Uma estratégia de marketing digital precisa ser completa, e isso inclui trabalhar com diferentes redes sociais, entre elas, o Pinterest. As redes sociais, atualmente, são uma das formas que as empresas utilizam para gerar tráfego. Porém, cada uma conta com um diferencial.
O Pinterest está crescendo – tem atualmente 300 milhões de usuários ativos por mês – e não pode deixar de ser incluído na estratégia de marketing digital das marcas. Veja o que ele oferece e por que sua empresa deveria estar presente na plataforma.
Uma das vantagens do Pinterest é que se trata de uma plataforma pouco povoada no Brasil. Isso quer dizer que nem sempre as pessoas conseguem encontrar conteúdo de qualidade, sendo essa uma excelente oportunidade para as empresas que desejam crescer rapidamente.
Ela permite que o negócio ganhe visibilidade ao se destacar pelo seu diferencial, desde que seja elaborada uma boa estratégia de conteúdo.
Diferentemente do que acontece com outras redes sociais, as pessoas que usam o Pinterest estão em busca de algum conteúdo. Elas desejam chegar a uma informação e não o contrário, com uma ideia sendo vendida a elas.
Somente esse fato já faz com que a geração de tráfego para a página da empresa seja muito maior. Existe um real interesse que resulta em cliques.
Se a empresa está preocupada em conquistar seguidores para que ela apareça no feed, no Pinterest não existe essa preocupação. Essa rede social funciona diferente, como uma espécie de mecanismo de busca que apresenta os resultados, independentemente de seguir ou não alguém.
Qualquer pessoa pode ter acesso à publicação, basta que ela apareça nas pesquisas. Para ter um resultado mais positivo e aparecer entre as primeiras, é preciso estruturar uma estratégia de marketing digital adaptada à plataforma.
Atualmente boa parte das pessoas chega até uma página por meio dos buscadores, pois, nele consegue encontrar o que estão procurando.
Essa é uma estratégia de marketing digital utilizada pela maioria das empresas, por exemplo, a Smartia. Ela possui parceria com corretores bem avaliados, que trabalham com as melhores seguradoras do Brasil.
Ao otimizar suas páginas para melhorar o posicionamento no Google, consegue-se atrair mais visitantes e atingir os seus objetivos de marketing e vendas.
Converter fica muito mais fácil quando há um link para o visitante clicar. A vantagem é que todo pin criado terá um link, sendo possível escolher para onde ele direciona.
Mesmo quando publica um pin, se o link não tiver sido salvo, ele será incluído automaticamente. Dessa forma, ao clicar a pessoa será automaticamente direcionada ao seu negócio on-line.
Pelo formato utilizado nesta rede social, os usuários passam a ser muito mais engajados. Além de terem acesso a informações que estão buscando, e não sendo vendidas, há muito conteúdo visual. Para se ter uma ideia, 8 em cada 10 usuários do Pinterest compraram produtos com base no conteúdo que consumiram dessas marcas na plataforma.
Uma das coisas que o Pinterest identificou rapidamente foi a necessidade de se integrar com outras redes sociais, afinal, os usuários estão espalhados por elas.
Um pin publicado pode ser visualizado no Facebook ou Twitter e atrair mais olhares, gerando engajamento e tráfego. Apesar de algumas ações ainda serem manuais, é possível ter bons resultados com esse compartilhamento.
Para acompanhar os resultados das ações, ao criar uma conta business, é possível acessar o Pinterest Analytics. Com ele é possível saber o desempenho dos pins, verificar a geração de tráfego para o site e obter informações sobre as pessoas que interagem com as publicações. A tendência é que no futuro se tenha mais dados para planejar as ações, mas esses já são de grande valia.
As imagens cada vez mais ganham importância na internet, e o Pinterest Lens faz bom uso desse recurso. Ele permite que sejam feitas pesquisas por imagens e não apenas por palavras. A “busca por câmera” como é chamada em português, permite que mire a câmera do celular para um objeto e faça a pesquisa visual.
Pinterest não é a rede social mais popular, mas é repleta de possibilidades. No momento, ela pode ser diferencial na estratégia de marketing digital, porém, em um futuro breve, será necessidade de diversas marcas quando se fala em geração de tráfego e conversão.
Este artigo foi escrito em parceria com Jeniffer Elaina, Gestora de Conteúdo e SEO na Smartia Seguros.