Sete em cada dez redatores brasileiros são os responsáveis por revisar os textos que eles próprios produzem. A maioria não conta, portanto, com o auxílio de alguém para fazer o papel de revisor.
Este dado foi demonstrado na pesquisa “A Anatomia de um Blog Post”, realizado em 2018 tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Quem escreve sabe que o processo de revisão é crítico porque elimina erros. Quando o redator tem a incumbência de revisar o próprio texto, cresce o risco de ele cometer erros tolos — como digitação, ortografia, concordância nominal e outros.
Neste post, apresentamos uma sugestão: fazer a revisão do texto em áudio usando um recurso nativo do Microsoft Word.
Basta ativar o recurso “Ler em Voz Alta” para que uma voz automática do Word — parecida com a de serviços como Google, Waze e afins — dite o texto. À medida que a leitura é feita, um cursor do Word acompanha a leitura. Por experiência própria, podemos afirmar que a eficiência da revisão aumenta significativamente.
O vídeo abaixo, de menos de 15 segundos de duração, mostra como ativar o recurso, que está disponível na versão atual do Word. Apenas a título de exemplo, retiramos da Wikipédia as primeiras frases da página que explica o que é internet.
Como você pôde perceber, ativar o recurso no Word é muito simples:
Considere que pode haver algumas diferenças na posição desses itens conforme a versão do seu Word e do seu sistema operacional (Windows, iOS ou Linux).
Considere, ainda, que você talvez tenha de fazer algum ajuste no idioma do texto. Por padrão, a revisão em voz será feita no mesmo idioma para o qual o dicionário do Word estiver selecionado.
Sete em cada dez redatores brasileiros revisam os próprios textos. Uma dica para aumentar a eficiência nessa tarefa é usar o recurso de “Ler em Voz Alta”, disponível no Microsoft Word.