Saiba quais são as principais tendências nas redes sociais em 2022 e como usá-las para melhorar o engajamento e as vendas do seu negócio
Montar uma estratégia de comunicação demanda tempo. Mas, para conseguir atingir as metas, é preciso estar de olho nas novidades. Principalmente nas tendências das redes sociais em 2022.
Analisar o cenário atual, tanto da economia quanto do comportamento das pessoas online, pode ajudar a dar um norte. Porém, é importante lembrar da seguinte questão: não adianta seguir tendências se elas não conversarem com o seu público-alvo.
É relevante usar o que está bombando nas redes como um veículo de estratégia que leva a sua mensagem de modo inovador. Lembre-se de que nada adianta usar o mais moderno, sem que o conteúdo tenha relação com o produto ou serviço da empresa.
O mercado pode explorar muito o social commerce nas redes sociais em 2022. A proposta da novidade é ampliar e vender dentro das redes sociais. Ou seja, o usuário irá conseguir comprar através de um único clique via WhatsApp, Instagram e Facebook.
Essa tecnologia também é conhecida como social shopping. A criação dessa ferramenta aconteceu depois de especialistas perceberem que as vendas online cresceram consideravelmente na pandemia. Em 2020, o valor de vendas online superou mais de 475 milhões de dólares.
Atualmente, o instagram já conta com a dinâmica de vitrine, que pode ser configurada rapidamente pelo usuário.
Sem sombra de dúvidas, essa é uma das novidades mais comentadas. O metaverso vem para mudar toda a ideia de lugar e espaço através da tecnologia 3D.
Muito se fala da Meta, dona do facebook e instagram, que promete ser uma das maiores empresas no mercado do metaverso. Ainda há muito teste sobre a tecnologia, mas a promessa é que a forma de comunicação seja mudada.
Isso tudo graças a um ambiente virtual onde os usuários terão avatares e poderão ter experiências únicas como reuniões de negócios, shows e festivais.
O tiktok ditou uma tendência no mundo virtual: os vídeos curtos. Com isso, o Instagram criou o famoso reels. A verdade é que os vídeos, sobretudo os rápidos, ganharam espaço no gosto do público, principalmente do brasileiro.
E essa tendência permanece nas redes sociais em 2022. A forma rápida, fácil e criativa de informar vai continuar sendo bem vista pelos usuários. É possível que venham otimização de tempo, como por exemplo o Tiktok, que aumentou o limite de tempo para 10 minutos.
Esse tipo de conteúdo, além de ajudar na humanização de marca, também requer maior tempo para criação. No entanto, o investimento é bem visto pelo algoritmo das redes, que cada vez mais alavanca organicamente o formato.
O slow content é uma tendência das redes sociais em 2022. É um movimento que ganhou força depois de especialistas em marketing de conteúdo perceberem a rapidez da informação.
Cada vez mais, o usuário é bombardeado com milhares de informações por hora. Com isso, os usuários cada vez mais foram tendo transtorno de ansiedade. Sobretudo, uma coisa ficou para trás: a qualidade de conteúdo.
Para frear a má qualidade e diminuir o avanço das fake news, o slow content prega o conteúdo longo para quem realmente está interessado. Por isso, o importante não são os números de acessos ou quantidade de visualizações, mas a qualidade da informação que foi repassada.
Para o slow content, é preciso ter em mente alguns pilares:
– Nem todos os conteúdos entram no slow content;
– Nem todo usuário tem interesse em conteúdos longos;
– Requer maior tempo para a produção;
– O conteúdo não tem fim em si. É um capítulo de uma grande história.
Com isso, a rede social da marca ganha autoridade, responsabilidade e é vista pelo usuário como fonte de informação. Sem dúvida, é importante lembrar que o slow content não é apenas para uma rede social, mas sim uma tendência para todas as redes sociais em 2022.
O objetivo de toda marca ou empresa é aproximar-se do público. Com a pandemia e o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais tempo nas redes sociais. Isso mudou a forma de relacionamento entre consumidores e marcas.
Com isso, vem uma nova tendência de redes sociais em 2022: conteúdos gerados por usuários. Mesmo ainda não sendo usado, a propensão é que os usuários, lovers da marca ou apenas clientes comecem a produzir conteúdo espontaneamente para as empresas. O propósito é, além de ajudar o conteúdo, aparecer nas redes sociais para conquistar novos seguidores e se sentir “parte” de uma comunidade.
É importante lembrar que quando usamos a palavra “tendências” queremos dizer que há uma grande propensão e investimento financeiro de que aquela tecnologia bombe no âmbito online. Sabemos que as redes sociais em 2022 podem mudar muito. Isso porque o comportamento do usuário dita o que pode funcionar ou não.
Independentemente disso, é importante ressaltar que de nada vale investir em tendências se elas não fizerem sentido e não tiverem um conteúdo que tenha relação com o público-alvo do negócio.
As tendências devem ser o veículo da mensagem e não a mensagem em si.