A lista dos termos mais buscados no Google a cada ano é sempre curiosa. Traz um pouco da retrospectiva dos fatos mais relevantes e também um quê do comportamento humano.
Para quem produz conteúdo, no entanto, ela revela um traço interessante da forma como o próprio Google faz a seleção das listas. Além de pinçar os termos mais digitados, a equipe do buscador seleciona três tipos de perguntas mais feitas pelos usuários:
Estas três perguntas têm relação direta com o conceito do Golden Circle (ou Círculo de Ouro, em bom português), muito usado no mundo da administração e popularizado a partir da apresentação de Simon Sinek no TED Talks em abril de 2014. Resumidamente, ele explica que empresas que tiveram sucesso fora da curva — Apple, por exemplo — começam sua razão de ser a partir do porquê, e não do “o quê”.
Em termos de conteúdo, a aplicação do Círculo de Ouro pode ser aplicada de outra maneira. Empresas que dão explicações superficiais explicam apenas o “o quê”. Empresas úteis dão um passo além e explicam como fazer as coisas. Empresas que são realmente experts em suas áreas explicam por que as coisas são como são.
Naturalmente, há pouca gente explicando como fazer as coisas e quase ninguém explicando o porquê delas. A razão é simples: isso exige profundidade e conhecimento real. É justamente por isso que você deve buscar estar nesse grupo. Dessa forma, conseguirá conquistar credibilidade e ranqueamento ao mesmo tempo.
Autor do livro “Break the Wheel”, Jay Acunzo teve passagens por empresas de vanguarda, como Google e Hubspot. Em seu keynote de abertura do Content Marketing World de 2017, em Cleveland, nos Estados Unidos, ele provocou a plateia da seguinte maneira: “numa escala de 0 a 10, quem aqui deseja ser um nota 5? Ninguém, certo? Então, por que vocês aceitam que o conteúdo de vocês seja nota 5?”.
Conteúdo precisa ser feito, segundo ele e outros autores de content marketing, como Jay Baer e Joe Pulizzi, para ser o melhor disponível em seu segmento. Se não houver essa pretensão, é muito difícil gerar resultados satisfatórios de marketing de conteúdo. Daí a importância de não se contentar em abordar apenas o “o quê” das coisas, mas ir além e avançar para o “como?” e, idealmente, o “por quê?”.
O Google é mais do que um grande site de pesquisas. Ele faz a conexão entre quem tem uma pergunta a fazer e quem tem a resposta para aquela pergunta. Portanto, quanto mais o seu conteúdo responde a perguntas, mais chances ele tem de conseguir bom ranqueamento orgânico. Se a sua empresa for capaz de responder não apenas “o quê”, mas “como” e, principalmente, “por quê”, ela estará em vantagem.