ou nove semanas.
É preciso lembrar que, os algoritmos estão em constante atualização. Por isso, esse tempo pode ser menor ou maior, visto que o estudo foi realizado em 2015. Mas para o entendimento, ele continua atual.
A qualidade dos backlinks gerados pelo Dino
A maior parte dos parceiros Dino são portais noticiosos. Possuímos também uma ampla gama de blogs parceiros com assuntos segmentados.
Os portais de notícias são vistos pelos mecanismos de busca como sites que têm credibilidade, relevância e compromisso com a veracidade da informação. Além de atenderem uma série de editoriais, ou seja, terem autoridade em diversos nichos.
Com isso, todos os backlinks dos parceiros Dino são bem vistos pelo Google, auxiliando nossos clientes a obterem bons resultados com as estratégias de SEO.
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Concluindo…
A qualidade do backlink tem relação direta com o ranqueamento de uma página. Como explicamos em artigos anteriores, enquanto os links do follow ajudam nesse ranqueamento e visibilidade de um negócio, os links nofollow auxiliam em hiperlinks para a valorização de um conteúdo.
Ambos os links devem ser utilizados com uma boa estratégia do departamento de comunicação da sua empresa.