• Login
  • Trabalhe conosco
Dino
  • Somos
    • Sobre
    • O que é newswire?
    • Como Funciona
  • Soluções
    • Rede de Distribuição
    • Veículos Parceiros
    • Produção de Conteúdo
    • Programa de Parcerias
  • Planos
  • Notícias
  • Blog
  • Receba notícias
Fale com um especialista

SMNR: a nova geração dos releases

Por DINO 10 de agosto de 2015
SMNR: a nova geração dos releases

O Social Media News Release apresenta um formato dinâmico e adaptado totalmente para o ambiente online

Para jornalistas, quanto mais completa a informação vier, melhor. Isso porque perde-se menos tempo na busca por elementos básicos e também se amplia o número de possibilidades para serem trabalhadas sobre o tema proposto. Sendo assim, fica a cargo dos assessores de imprensa encontrar maneiras eficientes de agregar conteúdo a seus releases sem que estes se tornem um amontoado de arquivos desconexos ou páginas e mais páginas de textos densos. Principalmente se o objetivo da divulgação for atingir portais de internet.

O aumento do número de sites, blogs e outras plataformas online criou a necessidade de produzir materiais multimidiáticos, ou seja, que conseguissem comportar em si mais de uma forma de apresentação. Pensar que na mesma página é possível ler textos, ouvir música, assistir vídeos e ainda baixar arquivos abre espaço para inovar no momento de compor uma pauta e dispará-la como release. Foi com este intuito que surgiu o SMNR – Social Media News Release.

Em 2006, Todd Drefen – considerado o pai do SMNR – apresentou o primeiro template para o novo formato como uma resposta ao artigo de outro profissional que já alertava para o fim do release tradicional, Tom Forenski. Em seu texto, intitulado “Die Press Release! Die! Die! Die!”, Forenski classificava a publicação como artificial e desafiava assessorias para que descobrissem uma nova forma de enviar comunicados à imprensa que fosse compatível com a realidade. Consequentemente, alguns pontos foram destacados para demonstrar quais eram as demandas a serem atendidas – e melhoradas. Entre eles:

❗A “desconstrução” do release em sessões especiais que pudessem dinamizar a leitura e seleção de informações por parte do jornalista;

❗O uso de outras mídias como vídeos, áudios e qualquer elemento que complementasse o conteúdo textual;

❗A busca por uma apresentação de material mais chamativa/diversificada;

❗ A importância de servir como gancho para a escrita do jornalista que receberá o release – o que não quer dizer enviar poucas informações, mas sim trabalhar com os dados relevantes e pontuais;

❗O uso de vários links dentro do release no intuito de fornecer referências e mais fontes de informação sobre a pauta proposta.

Após analisar tais questões, Drefen criou uma plataforma capaz de suportar novos formatos e, a partir dele, ferramentas foram desenvolvidas. A “StoryCrafter”, da assessoria Edelman, aparece entre as primeiras e foi anunciada em dezembro de 2006. No Brasil, o conceito de SMNR ainda é recente, mas já conta com uma plataforma específica: o DINO. A ferramenta permite que sejam elaborados releases para distribuição online que contam com a possibilidade de incluir material multimídia e formatação pronta para a publicação em sites.

Quer saber mais sobre SMNR? Então baixe gratuitamente o ebook “Entenda como o Power Release revolucionou a comunicação das assessorias“.

Fontes
Master New Media
Lint Bucket Media
Real Wire

Baixe GRÁTIS nosso e-book Redes Sociais para Assessorias de Imprensa e aprenda a lidar com este novo mundo.

Assessoria de Imprensa

Últimas do blog

  • Arquitetura de Marca: o que é e qual a sua importância?
  • Como o Dino apoiou a Atlantic Hub a otimizar resultados
  • Como o Dino impulsionou os resultados do Del Rey Quality Hotel
  • Quais são as diferenças entre Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Agências de Notícias?
  • Como criar conteúdo atrativo para jornalistas
Dino

Somos

  • O que é newswire?
  • Como funciona
  • História
  • Trabalhe conosco

Soluções

  • Produção de conteúdo
  • Rede de distribuição
  • Seja um parceiro

Conteúdos

  • Blog
  • Notícias
  • Cadastre-se para receber notícias

Recursos

  • Planos
  • Login
  • Contato
  • Central de ajuda
  • Termos de uso
  • Politicas de privacidade
Copyright ©2021 – DINO. Todos os direitos reservados. CNPJ: 13.106.352/0002-59 Fale Conosco
  • Somos
    • Sobre
    • O que é newswire?
    • Como Funciona
  • Soluções
    • Rede de Distribuição
    • Veículos Parceiros
    • Produção de Conteúdo
    • Programa de Parcerias
  • Planos
  • Notícias
  • Blog
  • Receba notícias