O release é uma das ferramentas mais efetivas para a troca de informação entre as empresas e a imprensa, porém escrevê-lo de maneira adequada e fazer com que ele seja divulgado pode ser um grande desafio. Muitos se equivocam na hora da elaboração e acabam por serem negados pelas redações de revistas, jornais e outros veículos de comunicação. De maneira geral, os releases são redigidos por profissionais de assessorias de imprensa – terceirizados ou da própria empresa – e enviados para os veículos de interesse.
Preste atenção nos detalhes iniciais: a redação
Antes de começar o processo de divulgação, atente-se a alguns detalhes que podem melhorar a qualidade do seu texto e ajudar para que este seja escolhido pela imprensa.
1) Não empregue linguagem publicitária, como se, de fato, se tratasse de um anúncio, é uma falha muito comum que comprometerá o sucesso. Um release não é um folder ou um material publicitário, então é importante ter em mente que o destinatário não é o consumidor final, e sim um jornalista.
2) Planeje seu título muito bem: lembre-se que você está usando uma ferramenta de comunicação muito comum e que, diariamente, centenas de releases são enviados e, por outro lado, recebidos.
3) Atente-se para o primeiro parágrafo do release, pois será a segunda coisa que ser lida – logo após o título. É importante manter clareza e coesão ao longo do texto, respondendo perguntas como: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
4) Procure chamar a atenção para o assunto e para sua importância de maneira que, ao “bater o olho”, já seja possível despertar o interesse. Para isso, é preciso ter um conteúdo editorialmente interessante, com uma linguagem clara e objetiva, isso aumentará as chances de seu release chamar a atenção da mídia.
5) Destaque datas e locais (cidade, região, e etc.) nos padrões da linguagem jornalística, para que não falte informação.
6) Depois de focar na elaboração do release chega a parte mais preocupante: a divulgação
A divulgação
A melhor estratégia é reler seu release e perceber para que público aquela notícia interessa.
Determine as classes sociais, gêneros, faixa etária, localização geográfica e etc. A partir desses dados, procure os meios de maior circulação entre aquele público. Por exemplo, se for um evento que interesse à comunidade local, procure o maior jornal impresso da região e revistas locais – neste caso, atente-se para a periodicidade da revista e se seu release será publicado na época (data) correta.
O mais importante não é ser publicado e sim atingir o público certo, aqueles cuja leitura seja de maior interesse para os negócios.
Faça questão de manter um bom relacionamento com jornalistas e colegas de profissão, principalmente aqueles responsável pela escolha dos releases. Evite insistir no Follow-Up ou ligar irritado caso seu release não tenha sido escolhido. Muitas vezes, a não divulgação significa apenas falta de espaço.
Dê uma chance à era digital
Com a internet, a crise com os meios impressos e as divulgações de releases deu uma aliviada e surgiram diversas facilidades para os comunicadores e assessores. Com a infinidade de sites, portais de notícias e revistas digitais, novos caminhos se abriram. Sendo assim, não dispense esse amplo universo de possibilidades para apenas se focar nos meios tradicionais. Existem inclusive ferramentas digitais especializadas em distribuição de releases, como o DINO, que auxiliam as empresas e os profissionais autônomos da área. Focadas em sanar as dificuldades em divulgar seu release, essas ferramentas contribuem para o ganho de visibilidade online.
Utilizá-las pode acarretar alguns custos para a empresa e é preciso analisar se existe a possibilidade de mais uma despesa no orçamento. De toda forma, procure calcular também os benefícios trazidos com essa divulgação – e considere os valores de anúncios em jornais, revistas, grandes portais da web e inclusive no Google Adwords.
Divulgar seu release atualmente está mais fácil do que parece, porém ainda exige muita atenção e planejamento (principalmente ao redigir). Para saber mais dicas sobre releases e também outras ferramentas de comunicação, fiquem ligados em nosso blog!
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