É fundamental que o assessor de imprensa escreva muito bem, afinal, é através das palavras que ele cria suas estratégias, divulga seu trabalho e se diferencia no mercado.
Os textos precisam ser concisos e coesos, devem transmitir a mensagem do título com clareza, sem apresentar erros gramaticais ou referentes a nomes e datas. É imperativo que o copywriting seja extremamente bem desenvolvido por esses profissionais durante todo o texto.
E, é claro, a melhor forma de ampliar o vocabulário, aperfeiçoar a escrita e torná-la atrativa para conquistar seu público, é o profissional ler bastante, e diferentes tipos de textos e narrativas.
Por isso, separamos 5 livros incríveis para que você, assessor de imprensa, adicione na sua lista de leitura. Acompanhe!
Este livro é um relato da experiência da empresa Rhodia na área de comunicação social entre 1982 e 1988. Inclui informações sobre os autores e sua obra.
Assim como a guerra, as comunicações corporativas ou empresariais são importantes demais para serem deixadas só por conta dos profissionais. Contudo, com frequência, despreza-se o maior recurso administrativo – as pessoas. Este guia, essencial para os gerentes, mostra-lhe como adotar a comunicação para tornar o pessoal de sua empresa mais competitivo e, consequentemente, aumentar seus lucros. Corrado inclui conselhos sobre como receber com prazer a responsabilidade de pôr em prática as comunicações empresariais, com a finalidade de aumentar o respeito e o apoio da organização, tanto interna como externamente.
Nesta obra, que se tornou um clássico da comunicação do país, Manuel Carlos Chaparro parte do princípio de que não existe objetividade jornalística. Analisando a responsabilidade moral e ética do profissional da notícia, ele estuda o padrão de jornalismo praticado pela Folha de S. Paulo e por o Estado de S. Paulo e revela ações que instrumentalizam ou manipulam a informação.
Este livro é uma tribuna na qual Ricardo Noblat faz uma defesa empenhada do jornalismo responsável e realmente informativo. A leitura de A ARTE DE FAZER UM JORNAL DIÁRIO é tão indispensável quanto a dos cadernos de política ou de atualidades, e tão prazerosa quanto a da seção de quadrinhos dos jornais. Verdadeira aula para jornalistas e aspirantes a jornalistas, este texto preciso, leve e bem-humorado é recomendado tanto para estudantes de Comunicação quanto para os demais leitores que buscam livros bem concebidos e instigantes.
Esperamos que esses livros sejam úteis para o seu conhecimento e que eles ajudem e proporcionem um maior entendimento sobre o vasto universo que é a assessoria de imprensa e o jornalismo como um todo.