A loja virtual, como o nome já diz, é um local digital onde se pode realizar compras, e normalmente tem cobertura de entrega nacional, o que significa um mar de possibilidades comerciais. Porém a concorrência para atingir o público-alvo é alta. Segundo um estudo realizado pela BigData Corp e PayPal, em 2019 havia cerca de 930 mil sites de comércio eletrônico no Brasil, que faturaram R$1,9 bilhões no mesmo ano, de acordo com a matéria publicada pela InfoMoney.
Então, como destacar-se neste mercado, atrair clientes e consequentemente crescer o faturamento? É sobre isso que falaremos neste post.
Antes de definir os canais de divulgação e ações, é preciso entender os desafios aos quais as lojas virtuais enfrentam diariamente:
Agora que temos em mente as maiores dificuldades, trabalharemos na resolução. Alguns dos pilares mais importantes para uma loja online são o SEO e a programação do site. É preciso investir em uma equipe capaz de manter tudo funcionando corretamente.
Feito isso, o passo seguinte é criar um blog e produzir conteúdos relacionados aos seus produtos. Vale fazer resenhas, contar a história do produto, explorar as questões que ele resolve, dar as melhores dicas de uso e etc. Assim, você terá um canal próprio para contribuir com o SEO e gerar tráfego de qualidade.
Com um blog bem estruturado e com uma produção de conteúdo consistente, a próxima ação é adicionar CTAs (chamadas para ação) para conquistar leads e assim ver sua base de contatos crescer, inclusive para usá-la em campanhas futuras.
Exemplos de CTAs:
O Brasil se destaca no volume de usuários ativos em redes sociais, e, segundo o estudo da PagBrasil, em 2020 são 140 milhões de usuários ativos no país. Logo, toda loja virtual deveria estar presente ao menos em uma rede social.
Para escolher qual a rede social ideal, faça uma breve análise do seu público e compare com os estudos de público divulgados pelas próprias empresas de mídia.
O Facebook por exemplo, tem investido no recurso de grupos, e certamente já existem comunidades voltadas aos temas/produtos da sua loja. Então faça parte destas comunidades, como exercício de pesquisa comportamental e até mesmo para divulgar os conteúdos do seu blog.
No Instagram já é possível criar uma loja dentro da rede social e efetuar o checkout sem sair da plataforma, o que pode ser interessante.
Já o YouTube é muito utilizado para publicação de resenhas de produto.
Além das publicações orgânicas (gratuitas), os anúncios patrocinados são muito válidos nas redes sociais.
O Shopping é um recurso do Google que funciona como uma espécie de vitrine virtual, onde os produtos são adicionados através do próprio feed da loja, ou seja, ao clicar nele, o lead é direcionado para a compra na loja.
A grande vantagem é a visibilidade que o Google oferece ao exibir os produtos para o lead.
E no caso de o produto ser patrocinado, ele aparecerá nos resultados de pesquisa independentemente de a loja ter um bom ranqueamento nos resultados da busca. Conforme o exemplo a seguir:
Como já foi falado, a maior dificuldade de uma loja virtual (especialmente de pequeno porte ou iniciante) é ser encontrada. Os marketplaces auxiliam nessa questão, a exemplo do Mercado Livre, onde qualquer comerciante pode criar uma loja e divulgar seus produtos.
Essa ação traz diversas vantagens, pois ao associar a loja a uma plataforma já conhecida e respeitada, isso contribui para o SEO. Além de poder usufruir de uma infraestrutura tecnológica pronta para uso e integrada ao sistema logístico de envio pelos Correios.
A única desvantagem é que é cobrada uma comissão por cada venda, então deve analisar se isso fará sentido para o seu caso.
Tanto para construir credibilidade online quanto para reforçar o SEO a longo prazo, através de backlinks em portais de grande relevância, incluir um divulgador de notícias na estratégia é totalmente válido.
Essa ação complementa a estratégia de assessoria de imprensa e marketing digital através da publicação de notícias corporativas em grandes veículos como Terra, IG e Metrópoles.
Para uma loja online, reputação é tudo. Por isso vale a pena criar uma conta no Reclame Aqui, manter o cadastro atualizado e acompanhar as avaliações recebidas, preocupando-se em resolver prontamente qualquer infortúnio.
O sucesso de uma loja online depende de diversos fatores e a divulgação é um deles. Recursos como redes sociais, anúncios e divulgadores de notícias contribuem para que a loja seja encontrada e, assim, conquiste novos clientes.