Anos atrás, seria difícil imaginar algo em comum entre uma pequena floricultura e uma das maiores fabricantes de materiais esportivos do mundo. Esses dois ramos de negócios continuam a manter suas particularidades. Por outro lado, ambas usam uma estratégia essencial para elas, e para milhões de empresas ao redor do mundo. Hoje, tanto a loja de flores como a gigante dos esportes fazem suas vendas pelo Instagram.
Este movimento aconteceu de maneira orgânica. Primeiro, porque é fundamental para qualquer companhia manter uma forte presença online, principalmente nas redes sociais. Segundo, entre essas plataformas, o Instagram se tornou uma das mais populares. Os dados mais recentes indicam que o número de usuários ativos no aplicativo é de aproximadamente 1 bilhão.
Apenas essa informação já seria um grande atrativo para incentivar qualquer empresa, de pequeno ou grande porte, a fortalecer sua marca em um ambiente repleto de possíveis compradores. O que muitos não esperavam tão cedo era ver a mudança no comportamento do usuário. Para muitas pessoas, além de ser uma plataforma de interação com os amigos e publicação de belas fotos, o Instagram se tornou um shopping.
Em parceria com Pedro Ribeiro, da amoCRM, explicaremos como você pode criar e divulgar sua loja no Instagram.
Algumas respostas para essa pergunta são óbvias. Uma delas é porque o seu potencial cliente usa este aplicativo várias vezes ao dia. Só nos Estados Unidos, os usuários gastam em média 53 minutos nessa rede social. A outra motivação para começar hoje mesmo a executar suas vendas pelo Instagram parece ser ainda mais importante. Sem dúvida, o seu concorrente já começou a impactar o público e a oferecer os artigos dele por meio de um perfil digital.
O Instagram se apresenta ainda como mais um canal de vendas para sua empresa. Fácil de usar e com um apelo visual, é a sua oportunidade de mostrar os diferenciais do seu empreendimento, de maneira simples e organizada. Além disso, com um feed bem feito e conteúdo relevante, seus consumidores podem ter um panorama sobre o que a sua companhia pode proporcionar a eles.
Para quem deseja elevar o faturamento, o Instagram também é a certeza de atingir um novo público. Em alguns casos, é uma ótima ocasião para se criar um negócio do zero. Afinal, diversas empresas não possuem uma loja física, o que torna o Instagram o principal ponto de venda delas.
Criar uma loja online para impulsionar suas vendas no Instagram é simples. Em poucos dias, você já estará apto para oferecer seus produtos e começar a faturar. Por isso, siga os passos abaixo:
Ao fim desse processo, você deve esperar pela aprovação de sua loja online, de acordo com os Termos e Condições do Facebook. Assim que ela for aprovada, sua conta no Instagram receberá uma notificação. Quando isso acontecer, vincule o seu catálogo criado no Facebook. A partir desse momento, você já está pronto para começar a marcar os itens em seus posts.
Basta escolher uma foto do seu produto, de preferência tirada por um fotógrafo profissional, e, antes de postar, clique na opção “marcar produtos”. Em seguida, escolha a peça do seu catálogo que você deseja vender e clique em “compartilhar”. Feito isso, a oferta será apresentada em sua loja no Instagram para o consumidor.
De nada adianta montar a sua loja online se você não consegue divulgá-la da melhor maneira possível. Por isso, o seu objetivo é fazer com que ela seja encontrada facilmente pelo público. É relevante destacar que cerca de 70% dos usuários do Instagram usam o aplicativo para descobrir novos produtos. Dessa forma, se apresenta como essencial o uso de hashtags em seus posts.
Se a sua principal oferta for, por exemplo, um tênis para homens, você pode usar a hashtag #tenismasculino. Assim, quando o cliente procurar por esse termo, será muito mais simples encontrar sua loja online. Outra dica muito interessante é não preencher o seu feed apenas com posts de venda. Com o tempo, seus seguidores e outros usuários irão se cansar de ver ofertas em sua timeline. Faça uma mescla, e apresente um conteúdo que seja de acordo com os gostos dos compradores. Se a sua loja no Instagram vende vestidos femininos, por que não criar alguns posts sobre moda e estilo? É uma ótima solução.
Conforme a sua clientela aumentar, também é fundamental promover um atendimento de qualidade. É muito provável que esses consumidores entrem em contato com sua equipe de diferentes formas. Por isso, nesses casos, é vantajoso investir em CRM. Assim, você conecta não apenas as mensagens enviadas pelo Instagram, mas também as recebidas pelo WhatsApp, em uma só plataforma. Ao responder a eles rapidamente, aumentam as suas chances de concretizar diversas vendas.
Montar uma loja no Instagram é uma vantagem competitiva para empresas de todos os tamanhos, principalmente as de pequeno porte. Em tempos de mercado tão acirrado, torna-se uma estratégia de marketing digital muito poderosa para conquistar cada vez mais clientes.