Este artigo possui uma parte um, você pode conferir outros 5 livros clicando aqui.
É fundamental que o assessor de imprensa escreva muito bem, afinal, é através das palavras que ele cria suas estratégias, divulga seu trabalho e se diferencia no mercado.
Os textos precisam ser concisos e coesos, devem transmitir a mensagem do título com clareza, sem apresentar erros gramaticais ou referentes a nomes e datas. É imperativo que o copywriting seja extremamente bem desenvolvido por esses profissionais durante todo o texto.
E, é claro, a melhor forma de ampliar o vocabulário, aperfeiçoar a escrita e torná-la atrativa para conquistar seu público, é o profissional ler bastante, e diferentes tipos de textos e narrativas.
Por isso, separamos 10 livros incríveis para que você, assessor de imprensa, adicione na sua lista de leitura. Acompanhe!
Descrição: Em O QUE É SER JORNALISTA, mais novo título da coleção O que é ser, Noblat fala sobre os caminhos que o levaram a se tornar um profissional apaixonado pela profissão e respeitado nos grandes veículos de comunicação do país. Utilizando-se do que pode ser considerada uma das maiores virtudes do jornalista ― o texto dinâmico e enxuto ―, o autor conta curiosidades da sua carreira e fala dos bastidores da profissão.
Compre o livro ou saiba mais clicando aqui.
Descrição: Assessoria de imprensa ou relações públicas? Ainda pouco conhecido no mercado brasileiro, e, por vezes, mal visto pelas redações dos grandes veículos de comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa tem demonstrado ser de fundamental importância não apenas para artistas e personalidades, mas também para grandes empresas, tanto do setor privado quanto público. Com ampla experiência na área, a autora desvenda os bastidores das grandes crises, o papel essencial desempenhado pelo assessor de imprensa, as particularidades que distinguem, e por vezes aproximam, o trabalho de assessoria ao de relações públicas, dentre tantas outras informações importantes tanto para quem já atua na área como para os que nela pretendem ingressar.
Descrição: Indicado na bibliografia dos melhores cursos de comunicação do país, este livro faz uma análise minuciosa da profissão de jornalista. Abordando a rotina do repórter e a construção da identidade desse profissional, a autora compõe um rico mosaico, enriquecido com o depoimento de grandes personalidades, como Janio de Freitas e Zuenir Ventura. Fundamental para estudantes e profissionais. Prefácio de Alberto Dines.
Descrição: Para jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho, ”Instrumento de Repórter” será um verdadeiro retrato da profissão. Também vai interessar a todos que, de um modo ou de outro, veem suas vidas, hoje, afetadas pela atividade jornalística.
Descrição: Ilustrada por Laerte, esta coletânea reúne reportagens de Zé Grandão, personagem que Alencar criou para revelar curiosidades sobre as redações jornalísticas. Já publicadas na imprensa diária, são histórias pessoais e profissionais pontilhadas de detalhes pitorescos e figuras notáveis. José Roberto Alencar começou a atuar na imprensa em 1972. Já passou por diversas redações, dentre as quais as de Opinião, Movimento, Realidade, Senhor, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil.
Descrição: Xico Sá aponta as novas profissões do mundinho, revela estratégias inusitadas e curiosidades sobre este universo coalhado de egos. São os famosos de verdade falando sobre o preço do sucesso; são os colunistas revelando um pouco de seu dia-a-dia; são as celebridades efêmeras contando suas peripécias neste teatro de ilusões. Vale tudo – notinha no jornal, pegadinha, reality show, topless perto de artista. Quem tem projeto de fama cumprirá religiosamente todos os mandamentos dessa comédia.
Descrição: Obra fundamental para estudantes e profissionais, aborda das origens históricas da assessoria de imprensa à redação de releases e à produção de periódicos, passando pelos aspectos éticos e legais dessa atividade. Ao assessor, figura fundamental de qualquer organização atual, cabe trabalhar fatos e opiniões como notícia para que cheguem, dentro de padrões éticos, à sociedade em geral ou a segmentos dela.
Descrição: Tornar-se uma celebridade é um caminho que muitos já trilharam que muita gente sabe mas que até hoje permanecia como que um segredo a ser devidamente guardado. A jornalista Nara Damante pesquisou o assunto e mostra as técnicas para se tornar alvo dos fotógrafos um nome nas agendas dos jornalistas e se alcançar a fama.
Descrição: Desde a publicação de Uma Assessoria de Imprensa Responsável: Guia Interno há mais de uma década, novas tecnologias transformaram as comunicações. Este livro — Uma Assessoria de Imprensa Responsável na Era Digital — trata de assuntos ligados à mídia tradicional, bem como de questões e preocupações levantadas pelas mídias sociais e digitais.
Leia ou salve o pdf clicando aqui.
Descrição: “Ferramentas Digitais para Jornalistas” não é um livro teórico ou presunçoso sobre os efeitos da Revolução Digital, mas um manual prático, que pode ajudar qualquer jornalista interessado em descobrir como as tecnologias digitais, em geral, e a internet, em particular, podem ajudá-lo em seu trabalho cotidiano. Trata-se de um verdadeiro mapa do caminho das pedras que, seguramente, ajudará muitos colegas na América Latina a cruzar os sinuosos caminhos da internet para se adaptar a esta nova era.
E então, gostou da nossa seleção de livros? Esperamos que eles sejam úteis para o seu conhecimento e que ajudem e proporcionem um maior entendimento sobre o vasto universo que é a assessoria de imprensa e o jornalismo como um todo.
Para saber mais sobre o Dino e como podemos ajudar sua empresa, acesse nosso site.