Nos dias de hoje, as assessorias de imprensa se mostram como peça fundamental para o fortalecimento de marca, reputação e entre outros fatores. Em um momento de crise, por exemplo, é fundamental ter o auxílio de um profissional de assessoria de imprensa para contorná-la da melhor forma possível. Cada estratégia é definida de acordo com os objetivos desejados. Você já tinha parado para pensar nas diferentes maneiras de se trabalhar neste meio? Além das ações, também existem tipos de assessoria de imprensa, que se diferenciam de acordo com suas tarefas.
Mais do que focar exclusivamente na divulgação de pautas e promover uma ponte entre cliente e mídia, é fundamental saber quais modelos se adequam à assessoria e ao tipo de ação pretendida. Por conta disso, vamos explicar aqui – de maneira breve – quatro formas que podem ajudar no seu planejamento. As informações são de interesse tanto de quem tem a intenção de contratar tal serviço quanto de quem pretende criar sua própria assessoria ou buscar novos “pacotes” de atividades para oferecer aos assessorados.
Antes de abordarmos os quatro tipos de assessoria de imprensa, precisamos falar sobre dois tipos de estratégias neste meio: pró ativo e reativo.
Essa estratégia consiste em identificar oportunidades aos clientes para aumentar a exposição na mídia. Este tipo de ação é realizado em conjunto a um planejamento estratégico e pode ser ligado também ao marketing das marcas.
Como existe um plano, esse tipo de estratégia deve ser trabalhado com mais tempo — , para pensar em todas as possibilidades e oportunidades — e o trabalho deve ser contínuo, com intuito de, além de gerar exposição da marca, fortalecer o relacionamento com jornalistas do nicho no qual ela se encontra.
Como o próprio nome já diz, a assessoria de imprensa reativa se trata de uma abordagem de reação. Ou seja, as ações são realizadas de acordo com acontecimentos, que geralmente são negativos. É quando surge uma crise, por exemplo, que a assessoria reativa age para gerenciar o caso.
As duas abordagens citadas podem ser realizadas pelos quatros tipos de assessoria de imprensa que serão citadas a seguir.
Este tipo de assessoria é formado dentro das empresas no intuito de permitir que os profissionais de comunicação escalados para o serviço estejam totalmente integrados ao ritmo de trabalho e história dessas instituições. A proximidade com os processos internos ajuda esse tipo de assessoria a estruturar ações que ressaltam pontos fortes e metas com mais precisão.
O serviço também auxilia na solução de crises e pronunciamentos na mídia, orientando os porta-vozes da empresa durante entrevistas e coletivas de imprensa. Geralmente, a assessoria interna é encontrada em empresas de grande porte e órgãos públicos.
Trata-se da contratação de assessoria por parte de empresas que não possuem um departamento de comunicação ou buscam ações pontuais para eventos ou produtos específicos. Entre as vantagens de aderir a um trabalho de mídia terceirizado está a contribuição que este profissional irá prestar quanto à noção do mercado e suas variadas injunções.
Quanto mais clientes a assessoria de imprensa atender, mais ela poderá contribuir para ações que se diferenciam da maioria – o que pressupõe profissionalismo e versatilidade. A neutralidade é um fator importante em relação ao trabalho executado pela assessoria externa, uma vez que esta não é subordinada a nenhum setor da instituição, ou seja, têm autonomia para propor estratégias e críticas para melhoria do trabalho oferecido pela empresa.
Quando uma empresa já possui sua própria assessoria e, ainda assim, precisa de ações de comunicação mais abrangentes, ela contrata serviços externos para implementar a estratégia proposta. Esse tipo de assessoria mista funciona como um híbrido e permite que as informações internas sejam fornecidas pela equipe da instituição enquanto o outro grupo de profissionais lida com a distribuição do conteúdo e relacionamento com os veículos. Isso resulta em estratégias mais elaboradas e efetivas.
Há casos em que a empresa não possui em sua estrutura uma área de comunicação voltada para assessoria de imprensa e também não contrata tais serviços com frequência. Entretanto, há eventos e situações pontuais nas quais é fundamental contatar a mídia e garantir divulgações. Nestes casos, a assessoria sazonal é contratada – aquela que trabalha pontualmente, sem estender sua estratégia para depois da ação planejada. As vantagens de uma assessoria sazonal está no baixo custo e praticidade na contratação do serviço, além de ser uma boa opção para instituições que tenham um calendário de atividades fixo.
Estas foram algumas das definições que ajudam a planejar melhor as ações de assessoria de imprensa de acordo com a necessidade de cada um; além de também apresentar aos clientes outras perspectivas quanto ao trabalho de comunicação social.
Independentemente do tipo de assessoria de imprensa que você trabalha ou deseja contratar, a agência de notícias corporativas Dino pode ser uma ferramenta de impulsionamento das suas ações, seja qual for o objetivo definido.