Como transformar seu release em uma matéria

Por DINO 9 de dezembro de 2022
Como transformar seu release em uma matéria

O release é o principal canal usado entre assessores de imprensa e jornalistas de redação. Um release no formato de notícia pode facilitar o trabalho dos dois lados do balcão

O release, por natureza, já é um tipo de texto produzido com informações, na maioria das vezes, institucionais. Assessores de imprensa vão concordar: é preciso “vender o peixe”. No entanto, pode ser interessante que o material já tenha o formato de notícia, o que pode facilitar emplacar a pauta.

As assessorias de imprensa, que estão por trás de pequenas, médias e grandes empresas que prezam pelo reconhecimento do público diante da mídia, desenvolvem seu material textual de acordo com as técnicas exigidas; diferentemente de textos produzidos por profissionais que atuam em veículos de imprensa. Isso fez com que o texto do jornalista assessor se afastasse do texto do jornalista de redação.

A quantidade destes textos produzidos e enviados à imprensa irá aumentar a cada vez que o jornalismo digital alcançar mais público e continuar inovando como modelo de plataforma. Desta forma, se você não for criativo e não se desprender da padronização do modelo de release, seu conteúdo será mais um daqueles direcionados ao lixo eletrônico da lista de mailing. Consequentemente, você poderá perder a chance de emplacar uma boa matéria.

De sugestão de pauta à notícia

É de conhecimento que o release é por origem uma sugestão de pauta. O objetivo deste artigo não é mudar esta prática, mas sugerir uma adaptação deste “modelo de pauta” para uma notícia propriamente dita.

Faça do seu release uma notícia pronta para divulgação – sem que o jornalista precise desmontar o texto por completo para adaptá-lo ao dele, o que, muitas vezes, o profissional pode perder o interesse pelo trabalho que terá. Utilize o formato de pirâmide invertida (o tradicional lead jornalístico) levando as principais informações do conteúdo para os primeiros parágrafos.

Apresente dados, pesquisas, teorias e estudos de especialistas. Absolutamente tudo o que for escrever sobre seu cliente, certamente terá uma relação próxima com algum fato do passado ou presente. Mescle com o seu conteúdo. O leitor quer ver comparações; bater dados e um texto que acrescente em seu repertório. Vale ressaltar que a qualidade das informações é mais importante que a quantidade. 

Agenda Setting – aproxime seu conteúdo

A teoria da Agenda Setting defende que o público dará mais atenção a assuntos que estão mais expostos à mídia.  Se o seu conteúdo tiver relação com economia, política e educação, por exemplo, explore mais seu texto trazendo para dentro dele estas informações atuais. Isso é uma estratégia de SEO.

Com estas informações de importância e prioridade nacional, seu conteúdo terá os melhores resultados nos mecanismos de pesquisas da internet. Por isso a importância da teoria da Agenda Setting para apresentar a necessidade de aproximar seu conteúdo com os assuntos mais relevantes, aceito e discutido pelos consumidores de informação.

Linha editorial dos grandes portais

Conhecer a linha editorial, política e modelo de texto dos veículos que deseja que seu conteúdo ganhe destaque é outro ponto fundamental. Geralmente, os grandes veículos possuem seu próprio manual de redação, ou seja, uma cartilha com os modelos de texto e tratamento de pautas que os jornalistas de lá precisam seguir à risca. 

Repare no formato do texto em relação ao tamanho, quantidade de linhas em cada parágrafo, modelo informativo – qual a prioridade que eles dão para escalar no texto as informações mais ou menos importantes, modelos de datas, citações, espaço e quantidade de entrevistas com as fontes e, não menos importante, título e linha fina, que são elementos principais de qualquer texto; são neles que você convida o leitor a mergulhar em seu conteúdo.

Análise de editoria

Por fim, você agora só precisa selecionar o jornalista que deve receber a sua notícia. Algumas vezes o conteúdo pode ter mais de uma editoria, ou seja, atingir mais de um assunto. Um mesmo conteúdo pode atender às editorias de Política e Cidade, por exemplo. O negócio é: tentar produzir sua notícia para que atenda diretamente uma editoria específica e correta, para que os jornalistas não recebam conteúdos indesejáveis.

Conclusão

Estes são alguns dos recursos que podem fazer o seu release obter melhores resultados, adequando ao modelo de texto que o jornalista precisaria transformar em seu texto, o que acaba facilitando o trabalho para o profissional de redação, além de aumentar as chances da publicação.

Assessoria de Imprensa Blog Jornalismo