Não é nenhuma novidade o fato de que o Facebook, rede social de maior popularidade no mundo – e, consequentemente, com o maior número de usuários -, tornou-se uma boa fonte de informação sobre os mais variados temas. Ainda que veículos de comunicação tenham suas próprias páginas, é inevitável que as matérias produzidas não sejam compartilhadas na tal rede. O motivo é simples: maior visibilidade e interação com o público. Precisa de dados concretos? Certo. O “Face” é o terceiro site mais visitado no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do Google e YouTube, respectivamente. Quem disse isso? O ranking da Alexa. Pronto, sigamos com o assunto.
Se a página se tornou elemento essencial para a comunicação em âmbito digital, faz-se necessário refletir sobre como utilizá-la de modo prático, dinâmico e efetivo, no intuito de aproveitar seu potencial de alcance para garantir a propagação das notícias. Não se trata de adotar ações aleatórias ou baseadas em achismos. Se hoje temos profissionais de social media especializados em lidar com tais ferramentas, não há como negar a importância de pesquisar e desenvolver métodos para se apresentar nas redes. Postagens, fotos, comentários, o que é compartilhado, o que é “curtido”, o que é respondido, quando responder, a quem responder, enfim… Há uma infinidade de microelementos que, na condição de detalhes, são aquilo que garante o diferencial na disputa pelo melhor “lugar” na tela dos usuários – ou em suas “Linhas do Tempo”. Então, vamos – com este texto – partir do básico e compartilhar uma informação valiosa: os melhores dias e horários para se publicar no Facebook.
A primeira vez que este questionamento veio à tona, um estudante de Ciências Aplicadas nos EUA tomou a pergunta para si e decidiu fazer um teste para avaliar quais eram os picos de acesso na rede. Para isso, usou os próprios contatos de seu perfil no Face. Quem tiver interesse em conferir todos os processos, pode acessar o texto do próprio idealizador do experimento, Baara Hamodi. Nós seremos diretos aqui. Tomem nota:
De acordo com Baara, os melhores dias são de segunda a quinta-feira, entre às 14h e 17h. Ou seja, nada de colocar postagens importantes na sexta, sábado e domingo. Primeiro por motivos óbvios: muitas pessoas acessam as redes sociais do trabalho. Geralmente, quando estas mesmas pessoas saem do trabalho na sexta, desejam aproveitar o final de semana de diversas formas – menos aquela na frente do PC. Claro, acessam as redes sociais, mas no intuito de encontrar alguma programação cultural, por exemplo. A absorção de informação acontece justamente durante os dias úteis, no horário comercial. Na prática, podemos pensar o seguinte: se você necessita divulgar um evento que acontecerá no sábado, não vale a pena soltar a postagem numa sexta-feira, às 17h. Mas sim na quinta-feira, no mesmo horário.
Vale ressaltar que as redes sociais são espaços oscilantes e as ações realizadas dentro delas tendem a se alterar de tempos em tempos. É justamente por este motivo que se torna importante encontrar parâmetros ao invés de apenas tentar criar padrões. Então, com esta dica básica, esperamos que vocês consigam melhores resultados em suas postagens. Também aproveitem para fazer experimentos deste tipo e contribuir para a disseminação de conteúdos relevantes nas redes sociais.