Responsabilidade Social Corporativa: como usar para criar notícias

Por Gabriel Andrade 2 de maio de 2023
Responsabilidade Social Corporativa: como usar para criar notícias

A Responsabilidade Social Corporativa pode impulsionar a criação de notícias impactantes e fortalecer a reputação de empresas

Nos dias atuais, a responsabilidade social corporativa (RSC) deixou de ser um mero complemento para se tornar uma parte essencial do sucesso de uma empresa. As organizações estão percebendo que suas ações têm um impacto além dos resultados financeiros. Por conta disso, estão cada vez mais engajadas em iniciativas que beneficiam a sociedade e o meio ambiente.

Nesse contexto, contar histórias autênticas sobre suas ações de responsabilidade social tornou-se uma estratégia eficaz para construir reputação e fortalecer a conexão com o público.

Importância da Responsabilidade Social Corporativa

Estudos têm mostrado consistentemente que a RSC desempenha um papel crucial na construção da reputação de uma organização. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cone Communications e Echo Research, 87% dos consumidores são mais propensos a comprar produtos de empresas que defendem uma causa que eles se importam.

Ou seja, as pessoas valorizam marcas que se envolvem em práticas éticas, se preocupam com o bem-estar social e ambiental, além de buscar um impacto positivo na comunidade em que estão inseridas.

Outro dado interessante, retirado da pesquisa PPI Brasil 2021 (Purpose Premium Index), mostra que cerca de 90% dos consumidores acreditam em empresas que tenham um propósito. Os números apresentados falam por si só e já mostram a importância dessa pauta para marcas que desejam criar conexões com os seus stakeholders.

Compartilhando Histórias Autênticas

Para contar histórias autênticas sobre suas iniciativas de responsabilidade social, as empresas devem buscar a transparência e a sinceridade. Isso implica em comunicar de forma direta os objetivos e resultados das ações sociais, mostrando como elas estão alinhadas com a missão e os valores da organização.

Um exemplo inspirador é o programa “Unilever Sustainable Living“, da Unilever, que teve como objetivo melhorar a vida de milhões de pessoas. A marca compartilhou histórias autênticas sobre o impacto positivo que suas ações geraram em comunidades ao redor do mundo, desde a promoção de uma agricultura sustentável até a melhoria do acesso à água potável, por exemplo.

Transparência e Sinceridade

Ao contar histórias sobre suas iniciativas de responsabilidade social, é fundamental buscar a transparência e a sinceridade, mostrando como estão alinhados com a missão e os valores da empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando organizações autênticas e comprometidas com a responsabilidade social. Evitar práticas enganosas, como o “greenwashing“, é crucial para manter a credibilidade e construir uma reputação sólida.

Transformando ações de RSC em notícia

A responsabilidade social corporativa pode se tornar pauta para uma notícia de várias maneiras, destacando o compromisso de uma marca com a sociedade e o meio ambiente. Veja a seguir algumas formas pelas quais a RSC pode se tornar uma pauta noticiosa.

Iniciativas de caridade e apoio à comunidade

Quando uma empresa realiza ações filantrópicas ou apoia organizações sem fins lucrativos localmente, regionalmente e/ou globalmente, pode se tornar uma notícia relevante. Por exemplo, se uma marca doa uma quantia significativa para ajudar vítimas de desastres naturais ou desenvolve programas de educação para jovens em áreas carentes, também pode ser uma pauta interessante para publicação na imprensa.

Programas de sustentabilidade ambiental

As empresas que adotam práticas sustentáveis e implementam medidas para reduzir seu impacto no meio ambiente também podem atrair a atenção da mídia. Se uma organização implementa uma estratégia de redução de emissões de carbono, utiliza fontes de energia renovável ou adota embalagens biodegradáveis, por exemplo, essas ações podem ser abordadas como notícias sobre responsabilidade ambiental.

Impacto social e benefícios aos funcionários

Quando as marcas desenvolvem programas de inclusão e diversidade, oferecem benefícios aos colaboradores ou criam um ambiente de trabalho saudável, é mais uma forma de se tornar uma pauta noticiosa. Por exemplo, se uma empresa implementa políticas de licença parental estendida, promove a igualdade de gênero ou recebe prêmios relacionados à satisfação e bem-estar dos funcionários, são informações que podem gerar interesse da mídia.

Relatórios de sustentabilidade e transparência

A divulgação de relatórios de sustentabilidade e transparência, onde as organizações apresentam seus esforços, conquistas e metas de responsabilidade social, também pode se tornar uma pauta noticiosa. Os veículos de comunicação podem se interessar em destacar empresas que são transparentes e prestam contas sobre seus impactos sociais e ambientais.

Em resumo, a RSC pode se tornar pauta para notícias quando negócios demonstram ações concretas. A mídia tem interesse em divulgar iniciativas que tragam benefícios tangíveis para a sociedade e o meio ambiente e, com isso, as marcas podem aproveitar para ampliar a conscientização e a reputação em relação à sua responsabilidade social corporativa.

Monitoramento e Avaliação

Além de contar histórias autênticas, é fundamental realizar um trabalho contínuo de monitoramento e avaliação dos resultados de suas ações de responsabilidade social. Isso garante que elas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa e gerem um impacto positivo efetivo. A mensuração dos resultados não apenas reforça a transparência, mas também fornece insights valiosos para aprimorar as futuras iniciativas e contar histórias ainda mais impactantes.

A responsabilidade social corporativa desempenha um papel relevante na construção da reputação de uma empresa. Contar histórias autênticas e impactantes sobre suas iniciativas de responsabilidade social é uma estratégia poderosa para envolver o público, estabelecer conexões emocionais e fortalecer a lealdade dos consumidores. A transparência, a sinceridade e o compromisso genuíno são elementos-chave para o sucesso dessa abordagem.

Ao compartilhar histórias autênticas, as marcas não apenas constroem uma reputação positiva, mas também inspiram outras organizações e indivíduos a se envolverem em práticas responsáveis e sustentáveis, contribuindo para um mundo melhor.